31 dezembro 2007

A Figura do Ano

Cumprindo a tradição de um outro modo, aqui estou a formular a minha opinião sobre a individualidade que, para mim, mais se destacou este ano, no meio. Admito que, mais uma vez, possa desapontar alguns anónimos mais sensíveis. Mas estes não me desapontarão nos seus comentários.

Avaliar o desempenho de quem intervém, activa ou passivamente na causa pública apresenta sempre um certo grau de relatividade e contingência.
A minha primeira apreciação foi para a avaliação do “estado das coisas” para, de seguida, procurar os protagonistas. Fui-me descartando facilmente dos muitos pré-seleccionados, até que só me restavam dois para comparar. A opção estava entre seleccionar o Senhor dos Paços e O Senhor dos Passos. Optei por este último.
Falta agora justificar-me e revelar os parâmetros porque me regi para chegar à decisão.
O Senhor dos Passos personifica a Criatura que deu o exemplo e acreditou que os homens poderiam viver felizes e em paz. Na volta recebeu incompreensão e desumanidade.
E foi assim que, pegando na sua representação simbólica, encontrei no Senhor dos Passos o modelo emblemático da Criatura, que representa o povo que sofre e suporta a miséria em que vive.
Com efeito quem mais do que o povo humilde da minha terra, tem aguentado, com dor mas com resignação, a triste sorte que nos tem afligido!
E quem melhor que o Nosso Senhor dos Passos, consegue espelhar o sofrimento dos pobres e oprimidos desta terra! Quem consegue retratar melhor na sua expressão, o penar dos idosos indefesos e sós, que resistem ao Inverno, ou os jovens sem trabalho nem futuro, que ainda persistem nas nossas aldeias!
Quem melhor do que o Senhor dos Passos para representar os desprotegidos, os doentes, os abandonados da sorte!
Em remate se dirá que, com a sua pose característica, o Senhor dos Passos foi o melhor interprete daqueles que carregam a cruz dos pecados dos outros. A sua presença, serve este ano idealmente para simbolizar o povo martirizado, que sofre a malvadez, a prepotência, a desonestidade e a incompetência dos que mandam.
Acresce que, eu acredito que o Senhor dos Passos é conhecedor dos homens e dos erros que estes praticam. Ele conhece as causas e prevê as consequências.
Por isso sou também dos que acreditam que para o ano, Ele saberá ajudar-nos a gerar um mundo melhor.

Sem comentários: