26 setembro 2006

Pensar dos leitores

Uma equipa da VMER é normalmente constituida por 1 Enfermeiro ou Técnico de Ambulacia de Socorro e 1 Médico. Ambos têm formação específica de Emergência Pré-Hospitalar. Não são contudo especialistas de Obstetrícia...
.
Normalmente os membros de uma equipa VMER trabalham num Hospital e vão fazer horas extras ao INEM. E serão raros os casos (ou praticamente nulos) em que esteja um Obstetra a fazer horas extras no INEM.
Na generalidade os Médicos que trabalham para o INEM exercem Clínica Geral.
.
As equipas da VMER trabalham muito na estabilização de doentes, como sejam as paragens cardio-pulmonares, traumatismos e doenças súbitas...e é nisso que são bons e salvam efectivamente vidas.
.
Fazer um parto dentro de uma Ambulãncia pode revelar-se extremamente complicado. A começar pela falta de espaço, falta de aquecimento, falta de equipamento específico para extração do bébé e falta de conhecimentos específicos por parte dos Técnicos que assitem a parturiente.
.
No CODU (Centro Orientador de Doentes Urgentes, ), trabalham Técnicos de Ambulância e Emergência cujo o curso tem uma duração de aproximadamente 250 horas. Estão também um ou mais Médicos que supervisionam e apoiam o trabalhos dos Técnicos.
.
É bom que as pessoas percebam que quando ligam 112, a sua chamada vai para uma central (normalmente vai para a GNR ou PSP) e que depois são reencaminhadas para o CODU ou para os Bombeiros, consoante a situação. E por isso, normalmente, a pessoa que liga 112 tem de reportar a situação duas ou mais vezes. A chamada para o 112 é demorada porque os Técnicos do CODU exploram ao máximo a situação, nesse caso as pessoas devem responder ao Técnico e não devem por em causa as suas questões.
.
O INEM não subtitui um centro de Saúde ou um Hospital e muito menos uma Maternidade, antes se complementam. É assim que acontece nos grandes centro urbanos. Há Hospitais, e INEM a responder ao minuto.
.
Na da nossa região, precisavamos de um bom sistema de Emergência Médica e de Centros de Saúde 24H, porque estamos longe dos grandes centros urbanos...

Paradoxalmente, quem mais precisa é quem menos tem. Não obstante pagarmos os mesmo impostos para termos os mesmos (in)direitos que os concidadãos do Litoral.

O INEM tem 2 Helicópteros e pode requesitar 1 ao SNBPC e outros à Força Aéra, mas destes apenas um pode voar de Noite (SNBPC) e é preciso ter em conta que demoram cerca de 15 Minutos para levantar voo e precisam de um espaço amplo e visibilidade(tecto limpo) para aterrar. Todos estes Helicópteros estão estacionados no Litoral embora um esteja estacionado em Santa Comba Dão. Por isso, os helicóperos apenas complementam os meios terrestres. E são os meios terrestres (quase) sempre os primeiros a chegar ao local.
.
Uma Ambulância de Socorro (ABSC) tem de ter 3 Tripulantes, um dos quais deve ter o Curso de Técnico Ambulâcia Socorro (200 horas), e os restantes, o curso de Tripulante Ambulância Transporte (35 horas). Esta equipa tem formação para garantir o Suporte Básico de Vida ao doente (estabilização recorrendo a manobras e procedimentos). A equipa da VMER tem formação para garantir o Suporte Avançado de Vida ( estabilização com administração de fármacos).
.
As pessoas devem saber isto. Devem reivindicar meios e devem pedir responsabilidades quando algo corre mal.
.
Rui Lopes

Sem comentários: