Eduardo Pinto
"Em louvor dos limites". A obra do escultor irlandês Michael Warren pertence, desde ontem, ao domínio público, em Carrazeda de Ansiães. Mais de 10 metros de granito, em forma de pilar triangular, que convidam a olhar ao alto, mesmo à porta do centro cívico da vila do distrito de Bragança.
"Toda a gente tem necessidade de tempo e espaço, que olhamos negativamente por limitarem a nossa liberdade. Esta obra representa uma nova visão, positiva, sobre tais limites", resumiu Michael Warren, ao JN.
A escultura ontem inaugurada é a terceira de um projecto coordenado pelo escultor Alberto Carneiro que pretende transformar Carrazeda de Ansiães num Parque Internacional de Escultura em Granito ao Ar Livre.
O parque conta já com mais duas obras, além de "Em louvor dos limites". Os jardins da biblioteca e da Telheira acolhem já, respectivamente, "Os sete livros da arte e da vida", de Alberto Carneiro, e "A Pedra Bulideira", de Carlos Barreira.
Segundo Alberto Carneiro, já se deslocaram ao concelho duriense mais dois escultores de renome internacional para estudarem o local onde vão instalar as suas esculturas, também em granito, que entretanto vão conceber. São eles o italiano Mauro Staccioli, que irá integrar a sua obra na Praça dos Combatentes, e o holandês Mark Bruce, que intervirá em quatro momentos no Jardim D. Lopo.
"Há muita gente disponível para colaborar com o projecto", notou Alberto Carneiro, apesar de ficar a "custo zero" para a autarquia em termos de direitos de autor. Os escultores apenas recebem dinheiro para despesas correntes, que ronda os "quatro mil euros", de acordo com o presidente da Câmara, Eugénio de Castro.
Depois de preencherem os locais disponíveis na vila, algumas das novas esculturas serão espalhadas pela zona envolvente. "Pretendemos transformar esta terra num ponto de referência internacional em matéria de arte pública", sublinhou o escultor português.
27 março 2006
Lendo a imprensa
Para quem não teve oportunidade de ler no Jornal de Notícias de ontem:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário