25 fevereiro 2007

Apresentação de livro e lógicas

Foi este fim-de-semana apresentado, no Centro de Apoio Rural, o livro "Carrazeda de Ansiães" de A. M. Pires Cabral (texto) e Roberto Santandréu (fotos).
O livro com a chancela do insigne escritor transmontano pouco mais nos traz que dizer da origem do vocábulo carrazeda, derivará de lugar com carraças.
Como o próprio afirmou é uma obra despretensiosa e resultou de um convite do senhor presidente da Câmara e de "dois ou três fins-de-semana de permanência no concelho" aproveitados para aqui passear com a sua esposa. Valerão as fotografias.
Mas houve várias novidades nesta apresentação.
O escritor confidenciou que em breve sairão à estampa quatro poemas sobre o castelo de Ansiães de outros tantos poetas que convidara para uma visita de Verão.
O fotógrafo chileno presenteou os presentes com diversas sugestões para rentabilizar o "património fantástico" que o Concelho possui: um restaurante regional em Alganhafres, um museu no Tua, entre outras.
Porém a grande novidade foi-nos oferecida pelo senhor presidente: a de que as publicações do concelho, ao contrário do que muitos dirão, seguem uma lógica coerente, e outras obras se seguirão: a monografia do concelho, uma outra sobre as freguesias e ainda uma história para os jovens.
Assistentes, cerca de uma dúzia de pessoas presenteados com um exemplar. Será esta a lógica?

Sem comentários: