11 junho 2009

A4 e IC5 podem ter que esperar

TGV: ser ou não ser, eis a questão. José Sócrates está cada vez mais pressionado a suspender grandes projectos de obras públicas, como a rede de alta velocidade, o novo aeroporto internacional de Lisboa ou a 3ª travessia do Tejo em Lisboa, para já não falar das novas auto-estradas. E a pressão começa a vir de dentro do partido, até de sectores que lhe são directamente afectos, cujo elevado índice de "socratismo" nunca foi posto em causa.

O deputado José Carlos Mota Andrade é vice-presidente do grupo parlamentar, membro da comissão política nacional e líder do PS de Bragança. (...) Ontem, ouvido pelo DN, Mota Andrade não podia ter sido mais claro. "Tudo o que era verdade e era indiscutível antes das eleições terá de ser reavaliado. Ou então é porque não percebemos nada do que se passou. Para isso confio no secretário-geral do partido", disse, quando questionado sobre o insistir de José Sócrates em grandes obras públicas.

(...) mais no DN

Vamos a factos:
O PS consegue no distrito de Bragança metade dos votos obtidos pelo PSD, o que pressupõe uma grande derrota;
O resultado das europeias é para muitos analistas e políticos uma clara avaliação negativa da política nacional do PS;
para o distrito e a região, o partido do governo tinha prometido a construção da A4 e do IC5, obras fundamentais para o nosso desenvolvimento;
o povo brigantino afirmou nas urnas um retumbante NÃO à política socialista (e também a estas obras públicas);
o PS diz ter entendido e agora diz que vai repensar os investimentos;
quem exulta é Manuela Ferreira Leite que vê a sua principal reivindicação (a paragem dos grandes investimentos) satisfeita.
Os trasmontanos vão continuar mais longe do desenvolvimento (também assim quiseram).
Tire as suas conclusões...

18 comentários:

Anónimo disse...

A IC5, o IP2 e a A4, segundo esta ordem, são imprescíndices para a nossa região, a fim de quebrarem algum do isolamento a que temos sido votados. Por isso, neste momento, torna-se imperioso avançar com estas duas obras. Contudo, outras há, tais como, o TGV e o novo aeroporto, os quais, em termos económicos, devem esperar por melhores oportunidades.

Atento

mario carvalho disse...

Acabaram com os Centros de saude, acabaram com as maternidades, acabaram com serviços, acabaram com subsídios agricolas acabaram com a linha do Tua e as possibilidades de desenvolvimento, acabaram com o pouco que existia a troco de promessas.... E os mesmos transmontanos em quem mais uma vez os transmontanos confiaram preparam-se para os trair .. até quando????

mario carvalho disse...

Porque não diz este sr Mota Andrade que pode e deve para o TGV, pode e deve parar a nova ponte de Lisboa, pode e deve parar o novo aeroporto, pode e deve parar a 3ª AE do Porto para Lisboa, pode e deve parar o apoio aos que provocaram a crises e que nunca a sentem pode e deve parar a vergonha da autorização da construção da barragem do Tua ...

MAS a A4 e o IC5 NUNCA.... São as estradas da JUSTIÇA

Anónimo disse...

Há aqui alguma confusão. Relativamnete à A4, ao IC5 e ao IP2, o Governo não prometeu. O Governo fez. Estas já estão entregues e nalguns pontos já em execução, portanto já não há volta a dar. Agora, que os transmontanos votaram contra estas obras, ai nisso não há qualquer dúvida. Assim como votaram contra a sua Região, quando essa questão lhe foi posta. É caso para dizer, "Pobres e brutos"...

Anónimo disse...

Andrade é o oportunista do sistema PS aqui no Nordeste. É aquilo que se chama a falácia de uma falésia que não pertence a esta “geologia” cultural e temperamental.
Nunca Andrade soube compreender o nordeste, porque, pura e simplesmente, não é transmontano!
O disparate reside no facto do aparelho da federação distrital PS o manter na liderança durante tanto tempo. O resultado está à mostra…espero que por pouco tempo.

O que Andrade diz não se escreve…até porque já está escrito.

Anónimo disse...

Portugal foi o país com a terceira maior quebra no consumo de energia no mundo


12/06/2009


Portugal foi o país com a terceira maior quebra no consumo de energia do mundo, de acordo com um estudo da British Petroleum (BP), citado pelo “i”. O recuo no consumo nacional de energia, que apenas foi ultrapassado pelas diminuições registadas no Turquemenistão e em Hong Kong, terá superado os 5% no ano passado e reflectiu a crise, a seca e o choque petrolífero.

Apesar da diminuição no consumo energético, resultante sobretudo da diminuição de importação de petróleo, a factura energética aumentou mais de 15%, de acordo com os cálculos do “i”, o que levou a uma redução do poder de compra das famílias e da competitividade das empresas.

fonte Jornal de Negócios

cumprimentos
mario

Anónimo disse...

Lamentável:
O PSD não quer, nem deixa que Trás-Os Montes se desenvolva e tire o pé do lodo, muito pelo contrário.
Os socialistas foram na conversa deles, daí dou razão ao anónimo de qui jun das 9,36

Anónimo disse...

Eu sou de acordo que IC5 A4 IP2 devam ser suspensos. Os transmontanos disseram bem de sua justiça no acto eleitoral passado...
Já sobre os Centros de Saúde, maternidades... etc. etc. apesar de ter mudado, até parece que nada mudou e os números falam por si.
Melhorou até Sr. Mário:
Unidades de Saúde Familiar, e especialidades que até aqui há ano e meio eram miragem hoje estão disponíveis, electrocardiogramas, fisioterapia, unidades móveis des erviços médicos ao domicilio...
Que subsidios agrícolas acabaram?
Para compra de jeep's de luxo?
Sobre a linha do Tua...
Há que respeitar quem opta pela barragem e eu sou um deles.

Ol

mario carvalho disse...

Concordo que respeitem quem opta pela barragem desde que apresentem argumentos em que se prove o benefício que ela tem para todos os transmontanos e não só para alguns senhor OL

Diga quais são .. nunca o fizeram.. e o próprio EIA diz que só são prejuízos

Diga-me qual é o seu benefício pessoal???

Anónimo disse...

Não me parece correcta a análise feita.

Como pode um transmontamo dizer não a obras que tanta falta lhe fazem?

Até podem os eleitores ter dado um cartão amarelo ao PS, mas não acredito que dissessem não á politica de obras públicas para o Distrito.

Tb não me parece correcto cantar vitória em eleições que apresentam acima de 60% de abstenção, isso sim, cartão vermelho a todos os partidos, que em tempo de eleições europeias discutiram muito pouco, ou quase nada, política europeia.

Mas isso também se reflecte nas opiniões... Levam-se os resultados para o campo nacional e até mesmo distrital e concelhio, quando é a Eropa que está a votos...

EA

mario carvalho disse...

Tanto nos preocupamos com o que se passa na China , nos estados Unidos ou em cascos de rolha,
Tanto nos preocupamos com o que se passa em Lisboa, no Porto em Bragança ou em Carrazeda,
Tanto nos preocupamos com o Benfica , o Porto ou o Sporting,
Tanto nos preocupamos com o PS, o PSD o PC ,
Tanto nos preocupamos com quem nem sequer conhecemos e....

Esquecemos os que estão ao nosso lado ou até os que estão em nossa casa

Mais um jóvem transmontano que não aguentou a pressão e acabou por desistir com 30 anos... Porquê João Afonso ??? Tanta esperança depositava em ti...

Fico mais sózinho mas não desisto, por ti e por todos

Anónimo disse...

Quem é o João Afonso?
Até podemos ter preocupação por ele..mas já agora, porquê?
Relativamente ao Engº Mota Andrade, sendo eu Socialista, e até por isso mesmo, há muito que já deveria ter dado lugar a outros mais novos e com menos vícios na política...!
Mas infelizmente este cavalheiro apenas cilindra quem se lhe apresenta pela frente!
No entanto a culpa não é dele. As concelhias hão-de colher o que semeiam!
Relativamente a obras públicas, sou de opinião que todas do Distrito de Bragança, entregues ou não, deveriam parar imediatamente!
O voto popular assim o determinou!
Quem não quer uma mãe mãe...

Anónimo disse...

este camarada considera voto popular uma abstenção de mais de 60% ?! Essa está boa! e acha que umas europeias têm alguma coisa a ver com as outras? desculpe lá, mas acho que está a interpretar mal. como é que pode considerar que as vias de comunicação já aprovadas para trás-os-montes (que não tem um cm de autoestrada)possam agora parar? como pode considerar que páre um IC5 que nos faz tanta falta como o pão para a boca em termos de aproximação aos grandes centros e portanto ao progresso? etc. etc.

Anónimo disse...

Quem vota é que tem razão!
A maioria dos votantes disseram não a toda a política deste governo e esses é que contam!
É que 60% dos que se abstiveram não são todos do PS, como parece querer dizer!
As Europeias nada têm a ver com as "outras" como diz, mas afinal as "outras" foram as que vingaram na campanha vergonhosa a que se assistiu!
Assim sendo foi a política do governo para o País que contou e só um "ceguinho" é que não pode ver...!
Que pare a A4 o IC2 e IC5!
Já!
E se Sócrates, acompanhado deste falhado Mota Andrade, pensa que neste recanto de Portugal, dará a volta por cima, está muito enganado.
Assistiríamos ao comer do isco para no anzol se ver lodo e lixo!
É o que se vê!

Anónimo disse...

"Quem vota é que tem razão". Estou perfeitamente de acordo. E também não acho, evidentemente, que os mais de 60% de abstencionistas sejam todos do PS, mas que estará lá a esmagadora maioria, disso não tenho dúvidas. Repito é que as eleições europeias nada têm a ver com as legislativas e muito menos com as autárquicas (só um ceguinho é que não vê isto). Quanto à campanha vergonhosa a que assistimos, ela foi feita pelo PSD/CDS , pois para as europeias limitou-se a atacar ferozmente o governo, num bota abaixo aflitivo, sujo e desleal, e "esqueceu-se" de clarificar os eleitores sobre o essencial: as suas propostas para as europeias.

Anónimo disse...

Começa tudo a ficar mais claro!
O CDS começa a assediar o PSD para uma coligação pós eleitoral e o PSD começa a abrir-lhe esse caminho!
Não há dúvida absolutamente nenhuma!
Se o PSD ganhar as eleições, o problema de maioria para governar está resolvido!
Começemos então a pensar no que será esse governo, pois já tivemos e teremos mais do mesmo!
Ainda há quem se queixe do PS!
Depois é que veremos, se não morrermos cedo!
O PS, naturalmente começa a sua via sacra e é bom que chame às coisas pelo seu nome se quer ainda acalentar a esperança de vitória.
De facto não estou a ver o PS a coligar-se com o Bloco e com o PC muito menos...
Com o CDS de PP, jamais!
Ou só, ou então que vá para a oposição!
NUNCA GOVERNAR A QUALQUER PREÇO!

Anónimo disse...

Quem sera mais falhado Mota ou Adão?! É pena que os transmontanos ainda olha ao raio da chaminé!!! Será que ainda não entenderam que neste distrito apenas o PS executa obras. Os senhores do PSD prometem e não cumprem, apenas um exemplo onde esta a famosa universidade de bragança prometida por Durão e Adão!!! A F. Leite mostrou-se logo contra as nossas estradas da justiça!!! Chego a conclusão que este povo de trás os montes é pobre e mal agradecido.

Anónimo disse...

Os eleitores do Distrito de Bragança se tivessem sentimentos não davam nem um voto ao PSD nas Eleições Legislativas visto que a DRA FERREIRA LEITE è contra estes investimentos incluindo outros.Ora bem ,se ela è contra os investimentos que nos tirariam deste isolamento e que torna mais dificil que os do litoral nos visitem, ela deve ser castigada e sò atravès do voto contra eu vejo esse castigo.Pensem bem antes de votar.Com FERREIRA LEITE nem A4nem IC5 NEM IP2.ASSIM SENDO SEREMOS SEMPRE OS COITADINHOS,quando o POVO TRANSMONTANO MERECE O MELHOR.
FORMIGA.