08 setembro 2006

Mais do mesmo

Dos cinco concelhos da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Vila Flor foi o único que não vai apresentar em tribunal uma providência cautelar contra o encerramento da maternidade de Mirandela. Apenas as câmaras de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Mirandela o fizeram. Estas quatro são lideradas por autarcas sociais-democratas, enquanto a Câmara de Vila Flor tem à frente um socialista.

No Jornal de Notícias



Mais uma vez a opção política cria divisão na reivindicação dos líderes locais. Parece-me intolerável por ser uma atitude recorrente e a defesa dos interesses das populações se subordinar às lógicas dos partidos. Cremos que a "heróica" luta do presidente da Câmara de Mirandela em defesa da maternidade não o seria se o governo fosse diferente. A solidariedade é apenas partidária!? No mínimo lamentável. Penso que aqui se explicam muitas das nossas limitações como uma das regiões mais pobres do país.

1 comentário:

AJS disse...

De facto é de estranhar que estes mesmos presidentes de Câmara, não tenham organizado manifestações e marchas lentas quando foi elaborado o 1º relatório, ainda no tempo do PSD, em que já apontava para o encerramento de uma das salas de parto (não é maternidade, como têm tentado fazer crer). Quanto a mim e como já tive oportunidade de referir neste Blog, a sala de partos de Mirandela já deveria ter encerrado há muito. Esta minha posição nada tem de político, mas advém da minha esperiência negativa com essa sala há 27 anos (1979), além das razões técnicas referidas pela comissão que fez o estudo. Também ao longo dos tempos ouvi muita gente criticar os serviços da sala de partos de Mirandela e agora, curiosamente, vejo essas mesmas pessoas tomarem posições contrárias, simplesmente por opções políticas. Ou sejam obdecem à voz do dono. Pois se durante tanto tempo se disse que a sala de partos de Mirandela não tinha condições, porque raio de milagre é que agora, após o anúncio de encerramento por parte deste Governo é que a sala de partos de Mirandela é a "melhor do mundo"? Há aqui qualquer coisa que não bate certo! O próprio presidente da Câmara de Mirandela (José Silvano) reconhece as razões técnicas invocadas pelos Governos, ao solicitar o adiamento do seu encerramento até termos auto-estrada entre Vila Real, Mirandela e Bragança.Está tudo dito e o resto (manifestações, marchas lentas, panos negros, providências cautelares) é tudo folclore!