24 março 2006

Mentiras Piedosas de Março III



- No respeito escrupuloso pela tradição, no dia 1 de Abril não haverá mentiras piedosas. Assim é já hoje comunicado o grande acontecimento desse dia, em Carrazeda de Ansiães.
Organizem-se porque nesse dia será “A Menina da Bilha” quem vai entregar o gás aos domicílios de todos os carrazedenses que quiserem ter esse prazer.

- Depois do tom bronzeado, o nosso Presidente anda agora muito abatido. Uns dizem que é porque se acha responsável pelo atraso do concelho; outros dizem que é por não ter nada para inaugurar. Também se interrogam outros sobre se não será desmotivação no trabalho. Na verdade hoje em dia sente-se como um amanuense a gerir os vencimentos dos empregados. A dúvida mantém-se. Fazem-se votos para que ganhe cor com a Primavera.

- Entretanto ficou a saber-se que vão ser publicadas todas as intervenções que o nosso Presidente fez na sua recente deslocação ao Brasil. Está-se apenas à espera que sejam feitas as traduções para o Inglês.

- A maior empreitada, feita ultimamente, por administração directa em Carrazeda de Ansiães e em vias de conclusão (todos sabem a que me refiro), já não vai ser inaugurada com a presença do ministro. Esta honra vai caber por inteiro ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

- Soube-se recentemente que a terapia de ler este Blog, está a ser administrada pelos médicos do Centro de Saúde, aos doentes nervosos, com depressão, esgotamentos e dislexia.

- Promovido por este Blog vai ser, tão brevemente quanto possível, promovido um colóquio sobre o tema “ Promover a Liberdade de Pensar”.

- No âmbito das preocupações pelo equilíbrio ecológico da nossa terra, é possível já afirmar-se que não estão em extinção no nosso concelho, os piolhos e lêndeas. Alguns Professores, com mais sensibilidade ecológica, têm ultimamente trabalhado, junto com os seus alunos, no sentido de promover o controlo de natalidade destes parasitas. Entretanto fica também garantida a manutenção do polimento das esquinas, por todos os que por aqui, nada mais fazem.

- Aproveitando a falta de especialistas nos nossos serviços públicos de saúde, em determinado tipo de doenças, foi aberto mais um consultório médico em Carrazeda. Trata-se de um consultório da especialidade de oftalmologia. Segundo dizem, o especialista diz tratar com sucesso casos de “cegueira virtual”, “olhos vesgos”, “cataratas crónicas” e daltonismo (leitura da envolvente, em tons de laranja).

- Saiu já em Diário da Republica o Decreto-lei que declara património nacional, as antigas instalações das retretes do Tanque das Termas de S. Lourenço. Recorda-se que o principal impulsionador desta iniciativa foi o nosso Delegado de Saúde. Com efeito agora já é da responsabilidade do IPAR a manutenção das condições de salubridade destas instalações

Hélder Carvalho

1 comentário:

josé alegre mesquita disse...

Observando a minha participação no Blog, será uma exercitação difícil de entender, considerar-se que o meu maior objectivo possa ser o de ajudar outro, na sua terapia psicanalítica. Nem este é o objectivo deste Blog. Contudo, e se formos generosos, acredito que tal possa ser tido em consideração, numa base de generosidade e compaixão. Desejaria mesmo, se mo permitirem que, sempre que acontecer, seja considerado um acto de benevolência, gratuito e portanto não remunerado, desde que ajude na catarse do doente. Isto sem que tal se transforme em caso exclusivo e individualizado pois, também este não será o objectivo que aqui se deseja atingir.
Acrescento ainda que a minha especialização profissional não possui a componente psiquiátrica, por tal facto não quero ser responsabilizado se o doente piorar.
Começo assim por entender que seja aconselhável que o paciente se mantenha incógnito. Assim não fica exposto, não corre o risco de se lhe reconhecer a cara e nela, os sintomas da doença, com a terrível consequência de ser estigmatizado pelos fariseus.
Chega contudo para conhecer o perfil clínico do doente. O tom das aleivosias que lardeia é sintomático. Perdoe-se-lhe pois o desvairamento e o delírio. Mas eu posso ir mais longe na assistência. Quero poder ajuda-lo a ultrapassar o suplicio que o atormenta, se tal ajuda se não tornar num caso apenas pessoal, monopolizador do Blog, pondo assim em causa a lógica e os objectivos que lhe estão subjacentes. Confiemos pois na benevolência dos promotores do Blog e de quem mais nele participa.
Começava assim por sugerir ao paciente que, no acto de descarregar o seu bílis o faça, com mais denodo e profundidade, virando-se exclusivamente para os temas que lhe dão azia e, não tanto para a pessoa que lhos serve, com todo o direito que a este lhe advêm de o fazer, por se sentir livre, responsável e são de espírito. Deste modo não correrá o risco de repetir os trejeitos e conseguirá escapar com mais naturalidade, daquela interpretação lógica, de pura cabotinagem que dou á sua prestação, neste caso.
Conte pois com a minha ajuda para lhe alimentar o vício e o apoiar na terapia. A menos que morra o mensageiro, alguns pretextos para minha participação não parecem regredir. Acrescento-lhe mais este. Como saberá muitos dos meus temas apoiam-se na crítica a um sistema que conheci, que ajudo a sustentar com os meus impostos e por isso me permite o direito de fazer críticas, e que continuo a ver degradar-se, a ver, ser incompetente e negligente, a ver, ser pouco ético e pouco moral.

Nota de despedida.

Embora seja um fraco praticante, raramente evoco Deus em vão. Acompanha-me contudo uma grande dúvida. Porque será que nas “Bem Aventuranças” é lido “…Felizes dos pobres de espírito que deles é o Reino dos Céus”! È meu entendimento que muitos dos pobres de espírito seriam recuperáveis se porfiassem. Com esta garantia prévia, há muitos que já não se esforçam nem tentam a recuperação.
E aqui começa a minha crítica dialéctica á volta dos direitos á igualdade e responsabilização para todos.

Hélder Carvalho