27 maio 2014

A FORMAÇÃO DE UMA IDEIA: João Lopes de Matos


Parece, à primeira impressão, que uma ideia nasce já completa, perfeita, cristalina, no cérebro das pessoas. Mas não. Ela aparece lá no horizonte, como um vulto longínquo, de formas indefinidas, quase um fantasma. Às vezes tem a forma de uma palavra esquisita, quase indecifrável, arranhando ao entrar no ouvido. Credo! Que será isto? Não se consegue, a princípio, lê-la direita, surge quase sempre pronunciada à maneira das outras palavras já conhecidas e revestida dos trapos que usamos com as que já conhecemos. Quantas vezes, ela permanece assim uma vida inteira, nunca adquirindo o seu verdadeiro sentido, funcionando antes com a serventia que todos acertam dar-lhe.
Um dia, porém, um homem, uma instituição, uma técnica, questionam donde vem ela e o que quer transmitir. E, pouco a pouco, vão-se definindo os seus contornos, iluminada, primeiro, melhor de um lado, depois de outro e, por fim, de todos. Que ele há palavras que nunca nos chegam a dar os seus contornos bem definidos! Mas há-as, sim, que, por arte de quem as aprofunda, nos surgem clarinhas, fulminantes na sua apreensão.
Verdadeiramente, porém, a uma ideia não basta , a maioria das vezes, uma palavra, são precisas várias. Uma ideia não é, em geral, um lampejo, um raio, um som seco e instantâneo. Quantas exigem uma explanação que agrega muitas palavras e até sons indecifráveis.
As ideias fortes, profundas, exigem, no entanto, um esforço gigantesco de muita gente, não apenas de um homem, para se tornarem acessíveis ao comum dos mortais. Quem as apresenta e quem as apreende têm de , com perguntas e respostas sucessivas, desbravar, a golpes de génio , acutilância e ousadia, a raiar a loucura, o matagal que impede a visão límpida e convincente.
Até que, a partir de certa altura, os seres humanos , aproveitando-se do trabalho pioneiro, usam, já sem esforço, o produto final.

João Lopes de Matos

1 comentário:

mario carvalho disse...

Uma ideia pode criar uma imagem ou uma imagem pode fazer nascer uma ideia!

E muitos nem com o veneno ou inquisição a alteram... bem alguns renunciam mas garantem que se move .. move!

Raramente quem tem a ideia,pouco ou nada se preocupa em ganhar dinheiro com ela. teve a ideia, lutou por ela, passou a imagem... cumpriu a sua missão e foi feliz com isso ... Os outros... para sereme felizes têm de se aproveitar das ideias dos outros e ganharem dinheiro com isso, para gastarem com "estupefacientes" para esquecerem a sua frustação.

Caro JLM .. gostei imenso da forma como desenvolveu este tema.

O senhor não é dos que desistem.. por isso o admiro e estou grato pelo repto que sempre proporcionou em prol de algo acima!.

cump

mario carvalho


Uma pequena história

Numa das nossas praias... cerca das 11H00..da manhã

Um citadino, gestor de qualquer coisa e cheio de cursos e MBAs, fazia o seu footing matinal,vestido a rigor com roupa de marca, para poder ir trabalhar em posse de todas as suas capacidades, depois de um bom almoço... num Tavares qualquer..

Apercebendo-se de que um pescador , já estava a dormir deitado na areia e encostado a um barco, parou e interpelou-o:

- Bom dia!!!!

Estremunhado, levanta a pala do boné e responde

-bom dia

- Então que é faZ?

-Sou pescador , senhor.

-se é pescador porque não está a pescar?
~já pesquei, senhor,
- e que fez ao peixe?
- vendi-o e ganhei dinheiro
- mas , se fosse pescar , outra vez , pescava mais peixe e ganhava mais dinheiro !
- Sim meu senhor e depois?
- Depois comprava um motor para o barco e ia mais vezes , pescava mais peixe e ganhava mais dinheiro.. porra!
-E depois meu senhor?
-Depois, comprava uma frota.. vendia muito mais peixe e ganhava muito mais dinheiro!!
- E depois meu senhor?

Bem .. depois, montava una rede de frio e distribuição e ganhava muito...muito... muito mais dinheiro... carago!

- Sim meu senhor, sim meu senhor!!!!!!!!Mas e depois???!!!

- Depois..depois!! Depois!! sei lá...olhe.. IA DESCANSAR!!!!!


. ISSO JÁ EU ESTAVA A FAZER ... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


UNS TÊM AS IDEIAS ..OS. OUTROS ...?! ENFIM