Tudo o que foi dito sobre os concursos de professores concordo. Os resultados desta trapalhada nem sequer estariam na imaginação do mais pessimista. Acumularam-se erros atrás de erros num efeito de bola de neve de consequências ainda não totalmente esclarecidas. Há professores lesados qiue não sabem sequer se vão ser ressarcidos. São planeamentos de vida que não podem ser feitos. O resultado é também a instabilidade nas escolas e a confusão dos pais e encarregados de educação.
Sinal dos tempos é ninguém responsabilizar os culpados e eles serão fáceis de encontrar. Quem concebeu os programas informáticos e quem foi responsável pela sua aquisição. Ao contrário do que a razoabilidade exigiria, a culpa vai ficar solteira mais uma vez e quem se "lixa é o mexilhão"
Porém, neste turbilhão de crítica e mal-dizer há virtudes nesta nova modalidade que interessa preservar e defender.Este é um passo rumo ao futuro e à clareza de processos
1. Os concuros têm um ãmbito nacional e obstam aos arranjos pontuais e "golpadas" das escolas e CAE (s) dos concursos a nível de escola ou distritais privilegiando alguns em detrimento de outros.
2. A utilização da Internet simplificou e agilizou o processo. A maneira de concorrer é muito simples, comoda, rápida e económica, pois pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora e sem recurso a qualquer papel e permite até ao final do prazo rectificar eventuais erros.
Depois de assentar a poeira há coisas válidas que interessa conservar e elogiar.
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