07 abril 2005

Pensar dos leitores

No período em que fui vereador na Câmara Municipal ocorreu-me um dia pedir nos serviços de atendimento o "Livro de Reclamações". Era minha intenção consultá-lo e ler o que lá se escrevia e assim me inteirar de possíveis críticas ao sistema ou ao trabalho que se processava.

Senti na altura um olhar de interrogação junto de quem atendia ao meu pedido. Como quem me questionava sobre o que me propunha denunciar.

Já não me lembro se o livro apareceu no dia em que o pedi ou, só no dia seguinte, nem sei qual era a data da sua abertura. O que recordo é o aspecto imaculado deste. Com efeito nem uma pequena rasura continha.

Dei então comigo a decidir sobre se devia, ou não, tomar a iniciativa de o inaugurar. A ideia era escrever um texto a louvar a competência e o profissionalismo de todos quantos ali trabalhavam, pois só assim se compreendia que ninguém alguma vez ali tivesse deixado uma qualquer crítica. Pensei ao mesmo tempo em como deveria ser salutar liderar uma equipa tão competente e voluntariosa.

Acabei por decidir deixar o livro como estava, branco e limpo de manchas que o maculassem.

Agora custa-me entender que me digam que o trabalho e permanência destes profissionais dos serviços administrativos da Câmara, sejam observados via circuito interno de televisão.Será que estes terão começado a desleixar-se e a não corresponder ao trabalho que se lhes pede!? Será apenas para detectar possíveis vícios, de posição de sentados, que como sabemos poderão causar problemas de saúde graves, se não forem emendados!? Será puro entretenimento do "Big Brother" incumbido deste trabalho, que de resto, atendendo ao esforço, eu só aceitaria se fosse muito bem pago!?Não acredito que seja para detectar incumprimentos, desleixos ou incompetências porque, nesse caso, quem assumiria moralmente esse papel fiscalizador!?
Hélder de Carvalho

Sem comentários: