11 junho 2014

AMIGOS PARA SEMPRE


Passeio de Amigos.

A aldeia de montanha, com o bonito nome de Varzigueto, situa-se no Parque Natural do Alvão e pertence ao concelho de Mondim de Basto.

As casas típicas de uma aldeia com as ruas estreitas, cujo alcatrão são os excrementos dos animais de raça bovina e caprina. Foi por estas ruas que teve inicio a caminhada que um grupo de amigos planeou para o dia 10 de Junho. Dia de Portugal e de Camões, numa feliz iniciativa do Presidente da Junta de freguesia de Mondim de Basto, à qual aderiram 19 caminhantes que habitualmente fazem caminhadas em Carrazeda. No ar o perfume forte da passagem dos animais caprinos, que nos acompanhou por alguns Kilómetros  do precurso.

Este orientado pelo guia que comandava as operações e, se algum se adiantava, o castigo era voltar atrás. Foi junto as “Fisgas de Ermelo” que saiu a fotografia do grupo, composto por mais ou menos 70 pessoas. Com os avisos repetidos dos perigos que podiam acontecer, e com a ajuda entre todos, foi possível até, passar por uma ponte improvisada no Rio Olo. Esta passagem foi seguida de aplausos e receios dos que enfrentavam a real possibilidade de tomar um banho de água fria. Fotos para mais tarde recordar e seguir em frente como diria o poeta Luis Vaz de Camões:- Por mares nunca dantes navegados...… e digo eu: - Por serras nunca dantes atravessadas – por nós -  lá fomos seguindo e sorrindo com a alegria de criança estampada no rosto.

À hora marcada  e com o grupo reunido no local da partida, onde horas antes tivemos a grata surpresa de ver que dentro de uma enorme panela, estava a sopa de feijão que cada um individualmente se serviu á sua vontade. Saborear esta  sopa transmontana, uma delicia de sabor e foi esta responsável pelo êxito da caminhada que nos aguardava.

Foi assim que na Taverna típica do Manuel, a nossa cozinheira a dona Maria, com o peso da profissão,  esmerou-se na confecção e serviu-se uma deliciosa feijoada á transmontana, bem regada com vinho verde da região e pão caseiro. Foi bom o convívio e ainda deu para ouvir histórias como esta: - Há uns anos atrás, a neve chegava a estar nesta aldeia, dois meses seguidos. Agora já não é assim. Olhe o ano passado, quase nem nevou. Aqui na aldeia há muitos rebanhos de cabras, são mais de 700 . Tenho um amigo na aldeia vizinha que traz gente de Lisboa e em Setembro, vêem aqui comer cabrito. O cabrito só por encomenda e dois dias antes, isto para preparar as coisas, dizia com sorriso e orgulho a tia Maria.

Fiquei com vontade de regressar um dia e levar companhia para um encontro anunciado e fazer as honras a um cabritinho. Valeu a pena o passeio, o desafio de quem se lembrou de ajudar e agradecer aos amigos de Mondim de Basto. por terem participado nas caminhadas que a Câmara Municipal de Carrazeda organizou. A ausência dos funcionários e responsáveis do Municipio foi sentida, mais ainda na pessoa do Presidente da Junta de Freguesia de Carrazeda, que teve a honra de no dia de Portugal, ter á sua espera 20 almas –condutor incluído-  75 minutos, á  sua espera, para iniciar a viagem, a qual se iniciou sem a sua presença-

E, dos fracos não reza a história, mas aqui fica o agradecimento aos amigos de Mondim pelo excepcional  acolhimento dispensado, mesmo na hora da despedida. Obrigado e até breve. 

Sem comentários: