02 junho 2005

Pensar dos Leitores - Resposta à carta de Hélder Carvalho

Gostei muito, mesmo muito da redacção deste menino, é pena que um menino tão pequenino já use de tanta manha, tanta inveja e tanta hipocrisia.
O menino quer ser escuteiro? Porque não?
Olha, o escutismo é para todos os meninos, pobres e ricos, e se o teu problema é o da farda, os meninos escuteiros arranjam-te uma. O escutismo é para todos os meninos, mas nem todos os meninos podem ser escuteiros, sabes porquê? Os meninos escuteiros poderão dar-te a resposta. Os meninos escuteiros vão às procissões, claro que vão. Porque são católicos e vão por devoção e convicção, por amar a Deus e ao próximo (e sem hipocrisia) mas também há meninos que não merecem ir à procissão, mas se quiseres na próxima avisamos-te.
Os escuteiros que vão às procissões não vão a guardar ninguém mas ajudar a organiza-las. Olha o teu paizinho e a tua mãezinha também lá estavam. E tu? Não quererás juntar-te a nós?... Mas há meninos que são maus que só gostam de fazer e dizer mal dos outros meninos, que nunca estão contentes com a vida que têm, que querem tudo só para eles e nada para os outros e isso é feio para um menino de bem.
Enfim, a ganância fica muito mal aos meninos.
Os meninos escuteiros gostam muito desta terra, mas há meninos que são desta terra e que não querem nem gostam de brincar com os outros meninos da sua terra e que vão brincar para a terra dos outros meninos, porquê? Há meninos que não nasceram nesta terra mas que têm mostrado aos outros algumas casinhas que se vão construindo para que os outros meninos possam brincar, porque não são invejosos. É tão bom e tão bonito ver os outros meninos brincarem no meio das árvores, no contacto com a natureza, aprenderem a serem meninos bem comportados, meninos que brincam na relva (mas não são burros), meninos que não vivem de subsídios (porque não são parasitas) meninos que lutando com muitas dificuldades até conseguem comprar PLAYSTATION, VIOLAS, etc.
São meninos que continuam a trabalhar para ajudar os outros meninos, com humildade e com rebeldia própria da idade, mas que é saudável.
Será que tu, meu menino, não quererás também vir brincar connosco para aprenderes a ser um bom menino e um bom escuteiro?
Do menino Zeferino Bastos

Sem comentários: