10 setembro 2004

Cais fluviais!

Carrazeda de Ansiães está num espaço e situação geográfica privilegiados. É delimitada pelos rios Douro e Tua. Esta delimitação geográfica que ao longo dos tempos foi uma restrição à circulação de pessoas e bens neste concelho, pode e deve ser aproveitada em todas as suas vertentes, principalmente na sua vertente turística.
Carrazeda de Ansiães tem, além de paisagens fabulosas e outros recursos por explorar, um espelho de água que não é minimamente aproveitado. Estou a falar da Sr.ª da Ribeira e do Tua.
Foram gastos muitos milhares de euros na criação de infra-estruturas de apoio à navegabilidade, mas nem por isso alguma coisa mudou. Onde está o investimento privado de qualidade com vista a aproveitar as potencialidades turísticas? Quando se irá sair da mediania (ou mediocridade!) na hotelaria e restauração do concelho e dar o salto em direcção a um serviço de qualidade?
Por outro lado, impõem-se outras questões fundamentais: quem é responsável pela gestão e manutenção dos cais fluviais da Sr.ª da Ribeira e do Tua? Existe um regulamento? Vão continuar as embarcações a “estacionar” durante todo o Inverno de uma forma gratuita e anónima na Sr.ª da Ribeira? Pediram-se responsabilidades a quem chocou com uma plataforma do cais flutuante, fazendo com que esta partisse e afundasse? Que aconteceu às plataformas que desapareceram? As entidades responsáveis sabem pelo menos de quem são as embarcações que lá estão em “regime de permanência”? Os utilizadores pagam alguma taxa? Onde está o cais fluvial do Tua?
Esperemos que aqueles cais não sejam mais um investimento subaproveitado e perdido em virtude do desleixo e da falsa sensação de dever cumprido!

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bem dito! voto em ti!
ainda existe lá a residencial? é de confiança?
já vos adicionei aos meus blogs preferidos.
passarei a visitar-vos para saber novidades.
até breve
beijinhos
armanda