13 fevereiro 2007

Acidente na linha do Tua: salvamentos

De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica, os dois resgatados foram sujeitos a tratamento de emergência no posto médico avançado montado junto à Estação do Tua, apresentando condição "estável".

Posteriormente, foram ambos transportados no helicóptero do INEM para Vila Real, onde estão disponíveis as valências médicas necessárias, nomeadamente cirurgia geral e ortopedia, adiantou a mesma fonte.

Um dos sinistrados é Orlando Barbosa de 23 anos, estudante em Mirandela.

A segunda vítima resgatada é Sara Raquel, com a mesma idade, de Ervedosa do Douro.

De acordo com o INEM, o resgate foi feito pelo helicóptero dos Bombeiros de Santa Comba Dão, o único na região com capacidade para a operação, dado que a gravidade dos ferimentos e a inclinação do terreno impediam a evacuação por terra.

Os dois jovens foram resgatados entre as 21:30 e 22:00, cerca de uma hora depois do primeiro contacto com as vítimas.

O reconhecimento da situação foi feito por um médico descido por cordas até junto dos jovens, encontrados pelos seus pedidos de socorro.

A jovem apresentava suspeita de fractura da bacia e traumatismo abdominal interno.

A condição do outro resgatado era de suspeita de fractura de membro inferior, traumatismos e luxação do ombro, de acordo com a mesma fonte.

Os dois sinistrados encontravam-se 50 metros abaixo da linha férrea e a cerca 50 metros do Rio Tua, onde jaziam os restos da composição descarrilada.

O pedido de ajuda foi recebido pelo INEM cerca das 19:00, por um dos acidentados.

Fonte RTP

Sem comentários: