05 maio 2006

Autarca garante qualidade na água

«O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, Eugénio de Castro, rejeita as afirmações do primeiro-ministro, José Sócrates, que pressupõe que os municípios que não aderiram ao sistema multimunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro servem água de menor qualidade.
Durante o lançamento, no passado fim-de-semana, das obras das barragens de Sambade (Alfândega da Fé) e da Ferradosa (Freixo de Espada à Cinta), José Sócrates referiu que, dentro de dois anos, a região estará ao nível das melhores do mundo, com 95% de cobertura em termos de água com quantidade e qualidade e indicadores de 85% ao nível de saneamento básico e tratamento de águas residuais.
Para estes resultados contribuirá a parceria entre autarquias e o Governo que, segundo José Sócrates, já "resultou". Uma experiência que, na sua opinião, mostra que todos os ficaram de foram do sistema "fizeram mal e tomaram a decisão errada", até porque"têm hoje indicadores muito preocupantes, com 36% no abastecimento público de água e 38% no tratamento de esgotos".
Ora, o presidente da Câmara contrapõe que o seu município está fora das médias avançadas pelo primeiro-ministro "Temos taxas de 90% no abastecimento de água e no saneamento, para não dizer já 100% de água e 95% de saneamento". Sobre a não-adesão ao sistema multimunicipal, Eugénio de Castro argumenta que, quando surgiu, já Carrazeda tinha concessionada a exploração de águas e de saneamento a uma empresa privada. Por outro lado, a Autarquia já tinha feito o investimento na estrutura de distribuição de água em alta.Na altura, faltava instalar 60% de saneamento e abastecer de água com qualidade 40% do concelho. "Hoje falta apenas limar algumas arestas na rapidez da reposição de pavimentos, mas a qualidade da água é tão boa como a da a empresa intermunicipal, garantiu. »
Eduardo Pinto, Jornal de Notícias

Sem comentários: