21 maio 2014

Vale do Douro, património da humanidade

A atribuição da classificação de Património Mundial implica uma candidatura à UNESCO em Junho e Julho de cada ano. Esta é avaliada e peritada pelos organismos repre­sentativos. Por fim, os 21 juízes do comité do património mundial analisando os dados anun­ciam a decisão em Dezembro do ano a seguir. O comité foi fundado em 1972 a partir de um tratado internacional que envolve mais de 150 países Ao assinar a Convenção, cada Estado compromete-se não só a assegurar a conservação dos bens que se localizam no seu território como a proteger o seu património cultural e natural. Portugal aderiu a esta Con­venção em 1979, conforme consta do Decreto n.º 49/79, de 6 de Junho e tem 16  locais classi­ficados pela UNESCO como Património Mundial.
O processo de candidatura do “Alto Douro Vinhateiro” foi liderado pela associação luso-espanhola Rei Afonso Henriques que, como refere Braga da Cruz, quis
 “afirmar, que o Vale do Douro tem futuro e que o exigente processo em que envolveu tantas vontades, tem um propósito claro: ser um facto de homenagem, mas sobretudo de justiça. De homenagem a todos aqueles que, durante anos e anos, contribuíram com o seu esforço para o domínio de fatores naturais adversos, talhando a majestosa escultura da paisagem duriense. Mas, também um facto de justiça, por poder vir a ser um forte impulso para aumentar a expectativa e a esperança daqueles que aí persistem viver e fazer projeto de futuro”.
O “timing” era excelente pois estávamos no início de um novo ciclo de desenvolvimento, Portugal acabava de contratualizar com a União Euro­peia um Quadro Comunitário de Apoio para o período de 2000-2006. Importava, desta maneira “pelo lado das autoridades locais e dos agentes regionais, estabelecer um compro­misso para futuro, quase um pacto de desenvolvimento a favor do Douro”.
UNESCO designa assim a 14 de Dezembro de 2001 o Alto Douro Vinhateiro: Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural. Latitude: 41º06" N, 41º15" N e longitude: 7º06" W, 7º52" W. O Alto Douro Vinhateiro tornou-se a 12ª zona do país classificada e o 5º elemento do grupo vitivinícola, juntando-se às regiões de Val du Loire e Saint Émilion (França), Cinque Terre (Itália) e Wachau (Áustria). Esta é uma homenagem à obra combinada do Homem e da Natureza, que vem a ilustrar o valor universal do papel cativo de uma cultura e uma paisagem de excelência.



1 comentário:

mario carvalho disse...

cito do texto:

De homenagem....aos que fiseram

de justiça aos que persistem...


...............


pois...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

.....


no momento oportuno , caro amigo Mesquita

abraço