12 outubro 2008

Fim de Inquérito

Concorda com a construção de uma nova igreja em Carrazeda de Ansiães?
Selecção
Votos
Sim 35%110
Não 59%185
Indiferente 6%18
313 votos total

Foi largamente maioritária a discordância pela construção de uma nova igreja, pois apenas um terço dos participantes concorda com a construção de um novo templo em Carrazeda de Ansiães.

Iniciamos um novo inquérito sobre o IC5. Participe!

15 comentários:

Anónimo disse...

Imperou o bom senso. Com uma população a diminuir tanto que utilidade tinha uma catedral? Isto só pode ser ideia de meia duzia de beatas e beatos que rondam a sacristia todos os dias. Gastem o dinheiro em obras muito mais importantes no vosso concelho.

Anónimo disse...

Obrigado, padre Mesquita.

Anónimo disse...

Eu acho que a igreja de Carrazeda é o suficiente para o dia a dia, só não será para para certos dias como por exemplo:casamentos dia em que as criaças fazem a PRIMEIRA COMUNHÃO E UM OU OUTRO FUNERAL porquem as pessoas tanto da Vila como do Concelho tenham alguma consideraçao.Penso até que ela será mais que suficiente,pois com o decorrer dos tempos serão cada vez menos as pessoas que estarão dispostas a ouvir recados em vez de ouvirem a PALAVRA DE DEUS.Sou católica,pouco praticante,porque entendo que a IGREJA é um lugar de culto de respeito e de encontro com Deus,e não um lugar onde todos os Domimgos se ouvem recados que por vezes deixam as pessoas boquiabertas,e revoltadas fazendo-as proferir desabafos às vezes um pouco impróprios para quem os ouve.JESUS CRISTO segundo o que ensinaram na catequese ERA HUMILDE,e o que eu hoje verifico é que OS REPRESENTANTES DELE na terra praticam é única e sómente autoritarismo do ALTAR para baixo,o que em meu entender acaba com a pouca fé que ainda existe.Se o SENHOR PADRE tem alguma coisa a dizer aos seus Paroquianos porque não reunir com eles,cada um expõe as suas ideias,porque é a falar que a gente se entende e então não seria necessário fazê-lo durante O ACTO RELIGIOSO,o que faz com que as pessoas sintam cada vêz menos vontade de participar NA SANTA MISSA.QUEM DE DIREITO MEDITE NISSO.

Anónimo disse...

Eu também acho que a Igreja de Carrazeda é, para já, mais que suficiente para servir a população que ainda vai estando por cá.
No entanto também não se deve levar a mal que o Senhor Padre queira ver um investimento que à partida, engrandeceria a própria Vila, pois a nível de património religioso construído, Carrazeda deve ser do mais pobre que existe no todo Nacional.
Tenhamos no entanto em conta que a nossa Vila apenas tem pouco mais de duzentos e sessenta anos!
No restante do último comentário, concordo plenamente no "desabafo" nele expresso sobre o que alguns dos Senhores Padres, conseguem, ou seja, fazem perder a paciência a um, Santo, quanto mais às centenas de paroquianos que ainda vão tendo pachorra para os escutar desde o altar.
Essa profunda má educação de dar "recados " desde o altar, na certeza de que ali não existe (parece que nem pode)o contraditório, significa também a falta de educação cívica do Pároco, além de nele se poder ver escarrapachado na face, a prepotência de que se serve para impôr a sua vontade!
Em alguns casos a juventude do próprio Padre ajuda à sua muito deficiente inserção social do meio que serve, ao ponto de não respeitar usos e costumes instalados há séculos nas comunidades cristãs.
Efectivamente, em vez de "combater" o antiquado, o desuso, o atraso, através de comportamente digno, - retalia, pede desculpa como que se penitenciando, mas continua a retaliar e até a injuriar as pessoas desde o altar -.
Tratar as pessoas "abaixo de cão" não é admissível!
Ao fazê-lo demonstram as deficiências que atrás se dizem, mas também, significa tratar-se afinal de profisional da Igreja, portador de uma criancice de que se deveria invergonhar.
Por mim dispenso-me da voluntariedade que me animava na presença dominical, quando mais não fosse para ouvir por exemplo e com muito gosto a prática correcta, humanista, educada, sensata saída da boca do Padre Bernardo.
Agora o que vejo é uma "seca" e um mandar embora as pessoas da Igreja, sem respeito por quem quer que seja, como que a CASA DE DEUS esteja, para os Senhores Padres, a coberto das mais elementares regras de educação e humildade!

Anónimo disse...

Leia-se a certa altura do texto:"envergonhar".

Obrigada
Respeitosamente - Anónima

Anónimo disse...

JESUS DISSE:EU SOU O BOM PASTOR,CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS E ELAS CONHECEM-ME.Será que esta frase não devia ser um exemplo para que todos podessemos viver com felicidade e harmonia esta passagem pela terra?Sabermos compreender o PRÓXIMO E QUE ELE TAMBÉM NOS COMPREENDA,e assim vivermos em paz com todos e com a nossa consciência.Vamos todos dar as mãos e construir um MUNDO MELHOR.

Anónimo disse...

Mas isso era Jesus!
O que se deseja dos Senhores Padres é que no mínimo saibam conduzir o "rebanho"...
mas duvido que à pedrada, as "ovelhas" não se tresmalhem e venham, quiçá a cair na boca dos lobos...
ou, sabe-se lá, o condutor do rebanho venha, convenientemente,como tantos, a mudar de vida!
Como aliás bem conviria em muitos mais casos!

Anónimo disse...

Assim é que é falar, como este ultimo anonimo. Nós precisamos de um padre humanista e não de um ditador. O tempo da outra senhora em que se vivia com medo, já acabou. Destes padres violentos e malcriados como o da Carrazeda já não se usam. Ninguem o poe a andar?

Anónimo disse...

POEMA de LUIS COSTA


Lá vem pelo avelar
o filho do Zé João
vem do centro escolar
cansado de palmilhar
a caminho da povoação

Não há médico na aldeia
e a antiga escola fechou
não tem carne prà ceia
nem petróleo prà candeia
porque o dinheiro acabou

O seu pai foi para França
trabalhar na construção
e a mãe desta criança
trabalha na vizinhança
lavando pratos no chão

Mas o puto vem contente
com o Migalhães na mão
e passa por toda a gente
em alegria aparente
de quem já sabe a lição

Um senhor muito invulgar
que chegou com mais senhores
veio pra visitar
o novo centro escolar
e dar os computadores

E lá vem o Joãozinho
no seu contínuo vaivém
calcorreando o caminho
desesperando sozinho
à espera da sua mãe

Neste país de papões
a troco de dois vinténs
agravam-se as disfunções
o rico ganha milhões
e o pobre Migalhães

P.S. Diz um colega nosso que gosta do migalhães e espera que o brinquedo não seja distribuído perto das eleições...Ora, eu respondo ao nosso amigo que, com todo o respeito, ele não tem nada que esperar. A máquina está montada e quem espera há três anos é a ética, à beira da estrada, junto a um pinhal...

Anónimo disse...

padre ribeiro, volta, estás perdoado!

Anónimo disse...

O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS SUAS OVELHAS.

Anónimo disse...

JESUS CRISTO MORREU para nos salvar,e concerteza que o gosto DELE será que os seus filhos vivam unidos por isso ELE DISSE no resumo dos dez Mandamentos:RESPEITAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.Se fizer-mos o que ELE nos diz o mundo será diferente.Vamos ser humildes como ELE FOI e vereis como tudo será diferente.

Anónimo disse...

Se os padres começarem a fazer isso, então pode ser que...

Anónimo disse...

ai que beatério pra ki vai. até o vosso deus deve estar agoniado. que bem falam estes e estas anónimos de amor e cenas assim...e veem pra ki cortar na casaca aos padres. falsas. fazei o que stais a dizer.

Anónimo disse...

realmente ao menos se cortam na casaca aos padres que deem a cara. por que muita gentinha nem sabe aquilo que está para aí a dizer. Devem ser aqueles que não vão à santa missa mas sempre criticam ou então aqueles que vão à missa por causa do sr. padre. O Sr. Padre é um ser humano como todos nós com todos os seus defeitos. Mas aqui em Carrazeda já estamos habituados a tudo, por que será que está vila não anda para a frente...? por que as pessoas se preocupam mais com estas questões do que com aquelas que se deviam de preocupar. Criticar é mto fácil... quem somos nós para julgar os outros.