Newsletter n.º 6
Folha do dia 3, Pombal é anti-Dantas, à conversa com Almada Negreiros!
Quem já escreveu na folha do dia 1 que sentiu espíritos (por favor ler folha do dia 1. não é que tenha vergonha de o afirmar, mas prefiro que compreendam o contexto), pode também agora dizer que fala com Almada Negreiros.
Agora te percebo, Ó Almada! Diria mais…Se Dantas é do Pombal, quero ser do Pinhal! Puxando isto para uma perspectiva mais regional e facilmente compreensível. Dantas até pode ter sido um bom médico, não discuto…talvez um bom político (se calhar melhor que tu!)…mas constatar Como é diferente o amor em Portugal em vez de Como é diferente o amor em Portugal e os espectáculos no Pombal é de quem realmente deverá ser acusado de retrógrado, por palavras tuas! É que a avaliar pela quantidade de visitantes que Pombal de Ansiães teve ontem, bem se pode concluir que esta bela aldeia é diferente! Enfim, especial!
Ontem em Pombal de Ansiães houve cinema e música…mas música é música, por isso é considerada no Manifesto das artes como a primeira arte! Então quando é a primeiro sendo influenciada por Blues, melhor ainda! O Blues é um dos estilos musicais mais divulgados em todo o mundo e a sua complexidade fá-lo estar no topo da música…por isso quem toca Blues só pode ser um bom músico, logo os Onion Jack são óptimos músicos! Estes Onions, de Cebolas não têm nada…é só comprovar a mistura de sons que oferecem, tão variados, que agradam a quem gosta dos anos 70 e 80. Sublinhando que a música que fazem leva sempre um cunho pessoal…Boa malha rapazes!
Houve também, na noite terceira do FARPA, cinema. O documentário Pare escute e olhe… um documentário que quer mostrar que a linha é tua, minha, de muitos outros que acreditem que esta, por ser considerada pela crítica internacional como uma das 3 mais belas travessias férreas da Europa, deve ser um motor de desenvolvimento económico-social do distrito de Bragança. Assim haja coerência por parte daqueles que já nos habituaram ao contrário. Que mal terão feito os transmontanos para nos tirarem tudo?
E assim vai o FARPA…Muito público, o que deixa os artistas de palco e a organização muito satisfeitos. Bom tempo, ajuda a melhorar o espectáculo. E o facto de ainda estar este festival nos primeiros dias, deixa aliviadas as gentes, pois outras noites especiais ainda estão para vir! Direi mesmo que o FARPA é melhor que um casamento cigano!
A organização dos festival agradece a muita gente presente em todos os espectáculos. Reforçando que o FARPA já não é do Pombal, apenas é no Pombal. Para toda a gente, para quem quiser vir! Voltai sempre e tragam um amigo também!
Como é diferente o amor em Portugal e estar longe do FARPA no Pombal!
Newsletter n.º 9
Folha do dia 5, noite de Óscares em Pombal.
Chegou o dia 5 do FARPA, a partir de agora faltarão sempre menos noites relativamente às que já passaram. Isso não significa, porém, que terão menor qualidade. Veja-se por exemplo a noite a que se refere este texto…verdadeiramente de variedades! O público, esse continua a não descolorir a plateia. Tanta gente, tanta alegria! Se houver um futuro candidato à autarquia a prometer um parque de estacionamento, votarei nele! Só carros, gente e mais gente, assim sim!
No que aos espectáculos diz respeito, ontem foi o dia de Luís Fernandes comprovar que, de facto, os escritores portugueses foram criados com o dom da palavra! É de facto impossível dizer-se que Camões e Pessoa são os expoentes, quando há outros nomes como Gil Vicente; Bocage; D. Dinis, entre tantos outros. Da mesma forma que nem sempre os escritores escolhem as palavras mais harmoniosas, também Luís Fernandes é inovador a passar as ideias. Fá-lo com um espectáculo simplicista e humorado. Este artista, o verdadeiro artista, arrisco a dizer, é declamador de belas palavras ao mesmo tempo que é músico. Com Luís Fernandes ficamos a conhecer a arte da poesia e da música sob uma perspectiva diferente! Um bom espectáculo para ver em família!
O último espectáculo da noite foi de cinema. Rodou o filme Iron Man 2, para Camões, O Homem de Ferro 2. Este filme viu um dos seus actores nomeado para um Óscar, o prémio da academia norte americana para as melhores categorias cinematográficas. Logicamente, só poderia passar em Pombal de Ansiães.
Apetece-me dizer, agora que soube que alguém que não é de Pombal de Ansiães foi tomar um medicamento para a dor de cotovelo que, Este prospecto não dispensa a presença nas noites FARPA. Sei também que, o nosso festival é o único no qual S. Tomé não precisa de ver para crer!
Continuai a visitar Pombal de Ansiães!
A organização
Sem comentários:
Enviar um comentário