11 setembro 2006

Remodele-se

Confesso que não faço a mínima ideia da dimensão da intervenção que o C.M. vai fazer nas ruas centrais da nossa vila. Não sei com que dinheiro, nem com que projecto foi concebida a operação, nem por quem. Assim, também se não saberão os prazos e o seu cumprimento mas esta questão só se coloca aos directamente interessados.
Pelo que nos é dito o Sr. Presidente pretende uma intervenção, não só ao nível das infra-estruturas como ainda, intervir ao nível do desenho, arranjo, iluminação e possivelmente, restante mobiliário urbano. Parece-me por conseguinte que tal intervenção, embora pecando por tardia, poderia constituir talvez, o derradeiro meio para se conseguir dar qualidade arquitectónica e funcional, a um centro de vila que no meu entender será dos mais degradados que existem. Falta pois saber se haverá o “golpe de asa” para se aproveitar esta oportunidade. Provavelmente o nosso Presidente, no âmbito da sua visão democrática e no “respeito integral da vontade do povo”, tomará mais uma vez pessoalmente as decisões e assumira as responsabilidades sobre a matéria. Uma coisa me parece que poderei afirmar. É, que qualquer que sejam as decisões, estas influenciarão definitivamente o aspecto da Vila nas próximas décadas.

Não estou em acreditar que continue a haver dinheiro para se fazerem obras ao sabor da fantasia como tem acontecido e como dirá o outro – respeitando a vontade do povo. Por isso confesso que, bem gostaria desta vez, de vir a apreciar na minha terra uma obra bem feita, actual e singular, que escondesse, até onde fosse possível a péssima arquitectura que temos e que constituísse motivo de orgulho e admiração.
Hélder Carvalho

Sem comentários: