27 outubro 2011

Relatório da vistoria ao novo cemitério municipal

Recebemos o seguinte email:

"Relativamente ao cemitério e às historias que dele fazem envio um relatório de vistoria feito por quem supostamente sabe do assunto.
Relembro as palavras de um elemento PSD da Assembleia Municipal "Estamos a propor o alargamento do cemitério velho como uma visão futurista"  (...)
Que têm de futurista PLANTAR campas no meio da VILA ?
Enfim! Já agora a titulo de nota o actual relatório de vistoria foi encomendado pelo actual presidente, mando-lho em anexo se entender partilhar pelos carrazedenses para eles poderem tirar efectivamente as suas conclusões mas desta vez fundamentadas e sem serem manipulados. Cumprimentos

Para uma melhor compreensão da ampliação do velho cemitério, ou talvez não, aqui fica parte do relatório da Associação de Municípios da Terra Quente:
 Respingos:

"Efectuadas as sondagens referidas anteriormente verificou-se que em todos os locais o solo se encontrava seco"
(...)
"Verificados os pavimentos exteriores executados no cemitério (…) não se detectou qualquer tipo de abatimento sendo necessários apenas alguns trabalhos de limpeza (remoção de vegetação espontânea essencialmente nas zonas de saibro e de gravilha) para que fiquem completamente operacionais."
 (...)
"Relativamente às actuais condições do solo no interior do cemitério nas zonas destinadas quer a sepulturas quer a ossários e jazigos, este está em condições de ser utilizado."

Para ler o relatório na totalidade siga esta ligação:
http://memoriadopensar.blogspot.com/2011/10/vistoria-ao-novo-cemiterio-realizada-em.html

27 comentários:

Anónimo disse...

deixe-me rir, ó professor!

Anónimo disse...

Blasfémia Blasfémia Blasfémia ......

Esse engenheiro não percebe nada do assunto.

Olha o desplante deste senhor contrariar o Presidente de Câmara.

Chamem o engenheiro para o
Torturar-mos na fonte das sereia, esquartilhar o seu corpo e distribui-lo pelo reino de Carrazeda de Ansiães.

Para que sirva de exemplo

Anónimo disse...

Realmente, óh Sr. Professor! Olhe o que o senhor foi fazer?! Então vai revelar assim a verdade ao povo sem mais nem menos!
O que vale é que muita da nossa população, sobretudo a mais idosa, não se entende com estas modernices da internet, senão o sr. presidente lá teria que voltar atrás na habilidade que está a fazer no cemitério velho e colocar o novo a funcionar...

Anónimo disse...

Estes tecnicos na associação da terra quente não são os mesmos das belas rotundas da zona industrial, está tudi ditoo!...

Anónimo disse...

UM DESABAFO.

Não sei que comentário fazer a estes documentos que frontalmente expõe no blog!
Efectivamente o acrescento ao velho cemitério parece-se cada vez mais com o recinto de um estabelecimento prisional. Acho que se torna cada vez mais evidente a má escolha. Infelizmente, em vinte anos de história do nosso concelho muito pouco de positivo há a apontar à liderança de Eugénio de Castro com o apoio contínuo, ininterrupto e indesmentível do Sr. José Luís Correia (actual autarca).
O primeiro surpreendeu-me… pela negativa e o segundo, muito sinceramente aflige-me! Com todos os seus defeitos e virtudes, ficarão irremediavelmente ligados às décadas mais negras desta Comarca. Obras inconsequentes, inacabadas e endividamento extremo como é do conhecimento de todos, é o seu legado. Demasiado mau para quem usou da confiança democrática de um povo!
Estes dois homens desperdiçaram uma grande parte do futuro do nosso concelho, logo, do nosso próprio futuro e dos nossos filhos!
Enfim, é com desgosto e profunda tristeza que sou natural e resido num concelho onde o seu povo continua a eleger pessoas incapazes para o seu percurso de desenvolvimento.
Para mim é uma ajuda grande se evocarem um concelho onde haja idêntica gestão (tão desastrosa)!
Sei que por este ou aquele motivo, interesse pessoal ou outro este comentário venha a ferir alguma susceptibilidade. Não ferirá certamente aqueles que sabem separar as falsas ideologias e cujo único interesse é a sua terra.

De Jerusalém do Romeu

Anónimo disse...

Todos os estudos efetuados, por várias entidades, para a construção do cemitério novo, foram unânimes, terreno próprio para os fins requeridos.
Todos sabem não ser possível a sua construção sem estes pareceres especializados.
Podem duvidar (façam o favor)dos técnicos: negligência/incompetência/suborno/subalternização, o mais que quisermos, mas os relatórios existem e são claros nas suas conclusões: não apontam a mais pequena reserva à sua construção.
Podem não concordar com: localização, a capela mortuária dentro do recinto do cemitério, os custos envolvidos, cor, ruído provocado pela variante, o encaminhamento ilegal e consentido por quem de direito, dum curso de água rumando às paredes laterais do cemitério novo e degradando-o como denuncia o parecer.…podemos temperar com mais isto e aquilo, mas nunca dizer que a construção é ferida de ilegalidade ou imprópria para os fins a que se destina.
O presidente da câmara solicitou o parecer, porque acreditava piamente que a altura em que ia ser efetuado (período de chuvas intensas e queda de neve, ver datas) não reuniria as condições necessárias, e ficava na fotografia como salvador da pátria, o único (político) lúcido em toda esta tramóia.
Uma mentira tanta vezes dita (pântano)… não cumpriu o ditado.
Fez-se luz, mas manteve-se o parecer na escuridão durante um ano, porque não foi divugado?
Os resultados não serviam a causa?
Mudou-se a estratégia. “Referendou-se” o tema, dando voz ao povo que subscreve, com a sua assinatura, uma mentira que ninguém teve a coragem de corrigir quando detinham todos os dados técnicos (se dúvidas houvesse, mais um parecer a outra entidade) e confiáveis, para o fazer. Mais uma vez, porquê? Que necessidade houve de envolver gastos financeiros neste parecer para nada servir e que justificações são dadas? Disse baseado numa mentira, é verdade pois os pressupostos eram: terreno pantanoso e impróprio,...sem mais.
Quantos votos se caçam, em período de defeso, com estas armadilhas?
Qual o futuro do cemitério novo? Vão ser ativadas as garantias bancárias, segue-se a conclusão da obra e.... depois?
Abandono e degradação é o presente e será sem dúvida, o futuro.
É a gestão (boa ou má) dos dinheiros públicos que está em causa. E podemos acrescentar, por estas e por outras, o futuro do concelho apresenta-se como o país: com um frente cavada (nos bolsos de cada um) e uma depressão profunda (de dias melhores).

Aguardamos pacientemente melhoria de tempo.

A verdade é como o azeite...
Este assunto está terminado com a ampliação do cemitério velho.
Assunto arrumado com o foguetório do costume.... que seja para contento de todos.

Anónimo disse...

Que mal há em haver dois cemitérios?
Se calhar é a única necessidade do concelho:enterrar os mortos.
Não se ponham agora a construir um crematório porque então lá vai a utlidade dos cemitérios.
JLM

Anónimo disse...

pois, pois..os políticos é que decidem, quantas vezes ignorando as opinioes técnicas, mas quando dá para o torto, a culpa é sempre dos técnicos!...Dá jeito, não dá?

Anónimo disse...

Ó senhor JLM, com que então, que mal há em haver dois cemitérios? O sr. estará a referir-se a uma grande cidade? Não conhece Carrazeda? Claro que conhece a sua própria terra. Se queriam alargar o velho cemitério, para que raio gastaram rios de dinheiro no novo? Ou se achavam necessário um cemitério novo, para que se gastam milhares de euros no alargamento apressado e tosco (em tijolo !!!) do velho ? Realmente, Carrazeda é sui generis!

Anónimo disse...

Esse JLM é que os põe fulos!

Anónimo disse...

Tanta preocupação com a ampliação do cemitério velho.
E o velho começado em 2000, com prazo de execução de 1 ano, e que durante dez anos não o terminram, quem responde por isto?
Se formo por essa lógica tnto cemitérios que foram alargados nas nossas freguesias e se situam dentro das localidades, então estes também estão mal!...

Anónimo disse...

O que mais me preocupa são estas opiniões de vistas curtas e inquinadas( como é o caso do comentador de 02 NOv.)!Só porque se pertence ao grupo do poder? Como se tenta justificar um erro, sem nunca ter a lucidez de, ao menos, arrepiar caminho, pondo a velha prática de lado? Se errar é próprio do homem, já reincidir no erro é...b.triste futuro para este concelho!

Anónimo disse...

Ao penúltimo comentador:os cemitérios das freguesias não se situam no centro das localidades. Se reparar bem, a maioria fica na localidade, mas um pouco afastados do centro do aglomerado, o que não acontece com esta obra do regime!Anda sempre de terra em terra por todas as festas e romarias e até funerais e não conhece o Concelho?

Anónimo disse...

PERDOEM-ME O DESABAFO...
O que é muito preocupante realmente, é tanta incompetência que grassa neste nosso concelho!
Para ser franco, acho sinceramente que tudo isto, sobre cemitérios de Carrazeda, não pode deixar de ser um caso sério e de polícia!
Se o cemitério novo não serve e ali se gastaram mais de um milhão de euros, isto, para um concelho tão pobre como o nosso,é assunto que só pode ser entregue à polícia judiciária...
Por outro lado, podemos dizer que se trata de política e de políticos incompetentes, claro está!
Mas se assim é, também não é normal, porque afinal, ou anda tudo maluco (assim mesmo) ou então estamos num caso clínico, a merecer sério estudo!
Agora, ainda por cima disto tudo, esta ampliação do velho cemitério, parece mais uma cerca que guardará,qualquer coisa de muito perigoso!
Vergonha das vergonhas!
Isto em pleno centro de uma Vila, que mais parece governada por gente anormal, tanto no ativo político como na oposição!
Francamente. isto não se vê em mais lado nenhum deste País!
Até quando durará esta pouca vergonha?
Sr. Professor Mesquita- Faça qualquer coisa, chame-se de imediato todos aqueles que competentemente queiram discutir este concelho porque senão ninguém sabe onde vamos parar!
Realmente, sobre presidentes, cada cavadela, sua minhoca!
Na oposição idem aspas!

Anónimo disse...

Para o anónimo de Qui Nov 03, 04:43:00 PM, que fala da oposição. Sobre este assunto em concreto do cemitério, documente-se primeiro antes de dizer asneiras. Convido-o (a) a ler as actas das reuniões de C.M. disponíveis no site da C.M. Leia que lhe faz bem.

Anónimo disse...

Claro : muros altos para quê ?

Nenhum defunto vai saltar ou fugir !!

Mas, como a obra está a ficar uma vergonha, cimento e granito à mistura

Vontade não lhes faltará de saltar ou fugir.

São mesmo obras à moda da Câmara Municipal.

Anónimo disse...

À Ex.mª anónima de 03/10:32PM( SE CALHAR)
Estimável Senhor(a):
Se me fosse a documentar de tanta asneira que vocês, oposição, têm ajudado a fabricar na Câmara Municipal, possivelmente teria um arquivo maior do que o do próprio Município. O seu convite para ler,que fará bem, não me parece que seja a leitura das atas da C. Municipal que venha a contribuir para o meu são cultivo cultural, (que preciso, confesso), pois ali são vertidas tantas asneiras, que é exatamente por isso que este concelho está na situação em que se encontra.
Se me permite, aconselho-o(a) a não ser tão acrimonioso(a) quando lhe apontam erros de apreciação política, neste caso sobre o cemitério de Carrazeda, porque, afinal V. Senhoria fez parte absolutamente da triste história do chamado novo cemitério do "Grou" e agora nesta suposta ampliação, esconde-se atrás do conveniente em vez de se assumir na plenitude dos atos, como digo, políticos!
Refiro-lhe ainda que é vergonhoso, porque manifestamente sentido por toda a população concelhia, que uma oposição política em maioria, deixe este concelho derivar para formas de governação tão incompetente e por isso, tão lamentável!
Enquanto houver políticos neste concelho, quer no ativo, quer na oposição, que não assumam na plenitude as suas responsabilidades nomeadamente na participação ativa dos elefantes brancos existentes e à mostra de todos, que nos arruinaram financeiramente, NÃO IREMOS A LADO NENHUM, a não ser ao atraso atávico que desde o 25 de Abril sustentamos através de um voto, que embora democrático, é também um voto inculto e de conveniência bajulada, como aqueles votos que na maioria dos casos o (a) colocaram no sítio em que politicamente está!
Lembre-se no entanto que o velho ditado vai vigorando: "há mais marés que marinheiros"... e este concelho não poderá continuar eternamente pendente de populismos atávicos...
Mirem-se bem nesta ampliação do cemitério de Carrazeda, mirem-se bem no cemitério dito de "NOVO", mirem-se neste pobre e atrasado concelho!...

Anónimo disse...

O senhor presidente mais os seus assessores,secretáros e colaboradores políticos,não se inibiram de propagandear quer na comunicação social, quer localmente(em comércios, cafés, festas...) as mais vergonhosas falsidades sobre o cemitério novo,( que era um pântano, tendo mesmo permitido- pois tinha conhecimento- que um ribeiro corresse durante meses contra os muros do cemitério, para ver se o inundava, minando aquelas infraestruturas) apenas porque pensou que isso lhe ia render mais uns votos. Mas a verdade é como o azeite...os documentos são todos públicos, quer os pareceres das entidades, quer as decisões tomadas na CM e na AM. Consultem esses documentos e concluirão como são os jogos do poder, do que é a pequena política!

mario carvalho disse...

Infografia: Saiba quais as freguesias que vão deixar de existir
04 Novembro 2011 | 17:46
Bruno Simões - brunosimoes@negocios.pt

Rui Santos - infografia



http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=517189




http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=517189

Carrazeda De Ansiães Beira Grande 143
Carrazeda De Ansiães Fonte Longa 299
Carrazeda De Ansiães Lavandeira 162
Carrazeda De Ansiães Mogo De Malta 111
Carrazeda De Ansiães Parambos 248
Carrazeda De Ansiães Pereiros 236
Carrazeda De Ansiães Pinhal Do Norte 261
Carrazeda De Ansiães Ribalonga 87
Carrazeda De Ansiães Seixo De Ansiães 291
Carrazeda De Ansiães Selores 135
Carrazeda De Ansiães Zedes 150

Anónimo disse...

Está bem acesa a discussão, sobretudo do cemitério. Mas eu deixava aqui uma sujestão:... Depois de tanto se dizer sobre o velho e o novo cemitério, se se acaba, se não, não será melhor deixar os mortos decidir???!!! Quem sabe se não fariam melhor do que os vivos, pelos vistos, têm feito????!!!!
Ou será que o concelho foi sempre governado por mortos???!!!
Bom, e não será só o concelho. Ao que se vê, Portugal inteiro só tem sido governado por defuntos de espírito. Pois não vêem como a nossa sepultura está já tão funda?
Tanto que quase já se vê a Nova Zelândia. Era para onde eu fugiria, se fosse mais jovem. Assim, lá terei de ir parar a uma cova de uma aldeia que vai morrer... E o que mais me chateia é ter um dia destes de dizer que nasci para a vida numa freguesia morta do Concelho de Carrazeda de Ansiães!!!
E ainda bem que já tenho o cartão de cidadão pois, de contrário, ainda me arriscava a andar com um documento falso na carteira! Do que eu me livrei!!!

Tenham todos muito bons dias e boas noites, se possível com umas castanhinhas à lareira iguais às do ultimo post.
Com os meus melhores cumprimentos
Rafaela Plácido

Anónimo disse...

Exmo sr(a) de 4 Nov.10h 20...está redondamente enganado!... não é Senhora, é Senhor!

Anónimo disse...

MIREM-SE!!!...

Anónimo disse...

O povo não elege democraticamente aqueles que o governam?Não será o povo que deve pensar melhor a quem dá o seu voto? Mas também é certo que da esquerda à direita não há diferenças!...Fazer o que^?

Anónimo disse...

O povo elege democraticamente os governantes, mas validando propostas que assim que eleitos poucos ou nenhuns as cumprem...

Anónimo disse...

Não deixemos morrer assim os cemitérios.É preciso dizer mais qualquer coisa.
A hipótese de um cemitério novo nunca devia ter sido posta,pois há tão pouca gente em Carrazeda e cemitérios em todos os lugarejos,que um aumentozeco do velho cemitério seria mais que suficiente.
Mas o que é um facto é que o cemitério novo está construído e suficientemente grande para nele caberem todos os defuntos do concelho.
Alvitro uma solução:deixemos todos os cemitérios do concelho funcionar
enquanto houver alguém que cuide deles.Quando já ninguém tratar deles,então fecham-se todos e fica o novo a funcionar para todos os mortos do concelho.
O pior,como disse, é se,entretanto,constroiem um qualquer crematório e todas as pessoas optam por serem reduzidas a cinzas.
Acalmem-se,no entanto:esse problema já não será para muitos de nós.
JLM

Anónimo disse...

aaaahahahahahahahah!

Anónimo disse...

A coragem é precisa para denunciar os desmandos dos politicos.
A falta de meios de comunicação no Concelho para noticiar objectivamente os factos é um factor gerador de erros, de não desenvolvimento, de caciquismo...
os correspondentes só falam bem da voz do dono ou noticiam misérias, mas nada investigam e ocultam o errado.É pena.