30 dezembro 2013

Pensar dos leitores: in memoriam

Alexandre de Oliveira Estêvão disse...

"Quando chego ao Tua, entro em Casa!"

Foi com profundo pesar que recebi ontem a notícia do falecimento do senhor Tenente-General Arménio Nuno Ramires de Oliveira.

"Natural de Codeçais, aldeia trasmontana do concelho de Carrazeda de Ansiães, situada no vale do Tua e servida por uma estação da Linha do Tua, o General Arménio Ramires dedicou grande parte da sua vida à terra trasmontana, defendendo o vale e a sua via-férrea de forma abnegada, sem nunca daí tentar retirar qualquer protagonismo. Foi desde a constituição do Movimento Cívico pela Linha do Tua um seu membro honorário, incentivando os demais cidadãos deste grupo com palavras de ânimo, e com a sua acção discreta mas directa sempre que possível.

Neto de Manuel Ramires, capataz e braço direito do notável engenheiro responsável pela incrível construção do troço Tua – Mirandela, Dinis da Mota, tinha portanto uma relação umbilical com a Linha do Tua, da qual foi várias vezes utente. Nela via, com toda a clarividência presente apenas em grandes personalidades com visão estratégica e patriótica, um instrumento de progresso vital para o desenvolvimento e o bem-estar do Nordeste e dos seus habitantes. A sua destruição sistemática e a construção da barragem do Tua foram portanto questões fracturantes que, defendia, em nada contribuiriam para o interesse nem dos trasmontanos nem dos portugueses em geral.

Partiu assim de coração triste um Grande Trasmontano. Os que cá continuam, não baixarão os braços contra a destruição que continua incólume a obliterar o seu e nosso Vale, a sua e nossa Linha do Tua."

Desta forma deixo aqui um pequeno testemunho desta grande figura, de modo a partilhar convosco esta perda irreparável para o povo Trasmontano.

Um forte abraço.

1 comentário:

mario carvalho disse...

http://www.mdb.pt/noticia/faleceu-o-general-ramires-de-oliveira-2067

Carrazeda de Ansiães //
Faleceu o general Ramires de Oliveira Por: Glória Lopes em: Ter, 31/12/2013 - 10:11


Faleceu no passado sábado, em Lisboa, o general Arménio Ramires de Oliveira, natural de Codeçais, no concelho de Carrazeda de Ansiães, um homem que dedicou grande parte da sua vida à terra trasmontana, defendendo o vale do Tua e a sua via-férrea “de forma abnegada, sem nunca daí tentar retirar qualquer protagonismo”, refere em comunicado a Plataforma Salvar o Tua.
Arménio Ramires, membro honorário do Movimento Cívico pela Linha do Tua, foi também colaborador do Jornal Mensageiro de Bragança, para onde escrevia artigos de opinião com regularidade, e comandante geral da Brigada Fiscal da GNR, entre 1978 e 1980.