01 outubro 2006

Saberes Regionais

Sabia que “O velhinho relógio da hora legal, que durante 87 anos mostrou a hora legal aos lisboetas não será reparado por ser muito caro” Situado no Cais do Sodré é um exemplar de 1914 e foi retirado no ano de 2001. Apesar de um cartaz informar que o relógio está “ em manutenção” na realidade está na Gare Marítima e a reparação posta de parte. Aqui se vêem as artimanhas do País.
Sabe porque aqui foi divulgado a propósito do velho Relógio ex-libris de Carrazeda, que ornamenta a torre do Edifício Nobre dos Paços do concelho, que o nosso relógio não tem conserto, porque é caro, e não há verbas disponíveis para tal.
Sabe que as instalações das Piscinas Municipais estão prontas, só não se sabe a data da inauguração, entretanto em Alijó vão abrir dia 2 de Outubro as piscinas e com aulas de Hidrogisnástica, - esta é uma boa noticia para os jovens da 3ª idade – e em Alijó foi lançada a construção da Pousada para a Juventude, como comentava o outro: - e nós a vê-los passar.
Sabia que “ Câmaras Municipais ainda usam a Internet apenas como “cartão de visita”... A Internet é um meio que pode ser usado para facilitar e resolver os problemas das pessoas. De pouco interessa ter um fórum onde se possa dizer mal do presidente da câmara, se depois não houver acesso ao pagamento de taxas e licenças, ao preenchimento de formulários ou à consulta de processos. A comunidade espera que a sua câmara lhe dê resposta. As visitas à página da Câmara Municipal desde Março de 2004 até esta data, 30/09/2006 foram de 7.250. Quer experimentar e ver o que por lá se diz? Vá a WWW.espaçointernet.pt/ei/Carrazeda-de-Ansiães.
Sabia que “Suicídio passa cada vez mais pela Internet” – estão online e activos 900 a 20 mil sites que ensinam ou incitam ao suicídio. Não caia na tentação de visitar estes locais, além do perigo que representam, é triste saber que a taxa anual de suicídios “ mais do que duplicou”.
Sabia que a Espanha é o segundo país do Mundo com capacidade instalada na área energética e os parques eólicos produzem 10 027 megawates de energia. Em Portugal e quando da atribuição de licenças para a instalação de Parques eólicos, nos distritos de VILA REAL E DE BRAGANÇA, não apareceram interessados a concorrerem à atribuição da dita licença. E esta hem!??. Temos serras, e até a Natureza nos favorece com ventos de alguma intensidade, qual será a razão de tal ter acontecido? A pobreza e o isolamento, também um pouco de desunião entre concelhos.
Sabia que anda um criminoso à solta e que com a benção dos serviços competentes, vai assassinando as pequenas e grandes árvores, poucas ou muitas que existiam na Avenida da Igreja e, mesmo à volta desta. Este procedimento fez-me recordar a Revolta das Tílias na Avenida Nª Sª de Fátima e, na altura identificado o autor de tal ordem, foi exemplarmente exonerado de funções.
Faço uma pergunta pertinente: - Pediram uma opinião, sobre o que iam fazer às árvores e ao arranjo urbanístico do Largo da Igreja à senhora D. Maria da Purificação Moura – carinhosamente D, Puri – é que ela é única proprietária da casa que fica em frente ao Largo e às ditas árvores, devia ser auscultada sobre este problema, e digo eu seria um trabalho limpo e transparente.
Ficamos a saber algumas coisas e dá para pensar noutras.

Manuel Barreiras Pinto

Sem comentários: