17 fevereiro 2008

A primeira vez

(...)
O Sr. Presidente (Guilherme Silva)
: — Sr. Deputado Miguel Tiago, há dois oradores inscritos para pedidos de esclarecimento. Depois, dir-me-á se responde isoladamente ou em conjunto. Para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Olímpia Candeias. Creio que é a primeira vez que intervém. Desejo-lhe as maiores felicidades e sucesso na sua pergunta.
A Sr.ª Olímpia Candeias (PSD): — Sr. Presidente, muito obrigado.
De facto, é a minha estreia e permitam-me, Srs. Deputados, que vos cumprimente a todos, em particular ao Sr. Deputado Miguel Tiago. Sou, realmente, uma novata inexperiente nesta Casa, mas não sou, na verdade, uma inexperiente em matéria de educação. Venho do País real e às vezes, aqui, parece que se está muito distante do País real. Digo-o sinceramente.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Muito bem!
A Sr.ª Olímpia Candeias (PSD): — Foi esta a sensação que tive quando aqui cheguei, porque, na verdade, tudo já foi dito aqui. E parece que, infelizmente, todos concordamos (da esquerda à direita), sobre estas matérias da educação, que há um ataque à dignidade dos professores e com a forma como no País real se sentem esses ataques. Há uma catadupa diária de notícias sobre esta matéria. É de tal forma preocupante, é de tal forma insistente, nesta matéria, o ataque aos professores, o ataque à escola pública, que mal temos tempo para digerir uma notícia e imediatamente aparece outra que nos deixa ainda mais atordoados.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Muito bem!
A Sr.ª Olímpia Candeias (PSD): — Ultimamente, a dignidade dos professores tem vindo a ser atingida de muitas e variadas formas. Ela é atingida, efectivamente, quando nós, professores, deixamos de ter liberdade para exercer a profissão para que nos formámos, para ensinar. E ensinar não é só transmitir conhecimentos, é muito mais do que isso: é formar cidadãos de corpo inteiro, é formar cidadãos que amanhã serão o futuro deste país. E, no limite, não é o ensino que está em causa, é o futuro deste país que está, efectivamente, em causa,…
Vozes do PSD: — Muito bem!
A Sr.ª Olímpia Candeias (PSD): — … porque é evidente que o professor ao não ter liberdade, ao estar condicionado na sua avaliação pelos encarregados de educação, como aqui já foi dito (qualquer pessoa, o mais elementar leigo nesta matéria, percebe isso), não pode «pôr o seu pescoço no cepo» – perdoem-me a expressão popular. Mas é verdade que esta e outras matérias, arbitrariamente, têm vindo a atacar a escola pública e a dignidade dos professores em todas as frentes, nomeadamente quando o Sr. Secretário de Estado ou a Sr.ª Ministra da Educação podem, a convite ou por iniciativa própria, presidir o Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Qual é a liberdade que, efectivamente, existe nessa matéria? Até quando este Governo continuará, ao arrepio das evidências, a fazer este ataque? Cada vez mais sozinho, evidentemente! É que uma reforma não se faz contra os seus implicados, uma reforma faz-se, efectivamente, com aqueles que estão no terreno!
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr.ª Deputada, faça o favor de concluir.
A Sr.ª Olímpia Candeias (PSD): — Muito obrigada, Sr. Presidente. Peço desculpa por ter excedido o tempo.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Sr.ª Deputada, é a tolerância da primeira vez. Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Tiago. Já não é a primeira vez, pelo que não posso dar-lhe a mesma tolerância.
(...)
Diário da AR

9 comentários:

mario carvalho disse...

Muito bem Drª Olimpia

Espero que nesse cenário virtual nunca esqueça o país Real

cumprimentos

Anónimo disse...

Mas que discurso tão simplório, tão incipiente, próprio de alguém que parece não saber verdadeiramente definir o que é educação. Não é com discursos tão pobrezinhos como este que se pode contribuir para um melhor esclarecimento da realidade do país nesta matéria. Valha ao menos o esforço e a boa intenção que certamente teve em tentar dar o seu melhor. Que continue com esse esforço e essa vontade, pois só com a prática parlamentar é que conseguirá superar os naturais constrangimentos de uma estreante nestas andanças, como ela, afinal, confessa no seu discurso.

mario carvalho disse...

Comentário típico de um invejoso, complexado e envergonhado das suas origens .. quando vai a Lisboa e lhe perguntam de onde é ... diz que é de Cascais

mario carvalho disse...

Políticos Distanteas da Realidade!
2008/02/19 | 12:42Sílvio Teixeira


Quer na saúde, quer na economia, quer na educação, as capacidades dos nossos políticos esvairam-se, sendo atraídos meramente por interesses que lesam o território e as populações. Demagogia e mais demagogia, contrariedades e oposições entre P.P. e parceiros do mesmo Partido, originam o desmoronamento da nação, entregando os valores existentes a terceiros paíse, que acabarão por nos atrofiar e proporcionar a miséria.
O programa visto na noite do dia 18 na TVI foi triste e confrangedor.
A miséria aproxima-se de dia para dia, mostrando a incompetência dos políticos que tudo fazem para fazer crer que tudo vai bem, mas o apertar do cinto e o desespero estarão bem patentes nas famílias que acreditaram nas ideologias que os líderes somente hipocritamente as sentem.
Os valores morais estão a decair com programas de baixo nível que se vêem nos ecrãs das nossas TVs e que lesam a mentalidade jovem, descaracterizando um espírito que deveria ser saudável e o não é, pois será no porvir um autêntico desmembramento da família.
Os nossos políticos julgam-se palafreneiros e tratam as pessoas como se tivessem uma mentalidade de animais.
Somente os líderes priocuram protagonismo
, mas são ávidos nos seus próprios interesses deixando à deriva uma nação cujo orgulho está a perder, pela incompetência e o alardear de obras das quais deveriam ter vergonha e pedirem a demissão em massa, deixando uma A. R. vazia e à espera de melhor gente, com capacidade de decidir, constituindo-se após governos fiáveis e duradouros.
Sílvio Teixeira - Vila Real - Portrugal

Abcdesporto disse...

Excelente Dª Olímpia Candeias:
É maravilhoso, diria mesmo sumptuoso ver como Vª Exª advoga o interior.
Que as suas mediações sirvam como veio de transmissão para que os outros deputados possam tirar concepções positivas das suas reflexões. Os "crânios" não existem somente nos Grandes Centros Urbanos, Carrazeda - Vila pequenina e Transmontana, mostra mais uma vez que tem gente com valor, dignidade e dialecto para defender as suas raízes.

Siga em frente, está no bom caminho.

Anónimo disse...

Em Carrazeda está lá um cranio, Carlos Fernandes....

Abcdesporto disse...

Caro leitor Anónimo de Qui Fev 21, 03:03:00 PM:
Limite-se a comentar a notícia postada e não fazer um vil comentário ao comentário, passo o pleonasmo, do "abcdesporto". Quando desejar chamar Crânio ao "Carlos Fernandes", tome muita atenção e não use anonimato, vista o nome verdadeiro, se é que o tem! Ou teme alguma coisa? Olhe que o anonimato é próprio das pessoas sem civismo, diria mesmo inábeis, para não usar outro termo mais afilado. Já agora para terminar esta minha intervenção, - sendo a última vez que lhe respondo, passo a informa-lo de que os Bloogs (está provado estatisticamente) servem como forma de terapia para anónimos como Vª Ex.ª se evadirem das consultas de psiquiatria.

Bons tratamentos.

Anónimo disse...

Em Carrazeda, está lá um Crânio?!!!!! Este Helder é pior que o outro:faz tudo para a desmoralização de Carrazeda.

Abcdesporto disse...

Tristes os que vivem da critica destrutiva, a eles será destinado o "Reino das Trevas”.
Não se esqueça de marcar a sua consulta. O médico espera-o.