10 junho 2009

SINAIS DOS TEMPOS

A QUEM SERVES ILUSÃO?!...
Foi com surpresa que o País recebeu o resultado das eleições europeias e, nem o tal “empate técnico” que as sondagens sempre confirmavam se verificou.
Parabéns ao PSD a nível nacional, que festejou com alegria e champagne a sua vitória, o mesmo não aconteceu a nível local – Carrazeda de Ansiães- que nem pequena mostra pirotécnica aconteceu, ou seja foi um acontecimento normal,corriqueiro, esperado tal como na Madeira, mas aqui a abstenção foi mais elevada.
Os Carrazedenses dão o seu voto ao partido que há muito escolheram, independentemente da “Equipa” que venha a concorrer às eleições, duvido que até saibam o nome do 1º da Lista o Dr. Paulo Rangel. Sabiam que a Drª Edite Estrela – nossa conterrânea da freguesia de Belver – concorria pelo PS em 2º lugar? Sabiam, muitos sabiam e nem assim votaram nela – a ingratidão é um acto feio e ridículo – e tem desenvolvido um trabalho notável no Parlamento Europeu, nessa Europa que dita as Leis que um dia todos nós vamos ter de cumprir, independentemente do Partido nacional da nossa simpatia.
As coisas funcionam deste jeito e ainda dou mais um exemplo: - Um dia o Zé concorre pelo Partido Socialista à Junta de freguesia lá da terra e, perdeu. Nas novas eleições o mesmo Zé, que até era bom rapaz- concorre pelo PSD e e, ganhou . Ficou-se a saber que o importante era o tal PSD, com o qual as pessoas simpatizam e elegeram como seu clube favorito. Assim é que nas próximas eleições legislativas a Drª Manuela Ferreira Leite espera - o que é legítimo – um bom resultado e, no distrito de Bragança, vai certamente ganhar, concorra quem concorrer e aguardamos o tal sinal de esperança, que os socialistas vão fazer chegar aos seus eleitores, pois há necessidade de acreditar na mudança de atitudes e acções deste Governo.
Perante este quadro, é natural que para as próximas eleições autárquicas, os candidatos do PSD exibam um sorriso de orelha a orelha e digam que são favas contadas, ou seja estão no papo, já ganharam. Assim poderá ser, os Socialistas nestas eleições são 638, contra 1.433 votantes do PSD. Mesmo que se adicionem os votos do PCTP/MRPP e outros do BE e outros a distância ainda é grande. Mas, ainda há que contar com uma candidatura independente e também o candidato do CDS e os comunistas que ainda são 95. Não vai ser uma luta fácil e se é verdade que graças ao “Simplex” e às novas técnicas informáticas, a actualização dos Cadernos Eleitorais é automática, ou seja morre um eleitor, a Conservatória comunica o facto à Comissão de dados e depois esta dá a respectiva baixa, limpa o caderno respectivo. Há também um outro milagre que é a inscrição de novos eleitores, Dizia-me uma fonte que na sua freguesia teve 7 baixas por morte e nasceram 30 novos eleitores. Como se faz? É fácil basta obter o cartão de cidadão – no Estrangeiro ou em Lisboa – ao dar a naturalidade, vem cair no Caderno Eleitoral da sua freguesia e assim o concelho de Carrazeda tem inscritos 8.058, quando nas últimas eleições eram poucos mais de 7.000 eleitores. Quem sabe se por via disto as eleições autárquicas vão beneficiar os seus candidatos, venham os votos por Procuração ou correspondência. Termino como iniciei este trabalho de reflexão, que os Socialistas não se iludam, pois o símbolo – força- da chaminé, é muito capaz de chamuscar a frágil rosa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dizia-me há dias um amigo:
Olha, o que acho é que tu, é que devias candidatar-te à Cãmara...
E eu, mesmo sem ler o "Manel" Pinto, disse-lhe:- O que eu te posso dizer, é que há muito que estou farto de aturar malucos!

Anónimo disse...

Pois é, eu votei PSD nas Europeias, mas nas autarquicas vou votar numa pessoa que já mostrou trabalho, ou seja na lista independente.
E porque não no PSD?
Porque ao ver o curriculo do candidato do PSD, verifiquei que este sempre ocupou lugar para os quais não trabalhou, apenas ocupou sem qualidade para tal, Escola Profissional, ensino recorrente e outros....
Por tudo isto e muito mais, desta vez a chaminé não vai fumegar...

O capuchinho laranja

Anónimo disse...

Então, diga-me capuchinho laranja:
- Qual o trabalho de mérito ou excepção que nos deixou a Independente?!
- Que medidas tomou para reduzir custos na gestão do Município?!
- Quais as iniciativas que teve e fez valer para o bem das nossas crianças e jovens?!
- O que medidas tomou para o desenvolvimento local a nível de: Desporto, Cultura, Tempos Livres, Educação, Comércio, Industria....!?
- E a nível social ?!.... não tente, porque não consegue encontrar respostas.
- E todas as festas, feiras, exposiões e similares ( floriados)que se foram organizando ao longo dos últimos anos só contribuiram para engordar a dívida do Município, e olhe que a verbas gastas já davam para um investimento significativo.
Pense bem!!!!