21 abril 2011

SEMÁFOROS - VERDE E VERMELHO

Diálogo entre o Novo e o Povo.
Povo- O compadre sabe que há em Carrazeda de Ansiães, uma Piscina Municipal concebida para o futuro com estas características: - Tem uma piscina adequada à aprendizagem da natação para os miúdos e aulas de hidroginástica para os seniores. Tem uma piscina com dimensões de piscina de competição. Tem um tanque “Jacuzi” e balneários para mulheres e homens, instalações para os instrutores e funcionários, e ainda umas bancadas para o público assistir a eventuais provas de competição, está claro.
Novo- Ó compadre, está mais escuro que claro. Diga-me cá, quantas provas de natação ali se efectuam durante o ano? Quais os campeonatos distritais ou mesmo nacionais,que constam do calendário das provas a realizar na Piscina? E ainda quantas pessoas frequentam a Escola da Natação ou mesmo as aulas de hidroginástica?!!!
Povo: - Na verdade compadre, em verdade são muito poucas as pessoas que frequentam as aulas de hidroginástica – que são benéficas para os seniores- o que é pena, ainda menos os que vão à natação e não existe escola ou grupo de nadadores, que formem uma equipa. Também não há provas que ali se realizem..!!
Novo: - Compadre, mesmo assim,com todas as dificuldades inerentes ao funcionamento das Piscinas. E porque e obra, foi feita em grande escala.Aqui ficam as sugestões para quem de direito possa e deva fazer alguma coisa, para que as Piscinas cumpram a missão que lhes está atribuída.Vamos atribuir a classificação de luz verde.
Povo: - De aplaudir, para sorrir foi a festa da inauguração da II Feira do Folar de Carrazeda de Ansiães. A gente aceitou o convite, a entrada franca, e foi com alegria e prazer que vimos gente miúda, gente interessada na musica e na dança com o Rancho Folclórico de Ansiães, autarcas que nos dão música, que formam conjuntos “Os sons da terra” e a recém formada escola de cordas e cavaquinhos do Pombal, com 3 meses de vida, já mexe e convida e ainda a escola de cordas da Junta de Freguesia de Carrazeda. Bom, com tanta alegria e som, não admira a satisfação do Presidente da autarquia, ele que tão bem canta no lugar que ocupa e sabe reger uma Banda, além de que até já criou uma academia de música, onde todos podemos aprender e podemos viver sem música? Podemos. Mas não é a mesma coisa.
Novo: - Bolas, que baile, que baile ó compadre. Mas será que essas escolas, esses grupos que se formam vão avante? Que é feito da escolinha de Parambos?!! Ainda existe? E a de Zedes?!... E será que daqui a um ano ainda vamos ter estas formações musicais em actividade?!!.. Aguardamos e enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.Vamos atribuir luz verde.
Povo: - Boa compadre, boa. Mas no nosso semáforo há que dar luz vermelha, à eterna obra da Avenida Engenheiro Camilo Mendonça- grande e ilustre transmontano – que nem ata nem desata. Agora é o arranjo dos passeios, mais tarde arranjam outra coisa e quando o betuminoso – alcatrão - for aplicado, esgotou-se a paciência de quem tem de aturar isto, olha compadre o povo que represento. Não compreende esta situação e a demora com a obra. Não se justifica que o contrato não seja cumprido. Os prazos de entrega da obra foram ultrapassados? A empresa deve ser multada. Há direitos e deveres por ambas as partes, não há direito é estar a obra neste impasse. Vem aí o Verão os turistas e até já na Páscoa quem nos visita o que vê? Uma Avenida estragada, cujo arranjo foi herança do executivo anterior.
Novo: - Mas há mais e a porcaria da invenção do mini-semáforo na entrada norte da vila?!!! O tempo que se perde, o pó que se apanha e logo nesta altura, que jeito de governar a casa dos outros. O Tempo é de Sol, há poeira, vem a chuva e a lama e será que vão ser concluídas rapidamente?! Mas será que vamos pelo menos aqui suspirar de alivio ou é a mesma empresa. Quem é o pai da criança? Eu sei lá, sei lá….Logo aqui luz vermelha
Povo: - Para terminar este semáforo uma alusão ao velho e respeitoso semáforo de Luzelos a aldeia mais Sportinguista de Portugal e sabem a razão?!. Pois aquele semáforo está sempre, sempre no verde.
Novo: - E por aqui nos ficamos. Mas quando tal se justifique vamos regressar com novos motivos de aplauso ou com outras críticas de quem pensa que “EM TERRA DE CEGOS QUEM TEM UM OLHO, É REI". Povo que lavas no rio que talhas com teu machado, as tábuas do teu caixão….(cantiga popular)

17 comentários:

Anónimo disse...

Amigo e Senhor Manuel Pinto,
quando fala e se refer ao presidente músico, não posso estar mais de acordo consigo, É QUE ELE É MESMO MÚSICO, OU MELHOR, ATÉ SE PODE CONSIDERAR DE CHEFE, EMBORA DE FRACOS MÚSICOS!
Mas a culpa não foi nem é dele!
Passe bem com boa Páscoa!

Anónimo disse...

Concordo com o que aqui está escrito na sua plenitude. Pois o nosso actual presidente quando tomou o poder começou muito bem a dirigir a sua Câmara, ao ler os Livros que o ex-autarca lhe deixara, acabou por seguir as suas pisadas, tal qual fizeram os discípulos com Jesus.
Não será ele, aquele que o negou 3 vezes, antes de ser (o ex) crucificado?
Uma Santa Páscoa para todos

Anónimo disse...

Penso eu que casos como o de Carrazeda valia mais abdicar de presidentes de Câmara que ao invés de desenvolvimento para a região aceleram o retrocesso e desertificação.
No meu ponto de vista penso que deveriam entregar o futuro desta e outras regiões idênticas a quem mostrasse, conhecimento, trabalho dedicação competência, isenção e determinação com a devida apreciação de pessoas idóneas,

Anónimo disse...

"...E Tudo O Vento Levou..." Até mesmo a sapiência de quem se dizia que era isento.
Está confirmado que os mamões continuam à volta da mesa do poder.
Senão vejamos:
Os secretários e assessores continuam nos seus quentinhos e regalados GABINETES, a fazer não sei o quê
Os Condutores de sua excelência continuam ao seu dispor,
Os carros da Casa Branca continuam a rolar foras das horas de serviço
Para quem queria terminar com estas benesses está confirmado que não atingiu o seu objectivo.
Não é desta, que esta terra muda o seu rumo à prosperidade e desenvolvimento.
O Juiz

Anónimo disse...

Com a nova gestão do Município de Carrazeda de Ansiães terminaram as criticas (construtivas ou não) facto é que elas terminaram e não mais se ouviu falar de coisas más na nossa terra nos Blogues do concelho.
Arriscava-me a afirmar que as criticas na altura eram direccionadas única e exclusivamente e para afectar o espírito do antigo autarca da localidade, talvez sabendo que o mesmo não se candidataria, era hora de lhe dar um grande puxão de orelhas na (política), digo eu.
Dois anos já se passaram e eu pergunto?
1- Que tipo de desenvolvimento houve na nossa terra?
2- Que tipo de politica desportiva foi utilizada para dinamizar a nossa juventude?
3- Que tipo de estrutura foi criada para rejuvenescer os nossos idosos?
4- Que tipo de obras foram lançadas para dar vida e alma ao nosso concelho?
5- Onde estão os apoios à agricultura?
6- Onde estão as parcerias?
7- Onde está a auditoria à empresa “Aguas de Carrazeda”?
8- Porque novamente os secretários
9- Porque, Porque, Porque tanta mordomia quando de antes tanto se criticava e agora se faz igual ou pior?
Ninguém sabe, ou poucos querem saber, o importante é que a Vaca continua a dar leite para sustentar alguns BOYS, enquanto que outros vivem somente do leite derramado.
Pois bem, outras eleições se aproximam, cabe ao Zé Povo mostrar o cartão vermelho aos nossos políticos Nacionais e Locais. Está na hora de dizer não, porque quem está a pagar a factura da má governação são os que mais trabalham e menos ganham.
Está na Hora de Abrir os OLHOS…

Anónimo disse...

É verdade tudo o que aqui é dito.As críticas que antes andavam pelos blogs( e que eram tão vis como os que as faziam) e que agora se vê com clareza por quem eram feitas!... acabaram, porque queriam queimar alguns e endeuzar este Pressidente. Se repararem, só procuram a festa e a propaganda...até parece que aprenderam com Sócrates. Trabalho. é o que se diz em cima...é só para encher o olho... na casa branca, uns teem as mordomias, depois há uns que não saem dos gabinetes (e dos blogs e facebook..) outros e outras a cada 10mn vão poluir o ambiente (o exemplo vem de cima)e então os carros, sempre a rolar...Isto é que é mostrar serviço!
Na casa branca há meia dúzia que trabalha, o resto cumpre horários.

Anónimo disse...

Não se trabalha? É preciso gozar os feriados que dá o governo, mais as pontes que dá o presidente, mais a benesse do aniversário e assim anda tudo contente. Trabalho,desenvolvimento?Isso que interessa? O importante é angariar votos!...

Anónimo disse...

o meu nao é para ele nem que se esfole.

Anónimo disse...

Manel Pinto, camarada, continuas rijo! És dos poucos que têm um olho. Muito bem dito sobre a piscina e o semáforo da aldeia mais sportinguista de Portugal. Continua! Não deixes de falar no pai da criança.

Anónimo disse...

o atual presidente da câmara ainda é mais fraco do que se imaginava antes de ser o que é.
tem cara de anjinho,mas de anginho mau.
sorri muito, mas o seu sorriso é de cinismo.
entrou com um grande rompante para melhorar o estado das coisas na câmara,mas segundo se consta como não é ele quem manda transformou-se numa nulidade.
Ó TEMPO PASSA DEPRESSA PARA ASSIM VIREM AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Anónimo disse...

é verdade eleições rápido para as antigas mordomias voltarem...

Anónimo disse...

Só se lembram das antigas mordomias, mas das novas, parecem que se esquecem!

Anónimo disse...

Parem lá com a porca da política! Como o senhor Manel Pinto diz, ´vocês parece que só pensam nos tachos!

Anónimo disse...

Segundo fonte informativas que não podemos revelar, tivemos conhecimento que foram bloqueados nos computadores camarários os comentários repressivos à gestão camarária nos blogues do concelho.
Finalmente apareceu um iluminado.
O senhor CIS

Anónimo disse...

E lá estão os blogueiros de serviço fechados nos gabinetes a escrever louvores ao sr.presidente.Para isso lhes paga.

Anónimo disse...

Enquanto os Directores da Câmara, tecnicos superiores e coordenadores vão para cursos fora do Concelho a ralé dos outros funcinários ficam a vê-los ir, ou seja enquanto os licenciados enriquecem o seu curriculum, os outros vêem o deles cada vez mais magro.
Tenham dó dos mais pequenos, também precisam.

Anónimo disse...

Que peninha tenho destes invejosinhos!Quem foi que votou neles, quem foi? Agora e sempre,porque vão querer mais do mesmo, aguentem e danem-se, porque a inveja só prejudica a quem a sente.