24 outubro 2008

QUE BONITA É A NOSSA TERRA

CARRAZEDA NO SEU MELHOR
Que bonita é a nossa terra, quando a TVI nos presenteia com aquelas imagens belas do Castelo de Ansiães, das Quintas dos Ingleses, do Rio Douro e da queda de àgua do Sílvio.
Foi preciso vír a novela “A outra” para os transmontanos darem a conhecer as belezas naturais dos seus concelhos. Foi um mal necessário, felizmente que a ideia foi aproveitada e apoiada. O retorno veio do aumento das visitas ao Castelo, dos Turistas que este ano nos visitaram.
Temos felizmente muitas coisas de que nos podemos orgulhar, desde os monumentos pré-históricos, megalíticos as “Anta de Zêdes” e “Anta do Vilarinho” bem como as estátuas que embelezam os nossos espaços públicos, na Zona histórica de Carrazeda.
Aqui e ali pelo concelho, da lei da vida se vão libertando uns poucos, as estatísticas dizem que foram 120 até finais de Setembro, em contrapartida os que chegaram para alegria dos pais, são muito poucos, talvez uma duzia entre meninos e meninas.
Na minha aldeia o desânimo é tão grande - que nem os bons ofícios da gente de Carrazeda- pode animar e dar esperança ao povo. Trata-se tão só de arranjar um candidato para a Junta de freguesia que seja ”capaz” de cumprir e zelar pelos legítimos interesses da pobre gente. Os velhos, fogem e não querem nada com os politicos, os novos emigram e lutam pela vida noutras paragens. Sim há o actual presidente da Junta que envelheceu durante 4 mandatos consecutivos ao serviço do povo, está cansado e “impedido legalmente” de cumprir mais um mandato. O problema é arranjar outro.
Carrazeda tem mais encanto, quando vindas de outras paragens “as pombinhas “ chegam no mini –autocarro, falam Brasileiro e outras linguas, sorriem, seduzem e iluminam a noite com a alegria da música que as embala, dos sonhos que as alimentam. Chegam todas as noites, menos às Segundas-feiras.
E, enquanto não chega “O Magalhães” para todos os alunos que precisam dessa ferramenta para trabalhar, chega o admirável facto, o mais importante do ano. Aconteceu que há uma noticia divulgada neste Blogue que mereceu 95 comentários. Pela minha parte reservo o direito de comentar muito, muito mais tarde, tenho algo a dizer mas ainda é cêdo.

10 comentários:

Abcdesporto disse...

Amigo Manuel Pinto:

Deixe que lhe lembre, se me permitir, que se esqueceu de aludir a Anta do "Alto da Pranheira" /Alto do Amêdo, localizada perto da Zona Industrial, de Carrazeda de Ansiães. Sendo a menos conhecida, é talvez a que mais cultura histórico-megalítica oculta.

Um abraço Amigo, e viste o nosso espaço. "Abcdesporto", em:
http://wwwabcdesporto.blogspot.com/

Abcdesporto/C.Fernandes

Anónimo disse...

Quem é este agora?!

Anónimo disse...

O Sr. abcdesporto/C.Fernandes deveria preocupar-se, também e muito, com o facto de quem de direito, pouco respeito ter tido pelo passado de que nos orgulhamos, ou deveríamos orgulhar, ao plantarem junto a essa zona, o "BAIRRO CHAMADO IRAQUE", mais uma vergonha!

Anónimo disse...

Ao que acabo de saber o Senhor "abcdesporto" pertence ao executivo da junta de freguesia de Carrazeda!
Ora assim sendo, quem lhe disse que a suposta Anta de Carrazeda(que ninguém conhece) é a que mais história megalítica oculta ?
E já agora qual é essa história?
Sendo eu estudante de história, gostaria que me indicasse toda a literatura que bem me conduza a eese interessante estudo!
E há muitos mais interessados!
Se não sabe e se põe a adivinhar, deveria estar calado!

Anónimo disse...

Este senhor professor, que DEUS fará, tem por hábito meter-se em tudo, será que tem tempo livre no emprego? Ou aproveita esse tempo para estudar e o tempo livre para dar asas à essa sua parca imaginaçao...

Anónimo disse...

AH!A minha imaginação é que é parca?!
Pois muito bem!

Anónimo disse...

Quando o coice não chega ao alvo, é a pata que fica curta!

Anónimo disse...

Então em Carrazeda todos os coices chegam ao alvo. É porque são grandes e têm a pata comprida.

Anónimo disse...

e o rabo também

Anónimo disse...

Que bonita seria a nossa terra se todos aqueles SRS Presidentes da Câmara tivessem tido outra visão de todos os lugares estratégicos e lhe tivessem dado o devido valor.O que fizeram aos fundos que recebemos da União Europeia?Tanto dinheiro que Portugal recebeu para se desenvolver e afinal acabamos pr não saír da cepa torta,cada vêz estamos mais tortos.Na minha forma de pensar,para se ser Presidente da Câmara não basta usar fato e gravata,fazer campanhas eleitorais,fazer promessas apenas para caçar votos,mas sim ter competência,visão do que é mau,do que é bom e do que pode ser melhor,usando sempre a politica do prioritário.Ora o prioritário no caso de Carrazeda seria desenvolver a parte TURISTICA,aproveitar os lugares que temos e que por sinal são muitos e alguns tão VALIOSOS que só por si poderiam desenvolver as FREGUSIAS onde se encontram,bem como o próprio CONCELHO.Mas isso não tiveram competência para o fazer,ficaram-se pelas promessas.Se não temos outros meios de desenvolvimento,pois outros investimentos não se vislumbram,teremos que nos agarrar ao que temos.(como diz o ditado,que não tem cão caça com gato).