03 março 2005

Nas "bocas do mundo"

Hoje a SIC esteve na escola do Ensino Básico do 1.o Ciclo de Carrazeda de Ansiães para recolher imagens e sons, de forma a noticiar uma iniciativa, que se insere no projecto "aprender a ler na vida da Terra Quente", da responsabilidade da Associação de Municípios da Terra Quente e pretende confrontar os mais novos com os idosos num encontro geracional.
Uma utente de um Lar de 3.ª idade veio contar uma história aos mais pequenos. Esta actividade pretende também proceder à recolha de património imaterial, de modo a ser publicado em livro.
Aplaude-se a iniciativa que tem objectivos louváveis.
Espera-se que o acto não sirva apenas para que os nossos autarcas, e outros que tais, apareçam na televisão e em outros órgãos de comunicação social para alimentar vaidades pessoais e não produza mais frutos, como nos habituam. Estas iniciativas só poderão frutificar se tiverem um real apoio da comunidade docente. São eles que são habilitados para que a componente pedagógica surta efeito. A preparação da história deveria contar com a sua opinião, assim como toda a exploração temática. Estou habituado a que neste país, todos saibam dar "bitaites" sobre ensino e desenvolvimento pedagógico, isto é todos saibam como ensinar, menos os professores! Só que os únicos que adquirem formação para tal, boa ou má, são eles.
Indicar que se faça um desenho e uma dramatização após o "contar" da história, como propõe o projecto, é profundamente redutor. Recolher histórias com o mínimo de credibilidade pressupõe também alguma habilitação de investigação em ciências humanas e sociais.
A reportagem pode ser vista nos noticiários da SIC amanhã ou depois (Sexta ou Sábado). A não perder!

Sem comentários: