17 setembro 2006

Mentiras Piedosas do final de Setembro

-Afinal era aleatório. Depois, o coveiro publicou o inventário dos “ruins defuntos” para que constem para a posteridade.

- Ficou também a saber-se da exorbitância inflacionária que caiu sobre o valor das tumbas. Não há como uma Assembleia unida para aprovar o preço do valor da terra em que nos enterram.

- Ficou a saber-se que vão ser publicados este ano os resultados das despesas e lucros efectuados nas Festas do Concelho”. Daqui se enviam as felicitações aos Mordomos.

- Ainda que em fim de “época alta”, aqui se faz constar a campanha de angariação de fundos que os utentes das Termas de S. Lourenço estão a fazer para a compra de fechaduras, a instalar nas portas que devem fechar os compartimentos com banheira, facultados para banhos nas referidas termas.

- Esgotou-se a “cagança” no concelho. Este produto que tem tido tanto uso em épocas de “vacas gordas”, terá esgotado devido á chegada da época de “vacas magras”. Aguardam-se melhores dias para o retorno do produto usado como estimulante junto das populações.

- Influenciado pelas dinâmicas informativas que ocorrem a nível nacional, com falências e nascimento de novos jornais, também esta rubrica do Blog corre o risco do fracasso. Um dos factores que o pode determinar é a cegueira dos intervenientes. Sim porque ninguém gosta de “bater em ceguinhos”.

- Efectivamente já há quem se sinta “intoxicado” com esta rubrica do Blog. Para este mal e, á falta de melhor conselho, sugerem-se as águas de S. Lourenço, ajudam a relaxar e fazem bem á pele. Realmente o que se pretende com esta rubrica é uma “intoxicação pela liberdade”.

- È com um misto de admiração e desilusão que se aprecia a classificação dos “Influentes do Concelho”.
1º- A menina do “guiché”;
2º- A Sra. Marquinhas (aquela que assina as subvenções dos reformados);
3º- O Guarda Abel (nome fictício);
4º- O Director Financeiro do Partido;
5º- A Secretária,
etc, etc, etc.
Só a meio da tabela é que aparece o Chefe, o Doutor, o Compadre e a Comadre.
O Comendador nem aparece mencionado.

Nota: Desconhece-se qual a ficha técnicas dos promotores deste inquérito

- O fenómeno das “curas milagrosas” tem surgido sobretudo em pessoas pós - reforma.
Gente que se dava como “doentes cardíacos”, “amalinados”, “dementes”, “trôpegos” ou “escadeirados”, após a obtenção da reforma, conseguem rapidamente recuperação milagrosa. Este fenómeno da obtenção antecipada da reforma, tem sido considerado a principal causa, da quebra de confiança e crença no poder celeste.

- Na sequência do que foi dito e mesmo assim, continua a reivindicar-se para o concelho um Padroeiro dos miseráveis e desprotegidos.

Hélder Carvalho

Sem comentários: