14 abril 2006

Mentiras piedosas de Abril IIII


- Com a chegada de Abril muitos sonham já com o advento de Maio, mês em que a paisagem aparece ainda mais verdejante.

- Agora que já há água em quantidade, a Empresa “Águas de Ansiães” está a promover uma campanha destinada a promover o seu consumo. Assim decidiu manter a cor amarela na água que se distribui e, começar a oferecer aos consumidores carteiras de açúcar, para que consumam a água como se fosse um chá. Esta mentira se for verdadeira, tem piada, até ao momento em que os utentes se lembram que a usam sobretudo para tomar banho.

- Perante a eminência da catástrofe da “ Gripe das Aves” decide-se aqui manifestar uma nota de carinho e apreço pelos Pavões da nossa terra e o desejo de que sejam imunes á doença. Sem eles a vida seria mais triste e descolorida portanto, menos alegre e festiva. Em sua homenagem segue uma quadra de poesia concreta de A. da Silva:

Deixa de entufar o peito
quando fazes tuas rondas
talvez teu cérebro seja
só um bom detector de ondas.

- Ainda na sequência do caso da “ Gripe das Aves” sabe-se do excesso de trabalho que se vive nas Juntas de Freguesia, que têm agora tarefa que antes não fazia parte das suas incumbências. Trata-se de matricular e dar baixa de todas as galinhas existentes em capoeiras. O que vale é que, ao que parece, os proprietários estão a desistir de criar galináceos, facto que poderá acabar com a extinção das raças, com consequências de catástrofe natural. Mais grave ainda é o facto de, de repente, se acabar também com o uso dos galinheiros, tão populares como anexos das nossas habitações.
Assim e com o objectivo de preservar para o futuro este modelo de construção, estão a ser inventariados os casos mais típicos a fim de serem considerados, património municipal. Enquanto este processo não terminar é proibida a sua destruição ou modificação, sem a respectiva licença.

- Sobre esta nova incumbência que chegou agora às Juntas de Freguesia e que brevemente também englobará a inscrição de rolas, pombas, codornizes, avestruzes, papagaios, periquitos e gaios, regista-se aqui a maneira civilizada e responsável como todos assumiram mais este cargo para a qual não terá sido necessária formação suplementar.

- Estão a mudar os hábitos alimentares dos carrazedenses. Um estudo recente confirma que, nos últimos 10 anos, os hábitos alimentares se têm modificado muito para a maioria. Verifica-se que estes vêem comendo mais peixe e mariscos de águas salgadas o que só faz bem á saúde.

- O conselho “ pela positiva” desta série de mentiras é o seguinte:
- Que a Câmara municipal decida disponibilizar a sua Camioneta de passageiros para deslocações dos interessados a assistir a actividades culturais e recreativas fora do concelho. Dão-se os exemplos da ida a Alijó para assistir a um espectáculo de Variedades ou a Lisboa para ir á Ópera O grupo de interessados apenas deveriam pagar as despesas de deslocação.

_ A C.M. decidiu e bem, começar a fazer publicar, conjuntamente com as informações que faz chegar aos Jornais os respectivos documentos oficiais confirmativos. O grande objectivo é o de informar os utentes e não tanto o de reconhecer a falta de credibilidade da instituição. O exemplo será dado com a publicação dos documentos comprovativos das reposições aos bancos do tal empréstimo de 1 milhão.

Hélder Carvalho

Sem comentários: