27 fevereiro 2005

FREGUESIA DE PEREIROS

A freguesia de Pereiros, concelho de Carrazeda de Ansiães, fica a uma dúzia de quilómetros desta vila, nas encostas muito inclinadas que vão para o rio Tua, encaixada num pequeno vale abrigado por várias elevações: o Monte Carvalhal, e os Cabeços da Mata, Precavelos, Cortiçadas e Castelo. Estas elevações têm encostas íngremes e muito rochosas, com matas de sobreiros e não só, difíceis de cultivar e vítimas de incêndios sucessivos.

Situada a 5 quilómetros de Codeçais, na margem esquerda do rio Tua, Santo Amara de Pereiras foi curato amovível "ad nutum" do Bispo de Bragança, tendo passado a reitoria.

O seu passado anda ligado ao antigo concelho de Freixiel, já que fez parte do mesmo até à sua extinção no século XIX (1836).

Por decreto de 31 de Março de 1860, saído no diário do Governo de 17 de Abril desse ano, foi criada em Pereiras a Escola Primária Masculina. Só em 24 de Agosto de 1901 é que se criou para ali a Escola Primária Feminina.

Na segunda metade desse século, 1864, tinha 190 fogos em 633 habitantes. Mas foi em 1900 que atingiu o número máximo de pessoas: 798. Depois oscilou bastante, com descidas e subidas, para nas últimas décadas se verificar uma redução da sua população.

Não há dúvidas que a actividade principal exercida pelos seus habitantes é a agricultura produzindo em quantidade amêndoa, batata, azeite, vinho. Há muita resina, madeira de castanho e pinheiro, e cortiça que davam muitos proveitos, só que esta actividade de silvicultura está quase inactiva devido aos incêndios que têm devorado as matas que envolvem a freguesia.

A Igreja Matriz é uma construção que sobressai no meio do povoado, na parte leste da aldeia, aquela onde o tipo de habitação é ainda o mais rústico e antigo, a mostrar claramente que ali é que nasceu a aldeia. Fica no Largo de Santo Amaro. É uma das mais belas igrejas do concelho.

A Capela de Santo Amaro fica à saída para a estrada de Codeçais. Tem duas festas que costumam efectuar todos os anos: a principal é a de Nossa Senhora de Fátima no 2.º Domingo de Julho. Mas também fazem a festividade de Santo Amaro, que é o padroeiro, a 15 de Janeiro.

A Fonte do Vale, já fora da povoação, deita boa e abundante água, onde têm um tanque para beberem os animais e também um tanque para as mulheres lavarem a roupa. Mas há a Fonte Nova com arco na rua que desce a povoação até à Igreja. Têm ainda outra no Largo da Fonte da Rua que tem porta e está fechada, mas é fonte de mergulho. O Ribeiro dos Moinhos indica-nos que ali houve muitos moinhos de moer o pão e ali existe a Ponte das Olgas com um arco redondo, tipo românico tardio.

Pereiros tem como anexa a aldeia de Codeçais. Esta terra está colocada na encosta de uma elevação onde o Cemitério parece formar o cume e a Igreja o meio da aldeia, um pouco mais abaixo. O crescimento da povoação fez-se para a estrada que de Pereiros vai para Brunheda.

Codeçais fica a cerca de 12,5 quilómetros de Carrazeda de Ansiães e faz fronteira com Murça e Mirandela e o rio Tua a banhar-lhe parte do termo. É atravessada por alguns ribeiros, como o Ribeiro da Fonte, o Ribeiro do Videiral e o Ribeiro do Vale da Corsa.

Em 21 de Maio de 1901 é criada ali uma Escola Primária Mista. Foi terra onde se produzia muito linho e até houve uma fábrica de seda. Para transformar o grão em farinha havia a Azenha no Rio Tua, da qual ainda restam vestígios. A estação da CP da Linha do Tua a cerca de 2 km tem sido quase o único transporte público da povoação.

A Festa principal da aldeia é à Imaculada Conceição dia 8 de Dezembro. Codeçais tem uma Associação Cultural e Recreativa que costuma fazer o Cortejo Carnavalesco, revive o Cantar dos Reis, e, no Verão, faz representações teatrais. A sede da Associação é o antigo edifício da escola primária.

Sem comentários: