13 março 2006

Conceitos

«Sempre achei que Mário Soares tem um conceito muito próprio de democracia, mas reconheço que a posição é discutível.
(...)
Quando, há uns anos, o doutor Soares se desmentiu a si próprio pela 47ª vez e se candidatou a eurodeputado, perdeu a presidência do Parlamento Europeu para Nicole Fontaine. Ganhou «a dona-de-casa», disse Soares, após a contagem dos votos.
.
Imagino o que ele deve ter pensado de Cavaco quando perdeu as eleições presidenciais. E de Alegre, por junto.
.
O doutor Mário Soares não gosta de ser confrontado com a realidade e a da corrida a Belém foi, de facto, cruel: o seu prazo de validade estava, de facto, esgotado.
(...)
confirmou-se tudo aquilo que se sabia, mas Soares havia desmentido até à exaustão: afinal, tinha sido ele a disponibilizar-se para se candidatar a Belém – e, de caminho, atropelar Alegre – e não Sócrates a chamá-lo em nome de um imperativo patriótico.
(...)
o doutor Soares não foi patriota nem corajoso ao candidatar-se a Belém. Foi, sobretudo, vaidoso.
O comportamento desvenda o homem.
(...)
O resto, porém, só pode ser dito sem aveludar as palavras: ao sair sem cumprimentar o novo Presidente da República, o doutor Soares revela má educação, mau perder e põe ao léu o seu conceito muito próprio de democracia.
(...)
A sua deselegância no acto de posse revela a faceta. Típica de «dona-de-casa». E de quem não sabe envelhecer como um bom vinho.»
.
Miguel Carvalho, Visão

2 comentários:

josé alegre mesquita disse...

Pode não ter ido ao beija-mão ao novo Presidente, está no seu direito, até porque tem a desculpa das regras do protocolo relegarem para segundo plano os ex-Chefes de Estado na apresentação de cumprimentos (ao contrário do que acontece com o cardeal- patriarca de Lisboa, ao lado de quem teve de sentar-se). Pode não ter estado sorridente. Pode até ter estado em "meditação profunda" durante o discurso de tomada de posse de Cavaco. Em tudo esteve igual a si próprio, agiu de acordo com a sua consciência, sem hipocrisias. Mas esteve lá! Algo que o recém-empossado Presidente não fez, quando, há dez anos, foi derrotado por Sampaio.

no Público de Sábado

morcego1976 disse...

Até temos politicos que nunca chegam a entrar senhor JEMartins. Pouco ou nada para dizer da atitude de Mario Soares, esteve, dormiu e basou, estavam á espera de quê, que o homem deita-se foguetes!!!! Ele cumpriu a tarefa dele como politico ,bem ou mal vai depender sempre do ponto de vista de cada um, errou quando assumiu esta batalha politica, mas pelo menos levou-a até ao fim. Para o meu "amigo" Laranja, cuidado com as pedradas, porque Cavaco tambem tem telhado de vidro!!!

morcego1976 (o rei ao poder, sempre poupavamos o dinheiro de contratar palhaços!!!!!!!!)