É um facto consumado, infelizmente para as aldeias, que a desertificação se instalou, quer devido à emigração quer devido ao fraco índice de natalidade, sabendo-se que uma ( fraca natalidade) é consequência da outra (emigração). Sendo assim, as escolas do meio rural, na sua generalidade, não excedem os cinco alunos, havendo muitas com um, dois ou três. Ora isto tem consequências financeiras para o Estado, é certo; mas com o encerramento das escolas, as consequências sociais e profissionais dos agentes de ensino será ainda maior, pois o desemprego ainda se irá agudizar mais. Quanto às soluções, elas passam pela centralização de docentes e discentes em locais que reúnam condições para os receber. mas aqui é que está o busílis da questão: que condições? Qualquer um dos edifícios escolares actuais onde se prevê a centralização (Carrazeda, Pombal, Fontelonga (?) Seixo (?)...) não reúne, de momento, as mínimas condições para receber todos os actores da educação. Como em várias outras situações, começa-se o edifício pelo telhado! primeiro, deveria já estar concluído (ainda nem começou!), em Carrazeda, o grande edifício escolar, moderno, funcional, cómodo e eficiente. isto é, com amplas salas de aula, aquecimento central, biblioteca, ginásio, cantina, sala de professores, tecnologias actuais (computorização de banda larga, vidioteca e outras), com salas próprias para o efeito, e tantas outras exigências para um efecivo desenvolvimento de competências para todos, tendo em vista um futuro melhor, sobretudo, para as nossas crianças, pois são elas o garante de um Portugal melhor e mais desenvolvido a todos os níveis! Quanto ao desemprego dos professores como consequência desta centralização, apresento aqui uma solução eficaz e profícua para os objectivos gerais do ensino (sucesso educativo): basta acabar com a monodocência e haver um professor para cada disciplina, como acontece, aliás, nos 2º e 3º ciclos. Deste modo, haveria mais emprego para todos e as crianças não sentiriam, como actualmente sentem, um grande impacto negativo quando terminam o 1º ciclo do ensino básico e vão contactar com uma realidade muito diferente no que concerne ao sistema de ensino e de convívio social. Obrigado ao sr. "protestante", por me suscitar este comentário a um tema tão actual como este.
mota
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Posted by Mota to pensar ansiães at 11/20/2005 12:19:47 PM
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