30 março 2011

Ascenção em queda

O pintor Ângelo de Sousa morreu hoje no Porto, vítima de cancro.Era natural de Moçambique e tinha 73 anos de idade.
Ângelo de Sousa é o autor da escultura "Ascensão Duas Faces", constituída por vinte e um blocos de granito sobrepostos a formar uma pirâmide.
A escultura sita junto do Mercado Municipal está inclinada e em risco de queda. A melhor homenagem que se lhe podia prestar era proceder à reabilitação do conjunto escultórico em Carrazeda.

3 comentários:

josé Neves disse...

A escultura monumental de Angelo de Sousa é a única que o artista realizou em granito. Por este motivo e pela sua qualidade vem citada já nos roteiros de escultura e apareceu como obra marcante do autor no currículo póstumo que apareceu nos jornais nomeadamente no Expresso Consolidá-la é um dever de cidadania e de cultura. Em boa hora foi lançado esta alerta, que espero tenha resposta imediata

Anónimo disse...

Sem dúvida que esta obra em granito é de grande qualidade e beleza e a que melhor se enquadra no espaço, não ferindo outras construções ( o que acontece com outras espalhadas pela vila e pelas aldeias do concelho).
Esperemos que rapidamente solucionem o problema, não a deixando degradar, o que acontece com tanto património do nosso concelho.

Anónimo disse...

A minha sensibilidade(ou ausência dela)não aprecia muito esta escultura.
É a única do escultor em granito,dizem.O granito é,em grande medida,tosco.A escultura,para estar de acordo com o material usado,teria de sê-lo também.Poderemos dizer que, por isso,o tosco do material e o tosco da escultura resulta no belo global.Será?
JLM