17 outubro 2010

Mais uma vítima na Selores, agora em acidente com tractor

Eduardo Pinto,ontem no JN

"Mais uma morte na sequência de um acidente envolvendo um tractor agrícola. Aconteceu ontem, cerca das 13.00 horas, em Selores, Carrazeda de Ansiães. A vítima é António José Reis, um emigrante na Alemanha já aposentado que passava a maior parte do ano na sua terra natal, onde cultivava pequenas propriedades." (...) Toda a notícia aqui.

Era o António Zé, um das memórias mais carinhosas da minha infância e assim nesta viagem no tempo, a perda é mais sentida. Ele e o António da Ferreira, uma década mais velhos, constituíram-se durante um certo período da meninice os meus dedicados protectores. Sei que contou muito mais o rebuçado que a minha mãe lhes dava nas visitas à taberna que qualquer outro factor. Era certo, que eu gozava da impunidade perante qualquer investida mais violenta dos pares da mesma idade. Porém muito mais que isso eles eram os amigos mais velhos e isso dava-me um estatuto sem igual que nunca lhes agradecerei. Pena a curta duração, já que a emigração depressa me roubou as asas protectoras destes bons "rapazes".
O "António Zé do Casal" para mim não morreu, pois vou guardar um enorme carinho e a sua recordação há-de sempre perdurar. À família, solidariedade na dor.

P.S. Esta é segunda tragédia no presente ano na minha aldeia natal, Selores. Depois da morte da Diana no palheiro, agora o falecimento do António José neste estúpido acidente de tractor. É demasiado para os pouco mais de cinquenta habitantes da aldeia.
Na altura e a propósito do funeral da Diana congratulávamo-nos com o suposto pagamento das exéquias pela empresa onde trabalharia um familiar. Apesar da fonte segura da notícia e da promessa da empresa, nada disto aconteceu. Todas as despesas foram suportadas pela família. Acresce que a Câmara Municipal pela palavra do seu mais importante responsável teria também prometido ajuda, que até há bem pouco tempo não colheu provimento. A caminho da edilidade seguiu uma missiva rogatória que espera resposta. Queremos estar certos que será uma "carta a garcia"...

1 comentário:

Anónimo disse...

Paz à alma deste senhor e as mais sinceras condolências á familia e amigos. Quanto ao funeral da Diana, logo imaginei que era esmola demais, estes senhores apenas se interessam pelo lucro!Na minha opinião até fizeram o funeral pois na ideia de alguns iria ser coberto pelos media e iriam ter publicidade gratuita, é sempre assim, neste mundo solidariedade há muito pouca.