02 outubro 2006

Bons exemplos

«Animação vai rodear velho castelo
Os espaços envolventes do velho castelo de Aguiar da Pena, situado na aldeia de Castelo, freguesia de Telões, concelho de Vila Pouca de Aguiar, viraram agora locais de animação e tertúlia, depois de abandonados e "esquecidos" na poeira do tempo.
Para o efeito, foi criado um Centro Interpretativo, que hoje é um importante pólo de animação cultural , local de debates de tertúlias temáticas e ponto de encontro das pessoas da vila. Este novo equipamento resultou de uma casa recuperada e, no seu interior, foi instalado um pequeno salão, para colóquios.
VitaAguiar foi a empresa municipal criada para a promoção e organização de eventos, lúdicos e recreativos. "Após intervenções (equipamentos de iluminação e segurança) que melhoram a visibilidade do Castelo e da paisagem envolvente, o município decidiu pôr em marcha um plano de dinamização para envolver a comunidade local e visitantes com assuntos de interesse económico, patrimonial e natural", explicou o vereador da Cultura, Filipe Teixeira.
Outros dos pólos de interesse do velho castelo, que estão a ser potencializados, são os seus valores naturais. Já há três percursos pedestres que passam na zona do castelo. E à volta existe o último recanto da vegetação natural da vila

Sem comentários: