31 agosto 2013

"os trabalhos e os dias" do Leonel de Castro


 (a foto é daqui)
Este certame da Feira da Maçã arriscava-se a ser insípido e monótono, não fora a exposição, "os trabalhos e os dias" do Leonel de Castro. Aqui, a objetiva do fotógrafo adquire uma definição e uma nitidez surpreendentes. 

Define, como nunca vimos ninguém fazê-lo, rostos e trabalhos da gente simples carrazedense que porfia e recolhe três produtos ímpares: a maçã, o vinho e o azeite. O talento do Leonel arregala-nos os olhos para o ciclo das culturas, as paisagens singulares e os instantâneos que contam histórias. Os rostos e os corpos dos figurantes, alguns em complexas cenas coreográficas mostram o paradoxo da rudeza e da beleza do trabalho rural. Não menos grandiosas, as paisagens singulares, em ângulos inesperados e sempre soberbas.

Ao enredo da exposição não falta a nitidez das sensações. Pela objetiva do retratista perpassa o alfa e o ómega da criação agrícola, a dificuldade do trabalho da jorna, a força e a delicadeza do “tratar”, a alegria na colheita, o milagre da transformação e, sobretudo, a essência, a formosura, a excelência e os sabores dos “frutos”.

Os produtos do trabalho carrazedense, em exposição na feira, só adquirem significado pleno se visitarmos a exposição do Leonel. 

Obrigado Leonel porque é bonito, é nosso, e especialmente pelas emoções que despertas.

3 comentários:

Anónimo disse...

boa sugestão

O Leonel até fotografou o barco cheio de turistas que vem visitar a exposiçâo

Parabéns a todos e sobretudo ao Turismo de Carrazeda pelo grande sucesso

Defendendo a saúde disse...

Parabéns Leonel pelo ótimo trabalho. Por saber captar com arte a nossa gente, a nossa terra, as nossas raízes, a nossa história. Sucesso!

Anónimo disse...

Só é pena os erros ortográficos no nome do Centro. Mas aí peço a opinião do douto Carlos Fiúza, sobretudo, mas também dos professores José Mesquita e Hélder Rodrigues e de todos os pensadores.
Centro de Inovação Tecnológico ou Tecnológica?
Centro de Inovação... Inovarural? Parece repetir-se a ideia, como no Descer para baixo...
Aguardo o parecer de todos.
Carrazedense Amigo do Centro