Quero expressar surpresa e preocupação pelo elevado número de professores, a quase totalidade neste concelho, que se candidatam para efeitos de colocação nos concursos de docentes de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2004-2005 por destacamento por condições específicas. Essas condições, simplificadamente, explicam-se desta maneira: os mestres-escolas através de atestado certificam que possuem doenças invalidantes e isso permite-lhes passar á frente de todos os outros (poucos) que não usaram deste esquema.
Parece-nos, conhecendo a realidade concelhia e também pelo exagerado número de candidaturas, poder ser um simples artifício para obter vantagens na colocação e assim ultrapassarem candidatos melhor posicionados em classificação profissional e tempo de serviço e, por outro lado, prejudicarem aqueles que de direito possuem os preceitos de admissão para destacamento por condições específicas.
Segundo soubemos, esta é uma situação que se repete um pouco por todo o lado. Se houver fiscalização tudo decorrerá bem, dirá o mais incauto, porém vejamos, a pressa dos responsáveis políticos de aparecerem junto da opinião pública como tudo estivesse normal com as aulas a funcionarem pode olvidar esta possibilidade de grande injustiça nos concursos de docentes. Será curioso verificar se a grande maioria dos docentes colocados este ano não estará doente antes mesmo de se iniciar a escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário