11 fevereiro 2008

Iniciativas

A zona Oficinal e Artesanal de Carrazeda de Ansiães é o espelho da própria vila. A vontade e a força de realizar dos seus munícipes esbarram quantas vezes com diversos condicionalismos. Nasceu aos soluços, sem organização, sem regras definidas, ao sabor dos humores dos nossos responsáveis. Primeiro foi o Município que escolheu os melhores locais, a seguir alguns privilegiados, relegando para a iniciativa privada e cooperativa o restante. As infra-estruturas foram montadas sem que obedecessem a qualquer critério; assim os materiais de construção misturam-se com os produtos alimentares, as oficinas com o pó dos granitos, as indústrias de transformação com as oficinas de reparações; os armazéns de materiais suplantaram os projectos de criação de emprego….
A Zona Oficinal e Artesanal está a transformar-se num exemplo da dinâmica da iniciativa privada. Os investimentos que se observam provam à saciedade que reunidas as condições, os carrazedenses não têm medo de fazer investimentos, criar os seus próprios negócios e gerar riqueza. Este não é um exemplo isolado, há muito mais e aqui recordamos que há bem poucos anos, o concelho era aquele que, no distrito, mais projectos agrícolas apresentara para financiamento comunitário.
Se pensarmos que com a construção do IC5 ficaremos a uma meia hora de Vila Real e a pouco mais de uma hora do Porto, com a continuada redução de impostos no interior, pode a captação de investimentos fora do concelho começar a ser uma verdadeira prioridade dos nossos decisores políticos, assim não lhes falte o empenho, o engenho e o discernimento.

Sem comentários: