04 agosto 2008

A Região Norte é um corpo desalmado!

«(...) No âmbito de um livro que estou a escrever a meias com um amigo fotojornalista, tenho visitado, amiúde, as Termas de S. Lourenço, junto ao rio Tua, no município de Carrazeda de Ansiães, a sul do distrito de Bragança. O objectivo das frequentes visitas é entender, tanto quanto possível, a razão, ou as razões, porque aquela estância termal chegou ao abandono mais abandonado que, em toda a minha vida, já observei.
A 21 de Julho passado arrastei o tombar da tarde pela sombra de conversas com gente dentro nas Termas de S. Lourenço. Fiquei a saber que, não obstante todo aquele abandono abandonado, as águas “milagrosas” das Termas de S. Lourenço continuam a ser procuradas, e muito, pelas gentes da vizinhança. Sendo, como sou, analfabeto em milagres, não vou por aí mas, de fé, juro que vislumbrei, ali, naquele estertor de morte, um fio de luz que, entretecido com outros fios de luz, poderá devolver à Região Norte um fio d’alma.» (---)

Jorge Laginhas - leia tudo aqui

5 comentários:

PILOTO disse...

E ha duvidas que o seja?

Anónimo disse...

Meter os RESPONSÁVEIS na cadeia seria muito pouco??

Anónimo disse...

De sul para norte as nuvens correm sempre e avançam, deslizam sobre as águas,sem ruído,enchendo o céu de farrapos enormes. E de quando em quando o sino chama, chama sempre pelos homens perdidos na névoa espessa que leva dias a passar. MJFiel

Anónimo disse...

Falar das Termas de S. Lourenço é "bater mais no ceguinho". E que cegos foram todos os presidentes de Câmara e Junta de Freguesia com especial referência para os que ainda agora ocupam os cargos.
A resposta ao Jorge Laginhas é:
- Foi por incompetência, vassalagem e falta de vontade política que as Termas de S. Lourenço são o crime que tão bem reproduz no artigo!
Para infelicidade do nosso concelho um dia havia de passar por aqui Eugénio de Castro...
mas,
os de Pombal são cumplíces deste crime porque lhe deram sempre o voto e cobardemente nunca souberam reivindicar o de direito.
Não têm portanto de se queixar...

Anónimo disse...

Aqui está a grande VERDADE.O povo do pombal devia ter exigido o prometido mas há uma virtude que lhe falta,essa virtude chama-se UNIÃO,são todos senhores cada um do seu nariz,e nunca tiveram a noção do impacto que o Pombal teria tido se o S.lOURENÇO tivesse sido desenvolvido.Desde a venda dos seus produtos ao investimento hoteleiro,de certeza que o Pombal não seria a aldeia que hoje vemos. A população foi envelhecendo,os novos procuraram aquilo que a sua terra com potencialidades para o fazer não foi capaz de lhe dar,tudo isto porque as sucessivas Câmaras e Juntas de freguesia não tiveram inteligência para fazer do Pombal a primeira aldeia do nosso Concelho.Pela sua inercia e talvez inveja o S.LOURENÇO é o que hoje vemos.Só uma caveira faria o que todos eles fizeram,quero eu dizer só gente de cabeça vazia sem miolos,não se deu conta de quanto valor se perdeu com toda a água desaproveitada que ao longo dos tempos engrossou o caudal do RIO TUA.Cambada de incompetentes foi o que eles foram e continuam a ser.Tenham vergonha na cara e desapareçam.