14 junho 2009

Elevações

A Assembleia da República aprovou 6.ª feira, dia 12 de Junho, por unanimidade, a elevação a Vila da localidade de Lordelo, no concelho de Vila Real, juntamente com outras 21 localidades.
Em Lordelo situam-se a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. A nível cultural, Lordelo possui um museu de arte sacra, instalado na Igreja Paroquial, e no Centro Cultural Lordelense existe uma pequena biblioteca.
Também por unanimidade dos deputados foram criadas cinco novas cidades. Veja aqui
É comum por estas alturas, vésperas de eleições, descontados os méritos e deméritos proceder-se às ditas elevações. As razões dispenso-as de as enumerar e comentar.
No fundo era preciso uma verdadeira reforma administrativa que atravessasse todo o país. Não é possível continuarem a existir pseudo-freguesias com algumas dezenas de eleitores e em que a instituição e seu intérprete nada faz porque quase nada representa. Um cargo oco e despropositado que não vai além da vaidade que o humorista parafraseava "eu é que sou o presidente da junta!".
A junta de freguesia é o órgão de poder mais perto das populações, por isso deveria ser mais interventiva que qualquer outro, para isso necessita de meios e fundos para servir verdadeiramente as populações, mas a sua pequenez e a sua vacuidade em milhares de locais reduzem-na a uma insignificância desnecessária.
aqui tinha dados alguns acordes sobre o assunto. Voltamos a Lordelo.
Lordelo cresceu por causa de Vila Real e também pelo bom senso de para ali deslocar o Hospital que se tornou o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real. Há cerca de trinta anos que fiz ali o meu primeiro estágio profissional e, na altura, Lordelo, era uma pequena aldeia. O desenvolvimento verificado é extraordinário. Também em Abambres, Mateus... que hoje se confundem com a própria "Bila".
Aqui ao lado, em Samões verifica-se um processo parecido. Alijó já acordou para esta realidade e quer fazer das vilas de Favaios, Sanfins do Douro e Alijó um futuro núcleo urbano.
O desenvolvimento de espaços rurais pode assentar na própria dinâmica gerada pelas cidades e pelas vilas. É um processo que é natural em muitos dos casos. Noutros, não fazia mal um empurrãozinho...

18 comentários:

Unknown disse...

Interessante a sua perspectiva.Por vezes,pensei que se ficasse mais pelo conservadorismo e pelo estatismo,na defesa do seu ruralismo.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Pela defesa da minha região e do meu concelho cá estarei de mangas arregaçadas.
Não da forma e pelas razões para que me quer empurrar. Lamento...

Unknown disse...

Siga,pois,o seu próprio caminho.
Parece-me mais um D.Quixote,cuja sina é a de lutar contra tudo e contra todos´,pela defesa dos seus ideais,que não quer partilhar com ninguém,a não ser que seja o senhor a comandar o pelotão.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Seguirei. Prefiro o idealismo de Quixote à cobiça de Sancho. Interessa-me muito mais a defesa dos meus ideais que a má-língua, o preconceito e falsos moralistas. Os pelotões pressupõem gente em fila e não vejo ninguém atrás de mim. Como candidato à amarela, parece-me que também não lhe reconhecem fôlego para comandar pelotões.

Unknown disse...

Não tenho,na realidade,fôlego para comandar pelotões,em sentido militar e não em sentido ciclístico.Mas também não sou candidato a nada.
O seu desespero reside,precisamente,no facto de não conseguir organizar, atrás de si, um pelotão.
Mas também é verdade que vale mais só que mal acompanhado.
JLM

josé alegre mesquita disse...

Olhe que não... Mais uma vez acertou ao lado. Vá treinando que qualquer dia pode ser que acerte.

Anónimo disse...

mas que interessante fait-divers entre dois esclarecidos amigos... um abraço para os dois.
h.r.

Anónimo disse...

Adorei José...quase assino por baixo do que escreveu e é hora dessa reforma por que senão são os nossos impostos para mordomias e outras coisas mais...
um abraço....
PS. adorei essa do D.Quixote e do Sancho, o que anda por aí é muitos sanchos...
Visconde de Marzagão

Anónimo disse...

Já agora e sobre o Twitter, de facto fiquei abismado ao saber tal...afinal a sra Dra Olimpia tem-nos no sitio, que me desculpe o transmontanismo, e ja o fez unir a todos, os oportunistas e mal educados do tacho, só espero que o povo abra os olhos e seja capaz de os castigar nas urnas...e que vote em que o merece e é competente e capaz...que tristeza...os donos da Vila querem comandar de novo....através de mediocres e sem ideias, a não ser a da safadeza...
Toranja

Anónimo disse...

a d.ra o. e o jam têm-nos mesmo no sítio!

Anónimo disse...

A d.ra não os pode ter no sítio porque simplesmente não OS tem... Mas admira-se-lhe a dinâmica e a coragem. E já agora, sempre digo que, se ela quiser ser vereadora em maioria (nunca terá hipóteses de ser presidente), e face à putativa coligação PSD/CDS, o mais indicado antídoto para este mal, é coligar-se com o PS, indo em 2º lugar, podendo mesmo ser de novo vice-presidente e... depois, quem sabe?... Com esta solução inteligente, quem tem a ganhar é todo o concelho de Carrazeda e não aquela meia dúzia de laranjinhas que não está a olhar a meios para se perpectuarem no poder e assim manterem a rica vidinha que já dura há mais de 20 anos, em claríssimo prejuízo para toda a população desta terra.

Anónimo disse...

O porquê da coligação?
É o desespero total. A sondagem encomendada dava-lhe ao PSD como a 3ª força política. Assim com a coligação talvez consiga o PSD com a muleta do CDS chegar a 1º.

Laranjinha

Anónimo disse...

O porquê da coligação?
É o desespero total. A sondagem encomendada dava-lhe ao PSD como a 3ª força política. Assim com a coligação talvez consiga o PSD com a muleta do CDS chegar a 1º.

Laranjinha

Anónimo disse...

O falso laranjinha deve ter sido ele que fez a sondagem... olhe que a sondagem do Diario de Bragança dá maioria ao zé luis. E esse é o unico facto facto público conhecido e não sonhos de laranjas azedas que apenas prestam para deitar no lixo.
b.r.r.

Anónimo disse...

E esta: um independente desiste para outro independente. E ainda falta mais... os independentes vão desistir para o PS. O cds eo bloco unem-se ao zé luis. Em Outubro apenas haverá 2 candidatos... Será para facilitar a vida aos eleitores que assim só terão de escolher entre o Zé Luis e o Augusto ou a luta será terrrível com o ancião abandonado a espicaçar e assistir de bancada.
Ainda vamos ter saudades do velho timoniro que trouxe para carrazeda esta maneira de fazer política...

ratão

Anónimo disse...

As sondagens parece-me que cairam em descrédito total com as europeias.

Anónimo disse...

o JLM é que a sabe toda. Dá uma tanga do catano ao admenistrador.

Sònia Matos disse...

Ora um comentário a altura é muito mais que lógico que o Senhor Doutor ganha em pontos a ambos os administradores; tanto em educação, como em cultura, como em humor, para já não falar de todos os saberes que a sua profissão em advogacia lhe trouxe e na sua vasta experiência de vida...e muito mais importante que tudo isto é humano, tem coração e rege-se por valores que neste blogue não existem, que são justiça, igualdade e imparcialidade.
Ass: Sónia Matos.