23 julho 2005

Freguesia em destaque: Marzagão

Marzagão é o nome de uma povoação que é também freguesia, pertencendo ao concelho de Carrazeda de Ansiães, de cuja Vila dista cerca de 5 quilómetros.

Situada para Sul da sede de concelho, tem nas suas proximidades o Castelo de Ansiães, estendendo-se por um vale da sua encosta norte.

Foi cabeça de uma Comenda da Ordem de Cristo e Reitoria do Padroado Real. Claro que a vida administrativa esteve ligada à antiga Vila de Ansiães, cujo castelo está um pouco a sul de Marzagão, mas a pouco mais de quilómetro e meio.

Na própria Igreja está uma inscrição a assinalar a trasladação da que existiu extra muros do castelo de Ansiães, no ano de 1575, tendo sido reformada em 1765 quando era reitor o Dr. António de Sousa Pinto. As casas laterais foram mandadas fazer por ele em 1756.

Por outro lado a importância de Marzagão começa a consolidar-se com a decadência de Ansiães, embora em 1697, por ordem de 11 de Outubro, se determinava já que deviam ser pagos os mestres da ponte de Marzagão e Selores, Gonçalo Vaz de Carvalho e Domingos da Silva

Em 1864 tinha 162 fogos e 540 habitantes. Depois a sua população teve oscilações naturais, atingindo o número maior de pessoas residentes em 1950 com 789 habitantes.

Porém, a população nas últimas décadas tem diminuído com as migrações quer internas quer externas, na ânsia da procura de uma vida melhor.

Outrora havia 6 moinhos de água, principalmente no Ribeiro da Veiga que vai para Linhares e da Ponte da Veiga para baixo.

Como locais de visita os habitantes de Marzagão gostam de mostrar a Igreja Matriz, a Ponte Romana, as suas típicas casas, a Rua de S. João Baptista, a Fonte do Gricho, a Fonte Nova, a Fonte da Cagalheta, ou ainda a Capela de S. João.

A Ponte Romana, conhecida também pela Ponte do Galego, tem dois arcos românicos e é toda em lajes graníticas, apresentando uma leve curva à entrada sul. Está situada bem perto da aldeia, a norte desta e sobre o ribeiro, e dava ligação com a aldeia de Arnal e com a estrada para o Tua. A sua construção e aparência demonstram bem a importância que ali teve aquela via de comunicação.

À entrada da aldeia na estrada que vai de Carrazeda, fica o Largo da Igreja, com um coreto também. É o espaço mais importante da povoação, onde as pessoas se juntam aos domingos e feriados bem como nos tempos livres que têm, até porque ali vai ter a estrada que vem de Linhares, formando quase um ângulo recto à direita da que vem da vila e com esta.

Marzagão tem no seu termo algumas quintas, como a Quinta da Aveleira, a Quinta da Gricha e a Quinta da Manjafra. Tem também uma aldeia anexa, Luzelos.

Sem comentários: