Mariana, oito anos, foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica. O baptismo realizou-se na capela de São Lourenço, aldeia termal de Carrazeda de Ansiães. Foi o primeiro em 100 anos, diz o pároco.
Leia aqui a notícia
Pensar dos leitores:
Todos estes responsáveis terrenos, nem são santos, nem santificáveis!
Todos são falíveis!
Por isso mesmo seria bom que ninguém assustásse ninguém e todos colaborassem para bem do nosso concelho.
Quando toca a responsabilidades desfavoráveis, ninguem as quer!
Venho a propósito sobre a notícia de hoje no Jornal de Notícias que relata um baptizado na Capela de S. Lourenço, assunto a que o Padre da freguesia já tinha anteriormente aludido!
Para os média é um assunto bonito de trazer à estampa, pois dá leitura e algum interesse local.
No entanto sempre ficamos pela "rama" e por muito que se tenha já escrito sobre a matéria, nunca por nunca se colocam os protagonistas em presença uns dos outros para se poder certificar, não apenas as responsabilidades dos insuccessos, (que as há) mas também das propostas sérias e credíveis para o local.
Sempre há medo dos noticiantes em responsabilizar o poder político (quer juntas de freguesia, quer executivos Municipais) e não sabemos bem porquê num País que se diz democrático!
Qualquer dia havemos de inverter as posições e passar a entrevistar os agora entrevistadores, responsabilizando-os também de tanta incúria e passividade nos acontecimentos que tantos nos tem prejudicado!
Quando se fala que a candidatura A) ou B) é uma candidatura diferente, conveniente etc. e tal, convém não esquecer que o CDS foi quem primeiro "governou" (e não foi por pouco tempo) quer na freguesia de Pombal, quer na Câmara e foi por eles que passou a primeira indiferença sobre S. Lourenço!
Bom, depois, a partir de 1989, então sim, aí temos os actuais responsáveis!
Mas se quisermos ir mais fundo, por tudo quanto já li desde há vários anos, consideremos então que a direita política em Carrazeda nos (des)governa há cerca de 100 anos!
Então o descalabro é total e catastrófico!
Enquanto noutros locais do País a seu tempo e com todo o tempo se desenvolveram os recursos existentes em matéria termal, em Carrazeda, toda essa (esta) gente nos manietou, nos sufocou e nos impediu de avançar!
Os nossos filhos e netos pagarão a enorme dívida deixada por todos esses senhores que afinal, apenas lhe interessava a vaidade pessoal como mostra de poder ingénuo (?).
9 comentários:
Acabei de ler este comentário de hoje, domingo, que antecede e, como Pombalense e Carrazedense, achei notável.
Não é sequer importante saber quem escreveu, mas o facto de tão lucidamente existir alguém que assim se pronuncia de forma tão límpida e até, suave, deixa-me a certeza de que ainda há alguém que mesmo informalmente pode abordar temas relevantes para o concelho, de maneira a não ferir susceptibilidades políticas ou mesmo sociais.
Não será por acaso que o Senhor Administrador deu título de relevo à mensagem!
Desencaixilhar as vontades desde sempre reprimidas pelos Pombalenses, que ainda hoje não têm coragem ou sabedoria para tal, é uma tarefa de quase impossível concretização...
Mas sem dúvida que as observações feitas, cuidadosamente abordadas, chamando de desinteressados e incompetentes aos idos políticos desde há cem anos e de inexoráveis aos presentes...
Será a face visível da verdade bem dita!
Assim as pessoas tenham seriedade bastante para a assumir!
Parabens!
ML/
Este é um comentário simultaneamente lúcido e incisivo, pois põe claramente o dedo na "ferida" (S. Lourenço) com que (os da direita - CDS + PSD, incluindo Olímpia Candeias...) fizeram sangrar Carrazeda. Que os próximos governantes (PS) saibam extirpar definitivamente essa crosta, de modo que não se note mais a marca desta enorme "chaga" purulenta...
Há Partidos políticos que têm cá uma sorte...! Durante 30 anos, CDS+PSD, têm prometido o S. Lourenço e este povo continua a dar-lhe maiorias. Outros partidos que fossem já teriam levado corrida. Enfim, sortudos!
Parabéns José Mesquita pela sua lucidez.
Adorei o seu comentário...de facto o PSD e o CDS e a direita nos seus vários cambiantes nada mais fizeram que o minimo que era possivel e nunca foram capazes de dar o salto e continuam a querer ser donos dos votos...
As pessoas deviam pensar sem medo de fantasmas e em vez de andarem agarrados a uma ideia passadista de votar no partido a ou b deviam pensar nas pessoas e nos projectos e deixarem de lado as ideologias que já não existem e as cores que nada dizem...porque o que importa para a Câmara são pessoas com garra e que sejam capazes de pôr em ordem a autarquia e saibam projectar o Concelho fora e dentro da região...e não alguém de vistas curtas e sem horizontes!
Parabéns pela dimensão democrática das palavras que brotaram das suas penas...
Nem todos são burros e andam de olhos fechados...
Carrazada tem gente de muito nivel!
Um abraço!
Visconde de Marzagão
Deixo aqui uma sugestão ao senhor presidente da junta de freguesia de Pombal de Ansiães que se resume no seguinte:
Veja se manda limpar todo aquela erva seca nas Termas de S.Lourenço bem como todo o lixo ali existente.
Imagine que algum maluco lhe dá para lhe chegar o fogo?
É só um aviso!!!.
Recebi ontem uma carta do PSD com o programa ideológico e politico do SR. Professor JOSÉ LUÍS onde apresentava a sua vida enquanto Politico por este Concelho.Dizia ele que foi Presidente da Assembleia Municipal durante dois mandatos,etc etc.Falava também de algumas obras que teria em vista fazer caso fosse eleito,vi que não se esqueceu de falar da "PARTE TERMAL"que neste caso presumo que sejam as TERMAS DE S.LOURENÇO.Agora diga-me o que é que fêz,quais as posições que tomou nas reuniões de Assembleia para que o projecto se concretiza-se?Presumo que nada, apenas pactuou com o seu "PRIMEIRO".
Agora que vai entrar em campanha eleitoral já se quer aproveitar das TERMAS.O povo do Pombal já não acredita em promessas porque foi demasiadamente enganado por "TODOS"os politicos deste Concelho de há muito tempo a esta parte.
Espero como POMBALENSE QUE SOU que este povo abra de uma vêz por todas os olhos e veja bem o que vai fazer no próximo acto eleitoral,espero bem que não se esqueçam do passado ainda presente.
Se é como dizem e se os níveis de endividamento da Câmara Municipal são tão grandes,pois não é segredo pera ninguém, se bem se lembram Carrazeda de Ansiães é uma das mais endivivadas do nosso distrito,gostava que me explicasse onde tem o dinheiro para realizar as obras que prometeu na sua carta de apresentação?Eu se fosse candidato à Câmara não fazia promessas, a menos que o ainda Presidente tivesse a coragem de pôr a população do Concelho a par da "VERDADEIRA" dívida,o que eu penso ser dificil,mesmo
assim deixo-lhe aqui o desafio, pois os Candidatos nunca sabem o que vão encontrar se bem que alguns têm por obrigação de saber.
É bom que não se esqueça que como referia na sua carta "NA VERTENTE TURISTICA TEM ALGUM PARA QUE PRECISA MUITO DINHEIRO".Acho que dá para entender.Se não pode cumprir não prometa,mas como na politica vale tudo!!!.
MARIA.
Senhor Professor José luís Correia desculpem-e a franqueza mas na questão do S LOURENÇO tem responsabilidades o Senhor, assim como todos os politicos deste Concelho sendo que os maiores na minha maneira de ver teriam sido o ainda presidente da Câmara e o presidente da Junta do Pombal,esses foram os (coveiros) daquele recanto que mesmo em ruínas e sem condições que em nada servem as pessoas deste tempo as continuam a procurar para cura dos seus males.Consta-me que mesmo assim há lá muita gente mas nem mesmo assim os politicos se compadecem ou melhor dizendo,(COMPADECERAM)qundo resolveram devolver as verbas para a revitalização daquele lugar lindissimo e não só,uma fonte de riqueza desperdiçada ao longo de tantos anos.Mas no meio de tantos erros também alguém errou e sabe porquê?
Porque nunca virou a (CASACA)esse sim se o tivessem ajudado hoje as TERMAS DE S.LOURENÇO seria um perfeito oásis em vez daquilo que lá vemos.Quem teriam sido os ganhadores?
A freguesia do Pombal e o Concelho em si.
Mas os intocáveis policos deste Concelho assim o qiseram e o povo assim o tem.
POBRE POVO.
Quem não vai ao Pombal,
com amor e com fè?
se não leva a alma pura,
lava-a no rio tua
com o S. LOURENÇO ao pè.
Quem não recorda o passado?
Quem não reza quem não chora?
Quem talvêz naquela terra
Não lembra um sonho antigo
Passado pela vida fora?
Quem não deseja um futuro?
Amparado de benesses?
Quem não vê sobre esses montes
Na linha dos horizontes
O altar das suas preces?
Na margem do Rio Tua
Margem esquerda da corrente
Hà umas ÀGUAS SAGRADAS
QUE CURARAM MUITA GENTE.
S.LOURENÇO È O PATRONO
Daquelas àguas sagradas,
Mas toda a gente tem pena
De estarem tão desprezadas.
Senhores que mandam nas TERMAS
Se sâo crentes de verdade,
Peçam ao MÀRTIR S.LOURENÇO
UM POUCO DE SOLIDARIEDADE
Meu MÀRTIR S.LOURENÇO
Meu amado PADROEIRO,
Dà uma ajuda a esta gente
Que tem tão pouco dinheiro.
Ao MÀRTIR S. LOURENÇO
Nome DIVINO E HUMANO,
ELE protege, ELE muda
Um destino um desengano.
Se S. LOURENÇO cá viesse
Como dantes o fizera,
Talvêz que não tolerasse
O que hoje se tolera.
REPITO:Se ELE cá passasse agora
Numa manhâ de Bonança,
Gostava de ver concerteza
Mais perfume,mais beleza
Nas TERMAS DE S. LOURENÇO.
MÀRTIR S.LOURENÇO
NASCESTE NO CANADÀ
Se SOUBESSES que tratavam assim
Não TERIAS vindo para cá.
FIM.
Enviar um comentário