28 agosto 2007

Notas de viagem 3

Comparações

De um lado - Uma ilha a 1000 km de Lisboa e a hora e meia de avião. Com uma área de cerca de 40 Km2 com todos os condicionalismos inerantes de insularidade. Solo arenoso e muito pobre. Baixa pluviosidade. Uma grande praia. Pouco mais de 4000 habitantes, sem recursos agrícolas, industriais, patrimoniais... Detém o "maior investimento per capita do país", J.J. dixit, possuí uma rede de transporte modelar e uma rede de infra-estruturas exemplares, tem um clube de futebol profissional, aeroporto internacional, ligações bi-diárias em moderno ferry-boat. Está em pleno crescimento económico.

Do outro - Concelhos do interior. O nosso, por exemplo. Quase o dobro da população para uma área 7x superior e em processo de despovoamento acentuado. Um população envelhecida. Vias estruturante e investimento público por realizar. Fecho continuado de serviços públicos. Sem perspectivas para os jovens. Uma actividade económica com pouco futuro à vista... Situada no vale do Douro, uma das zonas com mais potencial turístico. Acrescem as apetências agrícolas, de natureza, de património histórico.

Razões há muitas para se comparar o diferente processo, porém a que mais salta á vista (de quem quer ver) tem um nome - autonomia.

Sem comentários: