27 fevereiro 2008

É só fazer as contas

Dos 21,5 mil milhões de euros de financiamento comunitário destinado a Portugal, 400 milhões de euros são destinados à construção da Auto-Estrada Transmontana. Este é o investimento mais avultado previsto, para já, para o Interior Norte, que contrasta com os 8 mil milhões de euros que serão aplicados no Comboio de Alta Velocidade (mais de um terço do total da verba disponibilizada).

2 comentários:

Anónimo disse...

Salvo erro, o investimento na Austrália é quase todo feito na orla marítima.O resto é deserto. Qual a razão?Injusto porque todo o território tem o mesmo direito.

Anónimo disse...

Não se podem comparar "alhos com bugalhos". O quilómetro de auto-estrada tem um custo diferente que o quilómetro de ferrovia. Em contra-partida, a longo prazo, o investimento ferroviário tem mais retorno e mais beneficio que o rodoviário.

De qualquer maneira, e sem subestimar o investimento na Transmontana e no Douro Interior, acho que seria bem mais útil que Bragança ficasse a 2 horas e meia do Porto de comboio e nem tanto de carro. Ou então a meia hora de Salamanca, também de comboio, já que Salamanca ligará à AV Europeia e está a poucas horas de Madrid.

Mas neste país continua-se cegamente a apostar em estradas, quando em toda a europa a prioridade é a ferrovia. Não só em AV como na consolidação das redes existentes

Luis Almeida
www.pinhao.blogs.spao.pt