09 janeiro 2009

Pensar dos leitores - S. Lourenço

Depois de tanto ouvir falar sobre as Termas de S LOURENÇO e como já há muitos anos as não visitava,eis que me dispus a faze-lo.Após ter lá chegado a minha desilusão foi tão grande que quase fiquei sem palavras.Lembro-me delas desde o tempo em que todas as casas estavam cheias de pessoas,do tempo
dos bailaricos com os rapazes do Pombal e as moças que aproveitavam ir com os familiares para aproveitarem o divertimento,arranjar uns namoricos (namoros de Lourenço)terminava a estadia nas Termas acabava-se o namoro,muito embora que me lembre ainda resultaram alguns,poucos casamentos.
As casas estão quase todas caídas a envolvente são autênticos silveirais.Gostava de deixar aqui uma pergunta,a que se deve este enormissimo abandono?
Todas as localidades que têm o privilégio de ter umas águas como aquelas as aproveitam para bem dos utentes, da Freguesia a que pertencem e até o próprio Concelho poderia ter sido beneficiado com esse desenvolvimento porque não o fizeram em S LOURENÇO?
Permaneci mais algum tempo naquele local" MARAVILHOSO E AO MESMO TEMPO HORRÍVEL" interrogando-me sobre o porquê daquele abandono,entretanto chega uma pessoa da aldeia que abordei sobre tudo o que verifiquei.Depois de houvir toda a história sobre o prometido desenvovimento e o não cumprimento do mesmo fiquei sem palavras.É preciso que os autarcas tanto a nível de Junta de Freguesia como a nível de Câmara Municipal sejam bem incompetentes para que aquela riqueza que tantos quereriam ter eles desaproveitaram.
Pergunto-me a mim mesmo "QUAL A REAÇÃO DO POVO DAQUELA TERRA OUTRORA TÃO BONITA E TÃO DINÂMICA?
Pombalenses não fiquem parados,cobrem dos culpados as suas promessas e responsabilidades,pode já ser tarde mas não deixem perder aquele BELO REFUGIO.

29 comentários:

Anónimo disse...

Vila Flor, Sampaio:
(Águas Bem Saúde) Frise!!!!!!!!

Helder Carvalho disse...

O Prof. Alegre Mesquita, na sua argumentação, esqueceu-se que este lugar poderia ter sido uma das hipóteses de investimento com melhores resultados a longo prazo para o nosso concelho. Assim quem de direito não tivesse brincado com as pessoas e tivesse cumprido a obrigação de promover esta potencialidade.

Anónimo disse...

Ñ a barragem sim ao desenvolvimento dessas termas, fonte de futuras riquesas e postos de trabalho ( ao menos é o que eu penso)...

Anónimo disse...

Ñ a barragem sim ao desenvolvimento dessas termas, fonte de futuras riquesas e postos de trabalho ( ao menos é o que eu penso)...

josé alegre mesquita disse...

Este é um "pensar" de um leitor do blogue.
Como frequentador ocasional das termas lamento o seu estado, absolutamente degradado e abandonado em que se encontram.
Também lamentável e até imperdoável são as promessas dos sucessivos responsáveis do concelho que juraram transformar o local num pólo de desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

Pois é!
Gostava de aqui reavivar a memória de todos, que até aqueles particulares que ainda com vontade e espirito de quem quer o melhor para a sua terra, tentaram desenvolver as Termas de S.Lourenço, foram literalmente travados pelos tais de ´responsáveis autárquicos e outros demais, onde talvez interesses superiores se levantaram.
Não sejam estes esquecidos pelas noites perdidas, viagens em vão que por incrivel que pareça até as pagaram particularmente e quantas das vezes puseram esta causa á frente da familia.
A estes homens e mulheres de coragem um grande bem haja, pena que outros tudo fizessem para destruir a esperança destes e outros que acreditaram!

Anónimo

Anónimo disse...

Em Vila Flor Há gente que leva os projectos até ao fim, desde as barragens, arranjo da vila velha, Sra da Assunção, relvado campo de futebol,as águas frise,(compal) avenidas,etc,etc,.
Se Vila Flor tivesse um São Lourenço já dava frutos à muito tempo e, sem promessas!!!

Anónimo disse...

Diz-se por aí que há muitos que sabem bem (d)esta autêntica novela que se transformou em pantomima!
Não é escândalo local ou mesmo Nacional porque estamos em Carrazeda, onde a comunicação social é simplesmente subserviente ao poder instituído!
Por mero acaso sei que a farsa sobre S. Lourenço está a ser escrita, mas como sempre acontece, estas coisas só muito tarde têm a prova dos nove.
Mas se é tanto sssim como diz o texto, tem de perguntar-se o que têm feito por exemplo os Administradores dos blogs, os escrevinhadores, doutores e outros que tão bem textualizam comentários rápidos, poéticos e outros, o douto do JN que só em desgraças particulares telefona à SIC ou TVI...
O VV que pertence ao Pombal de Ansiães, também o Escultor Hélder que casou no Pombal, o JLM, o M. Lameiras o Dr. Sampaio de Zedes, o aposentado Manuel Pinto, o Dr. Aníbal Gonçalves...
Parece-me ser muita gente a ficar calada, quando todos muito enchem a boca com "S. Lourenço" e a sua primordialidade no contexto do desenvolvimento concelhio!
Ou todos abrem a mala do carro ?
Carrazedense pessimista!

Anónimo disse...

Os responsáveis pelo não cumprimento de promessas no que respeita ao desenvolvimento das Termas de S.LOURENÇO se tivessem um pingo de vergonha já há muito que se tinham demitido dos cargos que ocupam, tanto o presidente da junta de freguesia como o presidente da câmara municipal.
Quanto ao presidente da junta de freguesia,se fosse uma pessoa inteligente e com visão do valor que o DESENVOLVIMENTO DAS TERMAS poderia ter para a Freguesia do POMBAL teria imposto o cumprimento das promessas ao presidente da Câmara,mas não foi homem capaz de o fazer,assim como nem sequer ele é pessoa digna de dirigir um orgão autárquico,pois para isso não tem cultura nem competência para o fazer.
Para se ser dirigente de coisa pública é necessário ser dinâmico,trabalhador,ter a perceção do que melhor será para a Freguesia,conhecer as leis porque têm que se reger os orgãos Autárquicos e defender os interesses daqueles que lhe deram o seu voto,voto esse muitas vezes mendigado a troco de um serviço que era um direito de quem o pedia ,pois não era ele que o pagava mas sim o ZÉ POVINHO com os seus impostos.O MESMO SUBSCREVO PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CARRAZEDA DE ANSIAES,pois os objectivos de caça ao voto seriam mais ou menos iguais.
A estes dois senhores apenas lhes interessa o vencimento no final do mês.
E já agora faço uma pergunta?
QUE É FEITO DA ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TERMAS DE S.LOURENÇO?
Não me digam que foi lá tomar banho e se afogou.
É que no caso de defesa das Termas também ela tem responsalilidades e algo a dizer,deve ser o que eu digo afogou-se.
Inuteis é o que vocês são.

Anónimo disse...

Caro Prof. Mesquita, como os sucessivos responsáveis? Não será só um o responsavél? O Sr. Presidente de Camara de há anos a esta parte, que tanto prometeu e nada fez ou deixou fazer!

Anónimo

Anónimo disse...

Devem prestar contas aos principais responsáveis: presidente da camara e presidente da junta do Pombal, que mentiram aos pombalenses.

Anónimo disse...

O Senhor Presidente teve tanto em mente desenvolver as Termas como eu tenho de ir tomar hoje banho ao rio.Cá para mim ele quis menosprezar o Povo do Pombal,pagando-lhe assim o terem votado sempre nele e assim atingir!!!.......

Anónimo disse...

Senhor professor JOSÉ ALEGRE MESQUITA,ONTEM DIA 12 FIZ UM COMENTÁRIO SOBRE AS TERMAS DE S.LOURENÇO como anónimo.
hoje ao abrir o Blogue vejo outros publicados mas o meu não se encontra.
agradecia-lhe que a sua publicação,pois não ofendia ninguém.
Peço desculpa pelo reparo.

Anónimo disse...

No que diz respeito ao desenvolvimento das Termas de S.LOURENÇO,o que faltou foi competência por parte do Senhor Presidente da Câmara e do Senhor Presidente da Junta do Pombal,este por não ter força capaz para obrigar o Edil de Carrazeda a cumprir as promessas que fez.No que diz respeito ao Presidente da Câmara não só foi falta de competência mas talvêz assim qualquer coisa como uma birra de cariz "POLITICO" devido ao MENTOR da iniciativa para o desenvolvimento das Termas de S.LOURENÇO.Lembro que o tal MENTOR tomou essa iniciativa ainda no mandato do SR.DR ANTÓNIO JOÃO RIBEIRO DE SAMPAIO,tendo sido nessa altura criada uma ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TERMAS DE S.LOURENÇO.
Hoje nem sequer se sabe onde está essa Associação.
Com o passar dos tempos o dito MENTOR da iniciativa talvez tivesse deixado de acreditar e resolveu desistir.NUNCA MAS NUNCA O SR.Presidente foi o mentor da tal iniciativa,que isto fique bem claro.Esta triste realidade segundo soube é do conhecimento de todos os Pombalenses e não só.

Unknown disse...

"Todos abrem a mala do carro"?
Para quê,homem? Para meter lá galinhas ou perús ou batatas?
Isso já não se usa,homem.
Nestes casos,abre-se a mala do carro,para o ofertante ficar com a grata sensação de que comprou alguém e alguém importante e a pobre pessoa ficar satisfeita,porque também tem direito a isso.Eu,por vezes, calo-me porque não sei o que hei-de dizer.
O S. Lourenço existiu,salvo erro,enquanto serviu as necessidades das pessoas de Carrazeda e arredores.Em vez de irem passar férias ao Porto ou ao Algarve,os abastados e alguns menos abastados do concelho iam a banhos ao S. Lourenço.E,como havia procura,também havia oferta de casas para permanecer,pois,nesses tempos,não se podia ir de carro todos os dias.Tudo isto era feito(se não me engano)sem a intervenção dos poderes públicos.
Depois,os abastados passaram a rumar a outras paragens e o S. Lourenço foi ficando no esquecimento e as casas abandonadas.
Mas permanecia lá uma hipotética área termal,que poderia chamar muita gente de todo o país.
Tivemos o azar de não aparecer nenhum investidor privado que explorasse devidamente aquela fonte de riqueza e progresso.
Não havendo privados,toda a gente se voltou para os poderes municipais,que têm dinheiro para tudo,pensa-se.
E os candidatos municipais,sabendo que o problema era de difícil solução,começaram a convencer toda a gente que tudo era fácil e prometeram mundos e fundos. E chegámos à situação actual.
As termas podem ter um bom aproveitamento mas não são favas contadas.É preciso ser realista e ver o que pode e deve ser feito pela Câmara e o que deve caber a outras entidades.E caminhar, com os pés bem assentes na terra,rumo a uma solução.
JLM

PILOTO disse...

Para certos amigos e comparças o que conta é só as piscinas(Fontelonga), o cais fulvial (sr. da Ribeira) e outros pequenos promenores enquanto um dos nichos de grande valor turistico e de mais valia ao nivel laboral fica para ontem e assim anda Carrazeda...

Anónimo disse...

O Senhor JLM não conhece no seu todo a(NOVELA )QUE ENVOLVE .
AS TERMAS DE S.LOURENÇO.
1º-As pessoas não iam para lá passar férias,mas so para fazerem tratamentos para várias doenças principalmente de pele e reumáticas,quanto a estas últimas assim passariam melhor a época de inverno.
2-As pessoas não deixaram de as frequentar, apenas não permanecem lá durante os tratamentos,marcam a sua vez ,tomam o seu banho e regressam a suas casas.
3-É evidente que com a evolução dos tempos e com aquelas condições seria impossível alguém sujeitar-se a fazer as suas necessidades num penico como antigamente.
4-Não deve ser do seu conhecimento que houve um privado natural do Pombal residente no Brasil,que tendo uma filha Arquitecta executou um projecto para o S.LOURENÇO,projecto esse talvez um pouco ousado,ou talvez não.
5º-Muitas foram as vezes que ele abordou os nossos Autarcas,que ainda por cima diziam(O HOMEM É MALUCO).Esse senhor chama-se JOÃO LUCAS hoje já falecido no Brasil.
Como vê pelo menos esta oportunidade houve por parte de privados e ainda por cima um natural de Pombal que estando tão longe não esqueceu a sua terra.A seguir muitos outros passos foram dados já com a Câmara mas tudo não passou do papel.Agora fala-se na barragem de FOZ-TUA como entrave ao desenvolvimento.
POR AGORA FICO-ME POR AQUI.

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário anterior a palavra chama-se deverá ler-se (chamava-se?.

Anónimo disse...

AO SR JLM DEVO DIZER O SEGUINTE:
Não sei se sabe que no Pombal existe o HOTEL RURAL DE POMBAL,O QUAL APENAS DISTA CERCA DE 3KM DAS TERMAS E ONDE SEGUNGO ME CONSTA ALGUMAS PESSOAS ALI FICAM ALOJADAS,SE TIVESSE HAVIDO O DEVIDO DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS, NESSE HOTEL TERIAM TODAS AS CONDIÇÕES PARA FICAR,DESDE QUE O HOTEL FIZESSE O TRANPORTE.
O SR SABE PORQUE É QUE O DITO HOTEL NÃO FOI EDIFICADO EM S.LOURENÇO?PROCURE INFORMAR-SE.
ESTE CASO DAS TERMAS TEM MUITO QUE SE LHE DIGA,TALVEZ UM DIA TUDO VENHA AO DE CIMA.

Unknown disse...

Sabem:acho que todos têm a sua quota-parte da razão.Mas não vale a pena chorar sobre o leite derramado e não vejo que leve a parte alguma o julgamento do passado.As coisas agora estão como estão.Já houve um avanço enorme:Pombal tem já um bom hotel.
Vejam o que é preciso fazer mais e lutem junto da nova Câmara para que esta faça tudo o que for possível fazer.E boa sorte.
JLM

Anónimo disse...

O sr carrazedense pessimista quer aqui certos senhores que nao fazem cà falta nem guna. o vv, mas quem é esse? o jlm?! Não deve ter lido o escultor helder de carvalho que tanto tem falado disso. E o maior intelectual da carrazeda, helder rodrigues! Deve andar distraído!
R.F.

Unknown disse...

Hoje não é possível limitar a intervenção de ninguém.Qualquer pessoa(a nível mundial)pode intervir sobre os problemas de Carrazeda.Só é pena que isso não aconteça,pois o contrário seria sinal de que Carrazeda tinha importância para todo o mundo e todos cidadãos mundiais estariam interessados no destino das pessoas e coisas carrazedenses.
Actualmente,o "orgulhosamente sós"não leva a lado nenhum.
Pelo menos,o lema deve ser:"carrazedenses de todo o país intervenham"
JLM

Anónimo disse...

intervenham os que nunca fizeram nada pelo concelho?! É pena que não deiam o devido valor ao prof. Hélder Rodrigues. Ele merecia comandar os destinos da cultura na autarquia. É o mais capaz. O PS desperdiça os melhores! Assim, não pode ser alternativa!
R.Pl.

Anónimo disse...

"Carrazedenses de todo o País, intervenham"- Título de JLM -.
É disso que efectivamente se trata, já que, como muito bem diz JLM, sozinhos não vamos a lado nenhum!
Os que em Carrazeda, ou mais ou menos próximos daqui têm feito, só por si a nada nos conduz!
Isso está mais que provado, não apenas pelo que se vê nos blogs em que intervêm, como também na insuficiência verbal praticada, onde o "ANONIMATO" marca pontos.
Isto quer dizer que se juntassem os que participam nos blogs e os que vão escrevendo insuficientemente nos jornais, nem sequer enchiam o Centro de Apoio Rural!
Pior que isso, se houvesse uma figura que convidasse todos para esse CAR e não fossem os anónimos, a fila da frente dessa infraestrutura sócio cultural não fcaria sequer, completa!
Portanto, fazer "acordar" os Carrazedenses do exterior, principalmente aqueles que têm perfeita consciência do que em Carrazeda se passa, é um dever de cidadania.
Será?
Mas por outro lado ressalta outro problema, a saber:
Os do exterior não deixariam, legitimamente, de se interrogar porque razão os quadros existentes no concelho não passam do anonimato!?
Desinteresse, cobardia, incompetência, medo?
Que se passa então connosco, que não passamos das críticas envergonhadas?
Claramente parece que este este medo, este desinteresse, esta incompetência, assumidos, nos dizem tudo!
NÃO PODE HAVER DÚVIDAS que um concelho como o nosso, não desenvolvido, foram apostas de gente claramente incompetente!
Os recursos sempre existiram, desde os Vales do Douro, do Tua, a caça, o vinho, as Termas, o património natural e construído, e fundamentalmente AS PESSOAS.
Nem sequer fomos ou somos um concelho completamente encravado na fisionomia de Trás-Os-Montes já que, completamente ao sul do distrito de Bragança, teríamos horizontes mais próximos da civilização.
Mas não, fomos definhando e fizemos das nossas riquezas a impossibilidade de progressão gradual, sabidas que eram as nossas insuficiências financeiras.
Conheci muito bem a cidade de Mirandela!
O Rio Tua sempre ali morou, correu e deu vida às suas gentes. Era a maior potencialidade para desenvolver o meio...
Demorou, mas eis que apareceu um HOMEM que afinal, pegou apenas no que tinha e TRABALHOU!
Nada inventou, TRABALHOU!
E Mirandela aí está, de uma velha Vila se fez uma digna e bonita cidade, desenvolvida e que é o orgulho de todos os Mirandelenses e transmontanos em geral.
Nós cá estamos com o nosso velho Douro, o nosso velho e poluído Tua, as nossas horrorosas águas de S. Lourenço, (chamar termas àquilo é um insulto atè às de Carlão)esperando ... esperando!
Pergunto se chamar os Carrazedenses do exterior, de alguma coisa nos valerá?
Gostava muito que sim!
M. Lameiras

Anónimo disse...

O último anónimo deve ter-se enganado ao chamar HORROROSAS ÀS ÁGUAS DE S.LOURENÇO,HORROROSO É O CENÁRIO DAS CASAS CAÍDAS E DO TOTAL ABANDONO A QUE FORAM DEIXADAS CHEGAR ,PORQUE AS ÁGUAS SÃO DA MELHOR QUALIDADE.FORAM MUITOS ,MAS MUITOS OS QUE ALI ENCONTRARAM A SUA CURA NÃO SÓ A NÍVEL DE DOENÇAS REUMÁTICAS E DE PELE COMO OUTRAS.NÃO SEI SE SABE QUE HOUVE UM SR QUE ATÉ UMA ULCERA QUE TINHA NO ESTÓMAGO DE LÁ SAÍU CURADO E TANTAS OUTRAS.
POR ESSE MOTIVO MESMO COM CONDIÇÕES PRECÁRIAS COMO SE VÊ ELAS NÃO DEIXAM DE SER PROCURADAS.

Anónimo disse...

Caro M.Lameiras, o adjetivo que usou para as Termas de S.Lourenço, deve envergonhar qualquer Carrazedense, pois horrorosas e demasiado forte, que diga que estão abandonadas, entregues a si próprias, aceito, pela inércia dos responsáveis como o Sr. Presidente da Camara e da Junta de Freguesia de Pombal e pela falta de esforço dos responsáveis pela oposição no cemcelho, que não podem deixar de ser apontados também.
É com muita pena que vejo estes comentários, pois é cada vez mais tarde, para que estas ténues reacções, de quem quer o melhor para esta terra, não sejam levadas em linha de conta.
Vou em conjunto com alguns Carrazedenses, que neste momento estão na mesma linha de opinião que eu, promover um Movimento por Carrazeda e assim promover debates úteis e com capacidade de resposta, pois politicament o concelho está podre, com muita pena o digo mas é verdade!
M.F.

Anónimo disse...

Se gostamos tanto das termas porque nao chamar a sic e debater este assunto neste novo programa "nos por ca"
todos poderiam dar a cara, eu proprio o faria, que estao a espera como estas muitas mais! vamos para a comunicaçao social deixar estes homens de poder na merd.

Anónimo disse...

Concordo
totalmente com o último anónimo.
POMBALENSES VAMOS À LUTA,JÁ PERDEMOS UMA BATALHA, MAS TALVEZ AINDA NÃO TENHAMOS PERDIDO A
GUERRA ASSIM HAJA UNIÃO E FORÇA.NÃO CONSIGO IMAGINAR O POMBAL SEM AS TERMAS DE S.LOURENÇO.
POMBALENSE.SE O POMBAL AS PERDER FICARÁ MUTILADO COMPLETAMENTE.
É PRECISO TOMAR MEDIDAS URGENTES.
UMA POMBALENSE.

Anónimo disse...

Caro penúltimo anónimo, não é a comunicação social que vai ajudar no que quer que seja, só pode mostrar a miséria/realidade do concelho e envergonhar-nos ainda mais, pois quando aparecem noticias acerca do nosso concelho, elas são sempre negativas.
Tomar iniciativas, gostava de lembrar aqui os carrazedenses e muitos outros, que há uns anos atrás e sucessivamente alguns jovens do concelho promoviam espectáculos que dinamizavam e traziam milhares de pessoas a esta terra, ainda há quem se lembre disso? talvez os proprietários do comércio local, que só tinham a ganhar com isso.
Que é feito deles? imigraram para poder ganhar a vida com alguma qualidade.