O PSD e o CDS entenderam-se e concorrem juntos às eleições autárquicas no concelho de Carrazeda.
Fonte bem informada garante-nos que o CDS ganha um 3.º lugar na lista para a Câmara Municipal e coloca três elementos em lugar elegível para a Assembleia Municipal. Este é um bom negócio para o partido de Portas se verificarmos a contínua perda de influência no concelho. Lembra-se que os democratas cristãos governaram a Câmara durante 20 anos (1976-1985).
A primeira coligação concelhia entre os dois partidos surge em 1979 e constitui o primeiro acordo nacional, constituindo-se um prenúncio da AD
O PSD denota receio perante a dispersão de votos, fruto das fracturas internas, e trocará o que julgará certo pelo incerto. No deve e haver, tem quase como certo a perda de um vereador, bem como uma diminuição dos deputados municipais. Em termos de dinâmica de pré-campanha estas fraquezas podem se pagar em número de votos.
Lembra-se que o PS teve quase como certa a coligação com o CDS, “negócio” desfeito pela direcção nacional; também tinha sido aprovada uma união com o PPM, como referido aqui; agora a aliança com os social-democratas falou mais alto, pois outros valores se levantam.
Se bem me lembro, foram também os actuais dirigentes do PSD, os principais críticos de antigas alianças entre os dois partidos.
O povo julgará…
28 comentários:
Esta dinãmica de coligação é consensual a nível nacional entre os dois partidos, sempre que a nível local haja vontade e entendimento para essa estratégia.
Ao não ser candidato o actual Presidente da Câmara acordou ambições e gerou o aparecimento de novas candidaturas para além proposta pelo partido, o que poderá quase dizer-se que o polvo de desmembrou.
É certo que a candidatura socialista, vinda de resultados vencidos não mobiliza o eleitorado, e não o tendo feito antes, dificilmente ganhará dinâmica no próximo acto eleitoral para a autarquia, depois de resultados desmotivadores nas Europeias e provavelmente nas Legislativas.
Esta coligação vem reforçar o projecto social democrata, desmobilizando mudanças numa ala duvidosa com alguns afectos aos candidatos independentes, ganhando dinâmica vencedora, sentindo as sinergias do apoio democrata cristão.
Uma estratégia auspiciosa e que terá sucesso, desmobilizando os núcleos independentes, que o povo punirá por ambição insubmissa.
Se assim for o PSD veio mostrar que mais vale trabalhar em comum com um adversário amigo do que com correlegionários infiéis e demasiados ambiciosos.
O conteúdo mostra como estão inquietos os oposicionistas à candidatura social democrata.
O artigo evidencia essa inquietação.
E o povo saberá apoiar esta estratégia inteligente.
Tudo que não seja por mim é contra mim. Essa é uma velha máxima datada e descontextualizada.
Espero que só por se terem juntado não deixem de pagar finos nos bares em duplicado...
Fico muito triste com esta noticia, pois veijo o PSD sem ideias próprias e sem rumo.
Gostaria ainda de ouvir o Sr. Tito Reis que foi sempre contra as coligações.
Um PSD atento.
Este "PSD atento", meu companheiro, mostra que tem boa memória e está contra esta coligação, pois sabe que isto desvirtualiza o sentimento e a filosofia da nossa verdadeira social-democracia. Por isso e muito mais, também não me revejo nesta coligação oportunista e desastrada e sabeis porquê? Porque assim estamos a abrir as portas de uma coligação PS/Olímpia e assim iremos ter uma derrota vergonhosa.
Na política não há estratégias eternas e têm de ser desenhadas em cada nova etapa.
Esta coligação, a avançar, vem reforçar certamente um projecto político e pode gerar um maior debate sobre a realidade socio-económica do concelho e da influência de uma boa gestão autárquica no seu desenvolvimento.
Em eleições autárquicas as boas soluções seduzem-me mas também percebo que os outros candidatos se sintam incomodados, se a notícia for informativa e não consultiva.
Uma notícia é, por definição analógica, informativa e está sempre sujeita a consulta, pelo que, também é consultiva. O primeiro parágrafo é consensual. Mas a coligação de direita pode sempre suscitar uma coligação mais forte e, a meu ver, muito mais útil e competente para o nosso concelho, como será o caso, altamente provável (Olímpia tem inteligência suficiente para perceber isso) de uma coligação PS/Olímpia. Cá estaremos para ver...
Falta saber numa possivel coligação PS/Olímpia quem fica em segundo plano nestes jogos de interesses??? Deixo a pergunta no ar para os mais "iluminados"...sim que, pelo que tenho observado existem muitos em Carrazeda...
Meus senhores mas desde quando o PS e a drª 0 fazem frente ao PSD?
O PSD tem que concluir o seu tratamento de quimioterapia pois o carcinoma Eugénio não pode continuar a espalhar as suas metastases, pk não recorrer a cirurgia para o retirar?
Ja mais o PSD s vai deixar vençer por tal doença.
Paulo Costa
A notícia pode ter esse objectivo:consultar.Lançar o fumo para ouvir como tossem. Foi assim que entendi.
Não deve haver grandes receios de uma coligação PS/Olímpia pois não lhe é cedido,a ela, o esforço de liderar sob pena de grandes estragos e ela não aceitará de outra forma.
O PS entraria nessa onda? Duvido muito tendo em conta o perfil do seu candidato e as tendências do povo carrazedense que entenderá os benefícios de uma coligação estável de centro direita.
E desde quando não houve neste concelho uma real coligação entre PSD e CDS?
Digam-me lá por favor!
Se as coligações podem ser formais e/ou informais, façam o favor de reparar que desde 1976 as listas do CDS e PSD ou PSD e CDS outra coisa não são que uma mistura de pessoas dos dois partidos que conforme conveniência de cada se têm associado para...
Mas pior que isso, muitos PSs por lá se misturam quais toupeiras, por natureza cegas...
Anda "tudo" maluco, sem honra, sem dignidade e sem pingo de vergonha!
É por isso que cada vez mais admiro uma pessoa que andando por "aí" sempre se mantendo adepto fervoroso do PS, nunca rebuscou ou procurou "toupeirices" que lhe eram tão fáceis para a sobrevivência social e política...
Mas não, estamos numa sociedade completamente descaracterizada onde cada político defende hoje o que ontem desprezava e reprovava para amanhã defender o seu contrário!
Há um comentário que diz mais ou menos isto: O Tito R. foi sempre contra as coligações...
Mas, e agora, sendo verdade a coligação PSD/CDS, que dirá ele?
Nada dirá?
Claro que nada dirá, como sempre nada disse às prepotências que sempre admitiu ao seu presidente Eugénio, mesmo quando (sempre) lhe (pôs) põe a "pata" em cima.
É este tipo de subserviência, atroz por tanta evidência que faz de nós o expoente máximo do atraso e da indigência política!
O querer ser, mesmo que incompetentemente, a QUANTO OBRIGAS!
Isto é verdadeiramente CARRAZEDA DE ANSIÃES, no seu melhor!
Essa era boa, coligacaoOlimpia/Ps. Quem seria o segundo nome, Olimpia ou Faustino da lista? Quem dos dois nao se importaria de descer?
Como eu vejo as coisas.
Ora vejamos e é a minha modesta opinião:
Se fossem as três forças políticas a votos e mais outras que para o caso não interessam, a minha análise é que o resultado em termos de deputados seria 2-PSD, 2-PS e 1 - Independentes ou CDS.
Após a coligação ficaria , à primeira vista, 2 - PSD com a presidência da Câmara, 2-PS e 1 -Independentes, MAS, com a coligação pretende-se 3 - PSD 1 - PS e 1 - Independentes, por isso a coligação PS/Independentes é só para meter medo à coligação PSD/CDS e dor de cotovêlo. Vamos mas é trabalhar para o terceiro e o resto é paisagem.
PSD/CDS carrazedense
Com muita pena minha, mas pelo que tenho ouvido pelas freguesias a Dr. Olimpia vai ganhar as eleições com larga vantagem.
A atitude da conselhia do PSD de fazer coligação com o CDS-PP é simplesmente uma atitude de quem sabe que está em vias de perder as eleições.
Também existem candidatos ás juntas nas listas do PSD que vão votar na Dr. Olímpia Candeias, o que demonstra o mau trabalho que esta concelhia está a fazer.
Um PSD atento.
APESAR DE TUDO, O MAIOR CONFORTO QUE A CANDIDATURA DO JOSÉ LUÍS ME PODE DAR, É O FCTO DE VER GRADAS FIGURAS DA SOCIEDADE CARRAZEDENSE COMO SENDO UM TAL ACÚRCIO E ISOLINO, TRAZEREM NOS SEUS POTENTES BÓLIDES O ANÚNCIO DO SEU APOIO PESSOAL E POLÍTICO!
POR ONDE QUER QUE PASSEM, ESTES "RAPAZES" FAZEM FIGURA...E O JOSÉ LUÍS FICA MUITO MAIS CREDÍVEL!
PREOCUPANTE É A FREGUESIA DE MARZAGÃO DIZER QUE TAMBÉM DÁ O SEU APOIO!
Tanto PSD atento que agora anda por aí. Se forem todos como a Olímpia são óptimos sociais-democratas. Acima de tudo respeitadores da democracia, senão passamos a factos: Estes sociais-democratas quando votaram para a concelhia do PSD, última eleição, Junho de 2008, pela calada fizeram a campanha deles, 16 votos brancos, muito bem, aqui a democracia funcionou a 100%, nada a opor, voto secreto, cada um e a sua consciência, acto realizado sem qualquer dúvida com a maior transparência.
Eleita a comissão politica, aceite por todos que a escolha do candidato à câmara municipal deveria também ser por voto secreto, sem qualquer reservas, pois este é o acto mais democrático que existe, até aqui tudo muito bem.
A própria Olímpia se disponibiliza, autoriza sem qualquer reservas, que o seu nome seja posto a votação como pretendente candidata pelo PSD á Câmara Municipal.
Efectua-se a votação a escolha, recai sobre outra candidatura. Houve-se que não houvesse campanha, todos os candidatos tiveram oportunidade de falar com os membros da comissão e efectuar a sua campanha.
Que, grande asneira foi esta votação na boca de alguns demagogos, ou pseudo sociais-democratas, porque o acto já não foi democrático. Pura HIPOCRISIA. Para não dizer gente sem princípios, enfim… foram estes sociais-democratas que nos serviram ao longo destas ultimas décadas, só peço aos Carrazedenses para fazerem um pequeno exame de consciência, para verificaram o que esses salta poças, fizeram neste concelho, ou antes pelo contrário, serviram-se dele, cada um que tire as suas conclusões.
A própria Olímpia estando como esteve na Assembleia da República, penso que ainda teria aprovado algumas leis, será que não aprendeu o mimino como funciona uma democracia representativa? Enfim, carrazedenses é esta gente que rodeou o PSD e queria continuar a rodear. É esta gente defensora de um regime democrático.
Por agora não valerá dar muitos mais exemplos da democracia que esta gente defende, mas estaremos atentos para esclarecer aqueles que ainda são verdadeiros democratas.
Numa coisa não teremos dúvidas, na hipocrisia, na falta de carácter, na falta de princípios, uma pessoa já ganhou a Olímpia e a sua tropa. Já agora não se esqueçam de começar a alinhar a tropa num campo ali para os lados do alto do vilarinho, pelo menos hectares de terreno não faltam, e Carrazeda de Ansiães sem um simples e humilde campo de futebol para a pratica desportiva, e os nossos jovens a joagarem nas praças e ruas da vila. "Façam uma obra de caridade cedem o terreno à Câmara Municipal para as instalações desportivas que tanta falta fazem" "ou será que os terrenos já são privados"...
Quanto ao resto vamos aguardar, a campanha ainda não arrancou, muitas e muitas coisas haverá para esclarecer, ou será que esta gente está rodeada de uma bolha de protecção intransponível. Parece-me que a bolha será de sabão, cuidado porque com um simples sopro rebenta.
Um PSD atento.
Será que o voto de um intelectual vale mais que o do Acurcio ou Isolino. Nas urnas afinal quanto vale o voto do dr., eng. ou agricultor, gostava de saber?
Já agora estes pessoas simples e hunildes sempre foram do PSD, qual o problema de manifestarem a sua posição?
Ou será que os apoiantes da olimpia e faustino, nem isso fazem, vamos lá tenham coragem, mostrem o vosso carácter...
Pelo menos os eis democratas moguenses deveriam fazer o mesmo nas suas viaturas, e são muitas, desde carros de trabalho a potentes máquinas...
Sobre este assunto elogio a atitude do Sr. Isolino e Sr. Acurcio.
Pelo menos assumem a sua posição e o seu apoio pessoal ao Prof. José L. Correia, mesmo que este tenha sido apoiante infectível do "coveiro" do concelho, Eugénio de Castro e logo co-responsável pelo estado da nossa "terrinha".
Já "Marzagão apoia..." parece-me de uma prepotência absoluta própria de regimes autoritários, porque o Sr. L. Telmo não é dono de Marzagão e muito menos dono das ideias e escolhas das gentes de Marzagão.
Se fosse "Marzagonês" apresentava queixa em Tribunal e quase de certeza que o autocolante seria retirado.
Cristovão.
Tb é ser democrático apresentar uma lista independente? Ou não faz parte do "regime" de alguns?
Já agora, a coligação é o maior sinal de fraqueza que o PSD de Carrazeda teve.
KO
O PSD atento que escreveu o comentário do dia 26/06 ás 11h45 podia muito bem assinar Zéca, pois todos os leitores sabem que é este senhor que escreve os comentários de defesa do Prof. José Luís.
Sr. Zéca, não se esqueça do que fez á Dr. Olímpia e ao Eng. Rui Barata, que tanto o ajudaram e quando necessitou do seu apoio,o Sr. virou-lhes as costas.
O Sr.nao é uma pessoa de confiança, e nao consigo entender como ainda tem tanta influência na vida do PSD de Carrazeda.
Em relação à votação para a eleição da concelhia do PSD em que ouve 16 votos em branco, o Sr. e todos que faziam parte da lista não deviam aceitar dirigir o partido com este resultado, mas outros interesses existiram.
Também o informo que, o Prof. José Luis não seria o candidato do PSD ás eleições autárquicas caso a votação tivesse sido feita por todos os militantes da secção com cótas em dia.
Onde está a democracia que tanto esta concelhia tem vindo a defender? Só se estiver num grupo de 6 militantes que dizem ser a voz dos militantes.Está muito enganado, ainda existem muitos militantes que têm ideias próprias e não têm medo ás ameaças.
Um PSD atento.
JBA
Quando se fala nas figuras "gradas" do PSD que andam com autocolantes nos carros, não se quer dizer, objectivamente, que os mesmos "cidadãos" não tenham o poder de votar igual aos outros...
Era o que faltava em democracia!
No entanto não deixa de tratar-se de funcionários do "regime em continuidade" onde o cuidado de reserva deveria colocar-se...
E se eles, funcionários, não são capazes de atingir essa compreensão, quer o professor candidato, quer o actual presidente, algo podiam fazer no sentido de ambos não colocarem em causa a isenção e honorabilidade políticas dos restantes funcionários, que afinal, ainda têm bom senso, pelo menos por enquanto!
Evidentemente que quer um quer outro não vão ser promovidos a encarregados, mas a sua subserviência está demonstrada à saciedade!
Vamos supor (e será o mais certo) que o José Luís não ganha as eleições!
O Professor já viu o desconforto destas duas pessoas perante os colegas e a própria nova administração?!
Era bem preferível que lhe aconselhassem moderação em lugar de os ver metidos em "andanças" que não entendem.
Por mim estou muito pouco preocupada com o ridículo da questão, mas que, como funcionária me sinto desconfortável, disso não tenho dúvidas nenhumas!
Aliás é por estas e por outras que os que observam de fora estes e outros acontecimentos do género, não olham para nós, funcionários Municipais, com o respeito votado a outros funcionários públicos.
Porque menorizados por atitudes como estas, seremos sempre os parentes pobres do funcionalismo Português!
É "apenas" por isto!
De todo o modo se essas pessoas serão assim mais felizes...
Dono de Marzagão? Olha-me este!
Amigo não confunda a posse com a politica, veja lá se o "tiro lhe sai pela culatra".
Ao que sei nem todas as pessoas estão do seu lado.
Se no seu carro manda Vª Exª, então porque não colocou outra frase? Por Exemplo:
"EU APOIO O JOSÉ LUÍS".
Boa Campanha.
Esta dos autocolantes nos carros perdoem-me !!! mas é RIDÍCULA... será que a seguir vai haver sacos plásticos? Bonés? .... estava decidido a votar no eng Nuno... mas com esta coligação... volto à estaca Zero... ou seja Voto em Branco....
Mas ainda tenho esperança de ver/ouvir o que verdadeiramente interessa para o concelho....
Antes de funcionários são cidadãos! Têm o direito de apoiar, defender, seguir e votar em querem quiserem...E quanto ao próximo Executivo, seja quem for, tem o dever e obrigação de os tratar da mesma forma que a todos os outros. Ou isto é uma ditadura?!
Já agora....!!!!!
OFERTA DE EMPREGO TEMPORÁRIO
Sexo F/M
Disponível para o período da campanha autárquica.
Oferece-se:
Carro, combustível, corneta, cd's gravados.
Remuneração: A acertar em café a combinar.
Partido: O do costume. Contacte a sede.
Muito medo têm estes otários do partido que vai vencer as Autárquicas.
Força Jose Luis estou contigo, não preciso de carro, combustivel ou o que quer que seja, preciso da tua serenidade, honestidade e seriedade.
Um apoiante PSD
Os otários estão sempre a dizer mal do PSD, pensam que conseguem tirar dividendos desta política derrotista, mas no Concelho de Carrazeda vão continuar a votar PSD, disso podem ter a certeza, a Olímpia não tem hipóteses, até o Faustino e o José Alegre vão ter mais votos. A Olímpia é fingida. Enquanto os outros cabeça de lista lutam pelo que têm de lutar e não enfadonham as pessoas quando estas se encontram a descansar dos seus trabalhos do campo.
Força BE, PSD, CDS e PS, nãon receiem Olimpia Candeias, aquilo é só paisagem, por dentro não tem nada.
Toninho
Enviar um comentário