10 dezembro 2007

Autarcas contestam empréstimo
Vários presidentes de Câmara, quer do PS quer do PSD, contestam a medida aprovada na terça-feira pela Assembleia Municipal de Lisboa. A autarquia foi autorizada a fazer um empréstimo no valor de 400 milhões de euros.
Os autarcas consideram que estamos perante uma violação da lei das Finanças Locais, legislação da autoria de António Costa que é hoje o presidente da Câmara de Lisboa.
Estes responsáveis falam numa situação de favor, exortam o Governo a mudar a lei por entenderem que aquilo que é permitido a uma Câmara tem de ser válido para todos os municípios.
No país há muitas Câmaras a apertar o cinto e obrigadas a gerir a crise sem poderem recorrer a empréstimos.
(...)
Uma violação da lei é o que para o autarca laranja de Carrazeda de Ansiães pode acontecer se o empréstimo for mesmo concretizado.

Mirandela - Os quadros interactivos fazem parte do plano tecnológico da educação do Governo, pelo que, em breve, vão passar a ser uma ferramenta de trabalho nas escolas portuguesas. Estão a ser dados os primeiros passos com a apresentação do projecto, denominado “Escola é fixe”, às câmaras municipais com o intuito de poderem vir a adquirir os kits. Nesse sentido, a junta de freguesia de Mirandela promoveu, na passada quinta-feira.

Vila Real, 08 Dez (Lusa) - Os jovens socialistas transmontanos defenderam hoje a criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro como a melhor solução para promover o desenvolvimento e responder às especificidades dos distritos de Vila Real e Bragança.


A morcona Causa e feito , Paulo , Ferreira, Chefe de Redacção Diálogo (edificante) entre Fátima Campos Ferreira, estimada apresentadora do programa 'Prós e contras' (RTP1, segunda-feira), e João Luís Teixeira, presidente da Câmara de Murça, a propósito da baixa natalidade que põe em perigo o futuro do país. Fátima Como se chamam os de Murça? Autarca Murcenses. Fátima Murcenses? Quase eram morcões! Autarca (metido num revelador sorriso amarelo) Isso é uma ofensa! Fátima Uma ofensa? Os do Porto não acham… Definição de morcão, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora "Indivíduo indolente, inábil ou aparvalhado". Um verdadeiro mimo, portanto. Verdade que no Porto, como de resto no país inteiro, "morcão" não é ofensivo . Quando as pessoas têm um grau de confiança que permite usar o epíteto sem ofender. Não é manifestamente o caso. Verdade que podia ser pior. Imaginemos que o caso ocorria com o presidente de Bragança. Este diria que os autóctones são brigantinos. Fátima, com o jeitinho que mostrou, atalharia "Quase eram suínos!". O pulo semântico que a apresentadora usou com o autarca de Murça permite pensar que, na cabeça de Fátima, isto não corresponderia a nenhuma ofensa de maior. Fátima, estou certo, não terá querido em nenhum momento ofender gratuitamente os murcenses. O problema é que os murcenses terão seguramente ficado ofendidos com a leviandade que apresentadora mostrou quando, com um sorriso largo, quis fazer um lamentável número circense. Fátima deve, por isso, um pedido de desculpas às gentes de Murça. A menos que queira ficar conhecida como a morcona, aqui no verdadeiro sentido da palavra.

Lisboa, 07 Dez (Lusa) - O processo de consulta pública sobre o Programa Nacional de Barragens conduziu a algumas alterações nos projectos, nomeadamente, na barragem de Foz Tua, de modo a salvaguardar parte da linha ferroviária do Tua, anunciou o presidente do Instituto da Água.
Orlando Borges, que abriu a apresentação pública do programa, aprovado em definitivo pelo Governo, revelou que a construção da barragem de Foz do Tua recebeu 28 pareceres desfavoráveis, mas que o processo de consulta pública permitiu introduzir alterações na cota, para os 170 metros, de modo a diminuir em 15 quilómetros a parte da linha afectada.

A prostituição de brasileiras em Bragança já está a ser alvo de um estudo académico. Depois da polémica originada pelo conhecido caso “Mães de Bragança” que levou ao encerramento das casas de alterne na cidade, o fenómeno é agora alvo de estudo. Trata-se de uma tese de doutoramento que está a ser desenvolvida no Instituto Politécnico de Bragança precisamente por uma docente brasileira da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Sem comentários: