17 junho 2007

Vive sonhando… vive pensando.

O pensar é um acto responsável e salutar, faz bem ao cérebro e desenvolve a capacidade de raciocínio. Somos convidados a pensar e para isso temos à nossa disposição não um, mas dois meios que a tecnologia colocou ao nosso serviço.
Vamos pensar que está com ideias de viver no interior, na sua terra, e gostaria que esta tivesse, um Centro de Saúde, -onde possa recorrer em caso de necessidade- uma boa Biblioteca para recriar o espírito – um posto da GNR para dar segurança e estar atento aos estacionamentos proibidos – comércio e serviços vários para as necessidades do dia a dia e finalmente os Bombeiros, sempre úteis para apagar os incêndios de ânimos mais inflamados.
Pensou nisto tudo que aqui ficou dito? Ah! Pensar? Pensar! Pensou mas ainda não se decidiu, continua a achar imensa falta ao IC5 – aquele pequeno troço de estrada que no futuro vai dar acesso directo ao IP4, que nos liga ao Grande Porto em 60 minutos, e será uma promessa eleitoral dos nossos deputados à Assembleia da República em 2009.
O poeta disse um dia: - “Não há machado que corte a raíz ao pensamento, porque é livre como o vento, porque é livre” – Decartes disse: Penso. Logo existo.
O pensamento é livre e quantas vezes, gostaria de adivinhar o que pensas, quando falo contigo e com aquele sorriso de político gasto, dizes que sim, que concordas e está tudo muito bem , quando na realidade estás a pensar assim: -
“Grande safado –ou coisa pior- anda este gajo a escrever porcarias a meu respeito e agora quer isto e aquilo, é preciso ter lata, digo mais vergonha, até no pedir.”
Por outro lado eu também dou comigo a pensar. – Fácil demais, dizes que sim, que vais estudar, ver a coisa e não me surpreenderia que nada fizesses, bom já não era esta a primeira vez, sim senhor, sim senhor, mas depois nada, jamais, c`est la vie.
E porque o pensamento é livre, livremente exprimam o vosso pensamento sobre as mais diversas coisas,como por exemplo: - O que temos e é sempre bom saber o que há.
O que não temos e gostaríamos de ter.
Porque havemos de ser diferentes dos outros e estar sempre a protestar ou com ideias menos correctas, que comprometam a democracia e a maioria dos que foram eleitos legítimos representantes do nosso concelho?
Pensar assim não é bom, utiliza o pensamento para outras formas mais suaves, curvas bem delineadas , medidas exactas que sejam um paraíso visual de sonho e prazer. Uma vez que és livre de pensar, que o teu pensamento não seja a prisão das tuas ideias e aqui jaz o convite para participar e dar a conhecer aos outros o que pensas de tudo isto.
Manuel Pinto

1 comentário:

josé alegre mesquita disse...

Manuel; bem vindo ao blogue e bons pensamentos