15 agosto 2010

Água pode aumentar de preço

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, (ERSAR), colocou em consulta pública, durante duas semanas de Agosto, uma proposta de normalização de preços da água em todo o território nacional.
Para o Instituto da Democracia Portuguesa (veja aqui) “normalizar significa aumentar os preços” e isso é intolerável, entre outras razões porque “não se pode colocar no mesmo prato da balança as populações que consomem 50 litros de água por dia per capita, o que até justifica a gratuitidade da mesma, e os consumos exagerados que as autoridades incentivam nas cidades, com valores insustentáveis. Os preços igualitários ignoram as enormes disparidades de desenvolvimento e de nível de vida das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto face ao interior empobrecido.”
Qualquer Município que não queira cumprir esta disposição, veria fortemente condicionados os financiamentos europeus e da administração central, o que o IDP repudia. Assim propõe que se organizem e tome uso da providência cautelar para obstar a proposta de regulamentação.
Por cá, as reuniões de câmara (veja aqui) servem para licenciar fogo de artifício em romarias de aldeias

12 comentários:

Anónimo disse...

AUMENTAR SÓ O PREÇO DA ÁGUA? PREOCUPEM-SE TAMBÉM COM A REPOSIÇÃO DO PAVIMENTO QUANDO FAZEM OBRAS, ALIÁS, COMO É O CASO RECENTE DA ESTRADA MARZAGÃO / LINHARES. SE A TERRA/AREIA QUE EXISTE NAQUELE ESPAÇO PROVOCAR UM ACIDENTE, PERGUNTA-SE: DE QUEM É A CULPA? MAIS: UM CIDADÃO SE FIZER ISTO É-LHE LEVANTADO UMA CONTRA ORDENAÇÃO. SERÁ QUE UMA EMPRESA SEJA ELA PÚBLICA OU PRIVADA, NÃO DEVE TER O MESMO TIPO DE TRATAMENTO? QUAL A RAZÃO POR QUE TÊM TRATAMENTO DIFERENCIADO?! SERÁ ISTO LEGAL, PERGUNTA-SE.

ALERTA

Anónimo disse...

Que beleza!!!.
Haja justiça.

Anónimo disse...

Tanto interesse no Tua e na linha linha do mesmo, mas não há ninguém que se interesse pela barragem e da água que consome o Concelho...

Será, que não há ninguém deste Concelho que obrigue a empresa das águas a ter a barragem limpa ???

mario carvalho disse...

e que é que faz para alterar isso .. senta-se e espera que os outros lhe resolvam o problema??? Porquê ?.. não tem coragem??? , não é capaz?.. ou é o mesmo anónimo

a quem respindi agora ou é do mesmo clube

Anónimo disse...

Mas, qual é a função da empresa "Águas de Carrazeda"? Não são os trabalhadores da Câmara Municipal que fazem os trabalhos? Quem lhes paga? Não é a Autarquia? Logo, a empresa está na "paz dos anjos": nós pagamos e ela recebe. Bonito, não é? Pois é. Mas, só para alguns!... De quem é a originalidade? Obra de "chico-esperto". Entenderam???????

mario carvalho disse...

Preocupem-se com a água

se não tivermos dinheiro desligamos a luz mas se nos obrigarem a pagar água a preço exorbitantes .. para sobreviver somos capazes de quê???!!

Quem fica dono da água das albufeiras??

Não podemos ficar sentados a dizer mal daqueles que ainda fazem alguma coisa.. essa atitude tem um nome.. que fica ao critério de cada um definir


vale a pena ler os anexos e meditar


http://o-antonio-maria.blogspot.com/2010/08/edp-assassina.html


14 de Ago de 2010
EDP e Iberdrola assassinas


Museu do Côa. Foto: Camilo Rebelo & Tiago Pimentel

EDP, Jun 2010
Total do passivo = 29.883 milhões de euros
Dívida Líquida = 16.108 milhões de euros


Em breve a EDP e a Iberdrola estarão no papo de empresas maiores.
Entretanto, os investimentos especulativos em barragens assassinas (Sabor, Tua, Fridão, etc.) e redes eólicas subsidiadas sem viabilidade comercial são meras fugas em frente da EDP e da espanhola Iberdrola para aumentarem artificial e ilusoriamente riquezas próprias meramente contabilísticas.

As albufeiras das barragens não criam trabalho, não trazem turismo, interrompem os ciclos vitais de alimentação e retro-alimentação dos sistemas ecológicos (ar, terra, rio e mar) e por absoluta e inevitável negligência da EDP, Iberdrolas e quejandos, a que se somam os produtos químicos azotados (usados nomeadamente na vinha e nos pomares) que escorrem das margem alcantiladas para os rios, estão a promover a estagnação (eutrofização) das águas das albufeiras, ou seja, a sua morte e a morte do que nessas albufeiras ainda sobrevive.

O programa de barragens actualmente em curso é pois um embuste ainda maior e mais criminoso do que o do felizmente derrotado Novo Aeroporto de Lisboa na Ota (do lunático Cravinho.) Maior até do que aquele que os socialistas e as boas consciências urbanas à época do ministro Manuel Maria Carrilho (hoje alto representante português na UNESCO — a entidade que precisamente vigia os patrimónios sensíveis e qualificados da humanidade) derrotou e bem a barragem do Côa. Aguardamos ansiosamente o veredicto da UNESCO e da ministra da cultura (que recentemente inaugurou o nado-morto Museu do Côa) sobre a conspiração da EDP e da Iberdrola.

A energia prometida pelo pirata Sócrates, pelo cabotino Mexia e pelo vendido Pina Moura é negligenciável no cômputo energético nacional (+3% da energia eléctrica produzida)

A energia eléctrica representa uma percentagem diminuta na nossa gravíssima dependência energética totalmente assente no consumo de combustíveis líquidos importados (petróleo e gás natural) e que em breve deixaremos de poder suportar, por absoluta falta de capacidade de endividamento.

A intensidade energética da economia portuguesa é —escandalosamente— a mais elevada da UE27, e deve-se no essencial à aposta do Bloco Central do Betão na impermeabilização do país: obras públicas, sobretudo autoestradas e especulação imobiliária. Cavaco e Alegre são pois parte do desastre e não alternativas confiáveis!

O modelo especulativo da economia portuguesa, que foi também responsável pela pandemia de corrupção que tolhe o país, está esgotado e só não mergulhou ainda Portugal numa guerra civil porque estamos a ser mantidos na Unidade de Cuidados Intensivos do BCE (até quando, alguém adivinha?)

Só há uma solução capaz de mitigar os gravíssimos problemas da nossa economia: eficiência energética, eficiência económica, eficiência financeira, eficiência administrativa, eficiência politica e, acima de tudo, transparência democrática

A clandestina corrida à água actualmente em curso sob o disfarce de putativas necessidades energéticas é uma conspiração potencialmente explosiva. Tem que ser abortada imediatamente!

Se alguém pensa que vai aprisionar as águas do Norte do país, para privatizá-las a favor da EDP e depois vendê-la a preço de ouro a Lisboa e ao Alqueva desiluda-se. Antes mesmo de uma tal conspiração ser descoberta e desmontada haverá quem no Norte de Portugal impeça tamanho crime!

mario carvalho disse...

Caro amigo

Agora compreendo .. valeu a pena eu ter sido um pouco mais agressivo porque isso fez com que revelasse a sua preocupação-

Felicito-o por isso pois é um princípio..

Os chicos espertos existem porque os inteligentes e espertos até sabem que eles o são e estão a enganar todos mas...



o que é que fazem os inteligentes e espertos???

- Ou aceitam e inteligentemente não se queixam e deixam os chicos espertos tomar conta de tudo o que é dos outros

ou inteligentemente actuam como espertos e expulsam-nos actuando depois de forma correcta para com todos

NÃO COMO INFELIZMENTE ACONTECE...
SAI UM CHICO ESPERTO E VAI OUTRO CHICO PARA LÁ

CUMPRIMENTOS E OBRIGADO

CIVILIDADE É ISSO JUNTARMO-NOS TODOS PARA DEFENDER O INTERESSE DE TODOS E TODOS SÃO .... T O D O S

mario

Anónimo disse...

Subir à água?.
Slogan.TODOS JUNTOS:
NÃO PAGAMOS ,NÃO PAGAMOS,NÃO PAGAMOS.

Anónimo disse...

Será que este negócio foi e é legal? Haja quem nos esclareça!... Será que há???????????

Anónimo disse...

Ser inconsequente, espalhafotoso, inconveniente, antecipativo e inconveniente no comentário, mordaz,intriguista, arremessar ideias curtas e maldosas,NÃO siginigfica ter razão, NUNCA!
Só é preciso ser sério e abordar construtivamente o nosso futuro, desde ontem e não só hoje!
ADCSLP

Anónimo disse...

“Inconsequente, espalhafatoso e … intriguista”, desculpe lá, mas isso é pertença do anónimo “ADCSLP” já que, pelos vistos, quer viver sempre na IGNORÂNCIA. E, quem trilha estes caminhos, não vai a lado nenhum, como diz o povo.

Anónimo disse...

O ADCSLP teve a resposta que merecia.É assim mesmo.