03 setembro 2006

Simpósio Internacional de Escultura em Vinhais

Decorrerá de 4 a 26 de Setembro de 2006, no Município de Vinhais, distrito de Bragança, coordenado pelo Escultor MANUEL CRUZ, o Simpósio Internacional de Escultura que contará com a presença e trabalhos dos seguintes escultores de renome internacional:
Carlos Barreira, que além de Escultor é Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o responsável pelo Departamento de Escultura desta Faculdade.
(...)
Manuel Patinha, com 30 anos de actividade artística, dedicou duas décadas à Pintura, cujo carácter pós-surrealista se deveu à estreita colaboração com o pintor Cruzeiro Seixas, com quem realizou uma exposição conjunta em 1982.
(...)
Paco Pestana, Escultor Espanhol, artista e poeta colaborador na imprensa e revistas de arte, tem realizado mais de cem exposições entre colectivas e pessoais, destacando-se a “Galicia no Tempo”.
(...)
Paulo Moura, natural de Carrazeda de Ansiães. Paulo Moura cria sob inspiração da região que o viu nascer e que ainda acolhe o seu ateliê de arte. Tal como refere José Alegre Mesquita, as imagens das esculturas de Paulo Moura “remetem ao universo telúrico da região – um contorno da videira, as linhas mais ou menos simétricas dos socalcos do Douro, os perfis das montanhas. Estas tomam um percurso de criação coerente, com pureza de formas e frescor ímpares. As suas produções nascem da matéria informe e em seguida são esculturas fragmentadas, estilizadas, abstractas, ou ainda concisas”
Paulo Neves, frequentou o Curso de Pintura da E.S.B.A.P., de 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. (...)
os quais, de 4 a 26 de Setembro de 2006, estarão no Município de Vinhais sob a coordenação do Escultor MANUEL CRUZ a desenvolver trabalhos artísticos de esculturas com vista a dotar o concelho de Vinhais de esculturas inovadoras, símbolos de modernidade, que irão perdurar ao longo dos anos.
A preocupação cultural e artística é hoje uma das importantes fontes de atracção turística e de investimento em Portugal, sendo as esculturas em locais públicos ou privados, jardins, praças, rotundas e zonas nobres o principal foco de atractividade turística e dos investimentos acima referidos.
Sugere-se a todos os interessados a visita ao Município de Vinhais entre 4 e 26 de Setembro de 2006 para acompanharem em directo os trabalhos destes escultores, ou posteriormente a estas datas vendo já as respectivas novas esculturas colocadas nos seus locais definitivos.
http://artesculturas.blogspot.com/2006/09/simpsio-internacional-de.html

Sem comentários: